CRIATIVIDADE NO MARKETING IV
PROPAGANDAS INTELIGENTES IV
Ga Ga Gagueira tem cura!
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
PROFESSOR X
PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR
* Por que será que o Congresso inventou o senador sem voto? Terá sido por esperteza ou por ingenuidade? O que você acha?
* Os advogados de defesa, em geral, aconselham o acusado a mentir, falsear a assinatura e, noutras situações, lançam mão de sucessivas chicanas até o crime prescrever. Pergunto: esses advogados estão a serviço da Justiça ou do crime?
* Se a Justiça deve ser igual para todos, por que o presidente da República, os governadores, prefeitos, ministros, deputados, senadores, têm foro privilegiado?
* Os traficantes exercem um domínio de terror sobre os favelados. Em sua opinião, esse é um problema dos próprios favelados ou o governo deve intervir em defesa deles?
* Ninguém duvida da existência de policiais corruptos, que colaboram com o crime organizado. Pode-se contar com uma polícia corrupta para defender os cidadãos?
* Os traficantes têm verdadeiros arsenais de guerra em seus redutos. Não lhe parece que é obrigação policial apreender essas armas?
* A coisa mais comum, hoje em dia, é bandido executar policial fora de serviço. Já soube de alguma entidade, dessas que defendem os direitos humanos, que tenha manifestado seu repúdio a essas execuções? Já se perguntou por quê?
* Já lembrou que policiais são cidadãos como nós, têm mulher, filhos, pai, mãe e arriscam a vida em defesa da sociedade, por um salário que às vezes mal passa de R$ 1.000?
* Terão as pessoas se dado conta de que a polícia, no Estado democrático, é um órgão criado para fazer cumprir as leis e dar segurança aos cidadãos? Que não foi o policial que inventou a polícia e que ele está ali como um profissional? Ou devemos acabar com ela e cada um irá se defender dos bandidos do jeito que puder? Certo não seria melhorá-la?
* Sabia que já há condomínios, em bairro da zona sul do Rio, dominados pelo Comando Vermelho? Num desses condomínios, um morador, cuja filha fora cooptada pela gangue de drogados, ameaçou denunciar o que estava ocorrendo, mas desistiu. Sabe por que desistiu? O síndico o aconselhou a não fazê-lo, se quisesse continuar vivo. Na semana seguinte, ele pôs o apartamento à venda e se mandou de lá. O que faria você?
* Não é estranho que o governo Lula favoreça especuladores estrangeiros -que lucram até 90%-, em detrimento do capital produtivo que cria empregos e paga impostos?
* Você soube que, durante as operações policiais na favela do Alemão, um dos chefes do tráfico ordenava a seus comparsas que atirassem nos moradores? E que há moradoras idosas pagas por eles para declarar que quem atirou foi a polícia?
* Processos indenizatórios contra o governo demoram de dez a 20 anos para serem julgados. E quando o cara ganha e é autorizado o pagamento, o governo simplesmente não paga, ignora a ordem judicial e a Justiça finge que não vê. Por quê?
* Quando há operações policiais nas favelas, os moradores são obrigados a deixar a porta da casa aberta, para que os traficantes possam se esconder. Quem não obedece morre. Já imaginou isso em seu bairro?
* De onde vem esta tese de que a sociedade é culpada, e o bandido, vítima, mesmo se empurra num precipício um ônibus com mais de 20 pessoas dentro?
* Graças ao Imposto Sindical -descontado compulsoriamente do salário dos trabalhadores-, sindicatos fantasmas proliferam. A CUT e a Força Sindical passaram a defender a manutenção do imposto. Elas são também entidades fantasmas?
* Dá para levar a sério um ministro do futuro que quer construir, na Amazônia, um aqueduto romano?
* Se defender o respeito às leis e o combate ao crime organizado é ser de direita, o que é ser de esquerda? Deixar os favelados entregues ao terror dos bandidos?
* Há muitos jovens criminosos que querem sair do crime e não sabem como. Não é justo abrir urgentemente uma porta para eles?
* Por que, no Brasil, punem-se só 7% dos crimes de colarinho branco?
* Acredita mesmo que um rapaz de 17 anos, que assalta e mata, não sabe o que faz?
* Designar negros e pardos como afro-brasileiros significa que brasileiros são só os "brancos"? E se esses passarem a se chamar de euro-brasileiros ou nipo-brasileiros, o que restará como povo brasileiro, os índios? E se estes disserem que são anteriores à criação do Brasil?
* Por que o Banco Central permite que os bancos privados suguem os clientes até a medula dos ossos?
* E finalmente cabe perguntar a um certo chefe de Estado sul-americano: "Por qué no te callas?"
Ferreira Gullar - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/01/08.
PROFESSORA PASQUALINA
LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: OBRA DE ARTE CONTA PONTO NA AVALIAÇÃO DA CAPES
Pintou novidade na grande área de lingüística, letras e artes na avaliação trienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): critérios mais adequados permitem valorizar as especificidades de diferentes programas.
Usado para classificar veículos que divulgam a produção acadêmica, o Qualis de artes e música ganhou padrão para qualificar obras de arte. No de letras e lingüística, livros publicados pelos pesquisadores passam a contar pontos.
"A avaliação de livros publicados é fundamental, é espaço importante de reflexão", afirma o representante de letras e lingüística, Benjamin Abdalla.
Com 95 programas, a área de letras e lingüística tornou-se uma das maiores do país e tem crescimento significativo há dez anos. Instituições com curso bem constituído de graduação em uma área tendem a ter bons programas de pós.
É o que ocorre com o de lingüística da USP. Com 36 anos, é um dos mais tradicionais e tem estreita ligação com a graduação, de onde saem pesquisadores de iniciação científica -e futuros pós-graduandos.
Beatriz Christino, 32, concluiu seu doutorado em 2007 e conta que, em sua formação, foi fundamental participar dos Encontros dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística. "Professores de outras áreas podem ver e comentar nossos trabalhos", aponta.
A internacionalização -com intercâmbios e publicação em periódicos estrangeiros- nem sempre é fácil em uma área de humanidades.
Maria Silvia Betti, coordenadora do programa de pós em estudos lingüísticos e literários em inglês, lembra que, em sua área, pesquisadores às vezes concorrem com acadêmicos que pesquisam no contexto de origem -como norte-americanos que estudam literatura norte-americana.
Cursos novos: A pós em artes e música foi criada há pouco mais de duas décadas e muitos cursos são recentes, o que fez com que nenhum recebesse conceito sete. Destacam-se alguns oferecidos por instituições com tradição no setor e que foram criados há mais tempo, como o programa de música da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que recebeu nota seis.
"Formamos pesquisadores que criam centros de pós no Brasil", conta Luciana Del Ben, coordenadora do programa.
Também é o caso do programa de artes cênicas da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que, apesar de contar apenas dez anos, é fruto de curso de graduação criado em 1956.
A qualidade do programa criou um fato raro: alguns de seus alunos provêm das regiões Sul e Sudeste, fazendo caminho contrário ao habitual.
Também foi beneficiado pela incorporação da produção artística dos pesquisadores na avaliação da Capes. Em implementação, o recurso leva em conta o local em que a obra foi exposta ou apresentada e o reconhecimento que teve. (ECL)
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/01/08.
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