O TEMPO FAZ A DIFERENÇA!
SEJA GENTIL COM OS OUTROS PORQUE...
...O TEMPO FARà MUITA DIFERENÇA!!!
Veja a foto acima e acompanhe as 4 fotos restantes em http://www.faculdademental.com.br/fotosEventos3.php?fea_id=77. ImperdÃvel!
(Colaboração: Cleide)
PROFESSORA PASQUALINA
A GENTE FALA A MESMA LÃNGUA?
Vejam algumas diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil:
No Brasil: Camisinha
Em Portugal: Durex
No Brasil: Durex
Em Portugal: Fita-cola
No Brasil: Cafezinho
Em Portugal: Bica
No Brasil: Homossexual
Em Portugal: Paneleiro
No Brasil: Sapatão
Em Portugal: Fufa
No Brasil: Pãozinho francês
Em Portugal: Cacete
No Brasil: Grupo de crianças
Em Portugal: Canalhas
No Brasil: Um adolescente
Em Portugal: Um puto
No Brasil: Calcinha
Em Portugal: Cueca
No Brasil: Ficar menstruada
Em Portugal: Estar com histórias
No Brasil: Absorvente feminino
Em Portugal: Penso higiênico
No Brasil: Dentista
Em Portugal: Estomatologista
No Brasil: Professor particular
Em Portugal: Explicador
No Brasil: Comissária de bordo
Em Portugal: Hospedeira
No Brasil: Garis
Em Portugal: Almeidas
No Brasil: Salva-vidas de praia
Em Portugal: Banheiros
No Brasil: Sanitário
Em Portugal: Salva-vidas
No Brasil: Cego
Em Portugal: Invisual
No Brasil: Chiclete
Em Portugal: Pastilha elástica
No Brasil: Injeção
Em Portugal: Pica
No Brasil: Embebedar-se
Em Portugal: Enfrascar-se
No Brasil: Impostos
Em Portugal: Propinas
No Brasil: Mulherengo
Em Portugal: Marialva
No Brasil: Tesão
Em Portugal: Ponta
No Brasil: Alô?
Em Portugal: Está lá?
No Brasil: Peruca
Em Portugal: Capachinho
Diferenças à parte, quem for a Portugal não deve deixar de provar um delicioso tira-gosto: uma rica porção de bacalhau, cru e desfiado. Nem deve se apoquentar se o empregado de mesa ( garçom para nós) gritar bem alto:
“Uma punheta para a mesa oito!â€
(Colaboração: Cláudia)
Com certeza falamos a mesma lÃngua, mas que essas sutÃs diferenças são motivo de bom humor, não há dúvidas.
Confiram mais algumas: http://www.portugues.com.br/brasilport.htm
Se temos diferenças entre estados e regiões brasileiras, quanto mais, em relação a Portugal.
Confiram algumas dessas diferenças no Brasil: http://www.portuguesonline.com/argentina/aprenda_coisasdagente.htm.
Abraços
Professora Pasqualina
ATENÇÃO: AULAS DE INGLÊS. Aulas de inglês para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrÃcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
PROFESSOR X
PAPEL DE BONS PROFESSORES
Há cerca de dois meses, defendi, nesta coluna, que a melhoria do nosso ensino dependia muito de um aperfeiçoamento dos professores e da gestão das escolas. O tema é controverso, porque muitos colocam toda a carga no aumento dos investimentos e da remuneração dos professores.
Não desprezo essa providência, pois o Brasil precisa melhorar muito nesses campos. A remuneração é baixa para a maioria dos brasileiros. Cerca de dois terços recebem até três salários mÃnimos por mês, o que é muito pouco para manter uma famÃlia.
Voltemos à questão do ensino. A consultoria McKinsey realizou extensa pesquisa para saber o que determina o sucesso de alguns paÃses que têm padrões altÃssimos nesse campo. Um resumo da pesquisa foi publicado no texto "O que funciona na educação" (Folha, 28/10).
Para os céticos a respeito do papel da qualidade dos professores e da gestão, lamento dizer que os fatos não estão a seu favor. Ao examinar a situação de vários paÃses, aquela consultoria concluiu que o montante de recursos destinado à educação não é o fator principal.
O que pesa mesmo são professores bem preparados e altamente comprometidos com a educação das crianças, ao lado dos diretores das escolas. Quando os alunos não vão bem, diretores e professores fazem uma intervenção imediata, com aulas de reforços ministradas pelos melhores professores.
As provas apresentadas são inquestionáveis. Alunos de capacitação média, quando ensinados pelos professores que estão entre os 20% mais competentes, terminam entre os 10% de estudantes de melhor desempenho. Quando são ensinados pelos professores que estão entre os 20% mais fracos, os alunos terminam entre os 10% de pior desempenho.
Os paÃses que têm mais sucesso ensinam os professores continuamente. Em todos os paÃses de sucesso, os professores têm um dia livre para se aperfeiçoar e para visitar colegas de outras escolas, com quem discutem métodos de ensino e planejam juntos. Máxima atenção é dada ao processo de avaliação de alunos e de professores.
E tudo é minuciosamente sincronizado pelos diretores, que atuam como verdadeiros maestros para selecionar os melhores mestres, ensiná-los o tempo todo, levar adiante as melhores práticas e acudir os alunos mais necessitados.
PaÃses como a Finlândia têm um grande número de professores para atender os retardatários. Cingapura dá aulas extraordinárias a 20% dos alunos. O mesmo ocorre na Coréia do Sul e Nova Zelândia. Esses paÃses investem em educação muito menos que nações ricas que estão em pior situação. É um assunto para pensar. Ou seja, trabalho bem feito conta -e muito.
Antonio ErmÃrio de Moraes - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/11/07.
Abraços
Professor X
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