CRIATIVIDADE NO MARKETING
PROPAGANDAS INTELIGENTES (BOEING)
English:
BOEING AND BRAZIL: ENDLESS OPPORTUNITIES.
Boeing is developing sustainable biofuels for aviation, helping to preserve our environment and contributing to Brazil occupy the forefront of the aviation industry. After all, a company that has been in Brazil for 80 years knows very well the importance that nature has for the country and the world.
Boeing –
http://www.boeing.com/boeing/
Facebook.com/Boeing
Boeing Brasil –
http://www.boeing.com.br/
https://www.facebook.com/boeingstore
BOEING E BRASIL: OPORTUNIDADES INFINITAS.
A Boeing é desenvolvimento de biocombustÃvel sustentável para aviação, ajudando a preservar o nosso meio ambiente e contribuindo para que o Brasil ocupe a vanguarda da indústria da aviação. Afinal, uma empresa que está no Brasil há 80 anos sabe muito bem a importância que a natureza tem para o paÃs e para o mundo.
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
As crianças e seus brinquedos
* por Tom Coelho
“Aprendi mais sobre os pais do que sobre as crianças. Elas são basicamente iguais. Só querem brincar.†(Gabriele Galimberti)
Gabriele Galimberti é um fotógrafo italiano que no decorrer de 18 meses percorreu 58 paÃses visitando crianças com idade média de seis anos para registrar a forma como interagem com seus brinquedos e constroem seu próprio universo lúdico.
Seu projeto demonstra que o ato de brincar reflete o ambiente em que a criança vive, sendo possÃvel encontrar similaridades independentemente de cenário polÃtico e cultural ou condição socioeconômica. Assim, a pequena Chiwa, do Malawi (paÃs na Ãfrica Oriental) e o garoto Orly, do Texas, adoram dinossauros pela proteção que lhes oferecem. Para a menina, contra animais perigosos; para o garoto, contra fantasmas e o povo mexicano que pode sequestrá-lo. Detalhe: sua mãe é mexicana e o paÃs está a apenas três quilômetros de sua casa.
A influência familiar é uma constante. A italiana Alessia ajuda seu avô na fazenda e gosta de brincar com os animais. Assim, seus brinquedos prediletos são ferramentas como pás e enxadas. Já o garoto Enea, que vive no Colorado, gosta de imitar o tio músico. Por isso, seu divertimento são os pequenos instrumentos musicais com os quais tenta tocar as músicas-tema de “Batman†e “Homem-Aranhaâ€.
Como não poderia deixar de ser, brinquedos também espelham sonhos e a visão de futuro de muitos jovens. Noel, do Texas, está convicto de que será um piloto. Tem aviões de todos os tamanhos e joga em simuladores de voos. O ucraniano Pavel quer ser policial e vive cercado por armas de brinquedo. E Naya, da Nicarágua, reúne seus singelos utensÃlios de cozinha para, com lama e grama do jardim, criar bolos para sua irmã mais velha. Ela diz que gerenciará um restaurante no futuro com a certeza de que os turistas irão adorar!
Outro aspecto interessante observado por Gabriele, que procurava sempre interagir brincando com as crianças e seus brinquedos antes de retratá-las, é que os jovens com melhores condições financeiras eram, em sua maioria, mais possessivos do que os mais pobres, que dispunham de apenas um ou dois brinquedos e, mesmo assim, sentiam-se confortáveis em compartilhar.
Uma das conclusões mais marcantes do estudo é de que os brinquedos revelam as expectativas, anseios e ambições dos pais, como se pudessem projetar em seus filhos suas carências pessoais.
Os tempos atuais são fortemente caracterizados pela presença da televisão e dos equipamentos eletrônicos. Desde a mais tenra idade, as crianças são impactadas por desenhos e agora, cada vez mais precocemente, por tablets e games.
É verdade que os desenhos estão mais educativos. Dia destes pude rever um episódio emblemático do marinheiro Popeye. Nele, OlÃvia Palito é diretora de uma empresa e decide demitir sumariamente o próprio Popeye por não atender a uma meta por ela estabelecida, fazendo-o de forma tão humilhante que hoje seria fatalmente definida como assédio moral. Pior, ela decide contratar Brutus, que instantes depois, simplesmente a está agredindo fisicamente!
O problema não são os desenhos, mas sim os intervalos comerciais. As campanhas de marketing, em especial nos canais ou horários com programação infantil, são impressionantes, gerando um desejo de consumo desenfreado.
Cabe aos pais, dentro deste contexto, auxiliar seus filhos na escolha de seus brinquedos, de modo a lhes proporcionar desenvolvimento pessoal, cognitivo, motor e social. E, acima de tudo, a grande alegria de brincar.
PS1: Veja no site as fotos das crianças mencionadas neste texto. Acesse: Tomcoelho.com/criancasebrinquedos.
PS2: Toda minha gratidão ao amigo Eduardo Luiz Veras, que me apresentou o projeto Toy Stories, de Gabriele Galimberti. Acesse todas as fotos do link informado no site.
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paÃses. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento†(Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilÃbrio pessoal e profissional†(Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php