CRIATIVIDADE NO MARKETING
PROPAGANDAS INTELIGENTES (RICOH)
English:
http://www.springwise.com/marketing_advertising/europe%E2%80%99s-sustainably-powered-billboard/
Video:
http://www.ricoh.co.uk/about-ricoh/our-principles/environment/eco-board.aspx
http://www.youtube.com/watch?v=8VuhgNTIVlA
Publicidade: Londres ganhou o primeiro outdoor 100% verde da Europa. Segundo a empresa responsável, a japonesa Ricoh, se não houver vento ou luz suficientes, ele fica desligado.
Tendências - Felipe Van Deursen - Fonte: Super Interessante - Edição 297.
Mais detalhes:
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Vídeo:
http://www.ricoh.co.uk/about-ricoh/our-principles/environment/eco-board.aspx
http://www.youtube.com/watch?v=8VuhgNTIVlA
The site:
http://www.ricoh.co.uk/about-ricoh/news/2011/Ricoh-launches-100-per-cent-sustainable-eco-board-in-London.aspx
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Ingredientes para o Sucesso
10 tópicos essenciais para o êxito nas corporações
*por Tom Coelho
“Futuro é o período de tempo em que nossos negócios prosperam, nossos amigos são verdadeiros e nossa felicidade está garantida.”
(Ambrose Bierce)
Enquanto consultor, tenho tido a oportunidade de conhecer e estudar a realidade de empresas diversas, seja no porte ou na atividade econômica, concluindo que invariavelmente a distância entre o sucesso e o fracasso é mensurada pela qualidade da gestão. Desta experiência, posso afirmar que o êxito no mundo corporativo passa necessariamente pelos quesitos abaixo relacionados.
1. Propósito definido. Toda organização deve ser capaz de responder à seguinte questão: Qual é o seu negócio? Empresas de cosméticos vendem beleza, a expectativa das mulheres de se tornarem mais belas e atraentes. Companhias de transporte aéreo vendem economia de tempo, a promessa de fazer o usuário chegar mais rapidamente ao seu destino. Indústrias de freios e pneus vendem segurança. O que vende a empresa na qual você trabalha?
2. Valores e visão compartilhados. Os valores praticados (e não os meramente declarados) por uma empresa expressam seu DNA e sua personalidade. Definem o perfil de quem pode e deve vestir a camisa da corporação. E a visão, quando comungada pelos colaboradores, indica a trajetória a ser seguida. Os valores determinam o ponto de partida, e a visão, a estação de chegada.
3. Foco no cliente e na rentabilidade do negócio. O cliente é, há tempos, o fiel da balança. Do alto de sua subjetividade e infidelidade, sentencia quem capitula ou permanece no mercado, simplesmente decidindo onde e como gastar seus recursos. Mas que não se perca de vista a obrigatoriedade de a empresa ser lucrativa, e mais ainda, rentável. Este é o único caminho para a perenidade.
4. Metas factíveis, planejamento e monitoramento sistemáticos. Administrar uma empresa não é fruto do acaso. É um processo que demanda a determinação de metas específicas, quantificadas, ousadas e possíveis de serem alcançadas, traçadas dentro de um planejamento estratégico e continuamente monitoradas.
5. Produtos, serviços e atendimento excepcionais. Produtos e serviços (e todo produto é um serviço em última instância) estão comoditizados, cada vez mais similares em forma, conteúdo, design e funcionalidade. Mas há um grande diferencial competitivo: a qualidade do atendimento. Este é o único fator possível de fidelização de clientes. E o primeiro a impor uma fronteira entre preço e valor.
6. Equipe extraordinária e clima organizacional estimulante. Se a vantagem comparativa advém de um atendimento primoroso, este só pode ser proporcionado por pessoas. O segredo está em contratar, capacitar, educar, desenvolver e aprimorar pessoas comprometidas, responsáveis e leais, além de íntegras e éticas, ou seja, de bom caráter. E propiciar um ambiente de trabalho auspicioso, aliando os interesses individuais aos corporativos, além de promover a diversidade.
7. Marketing na veia. O marketing não pode ser entendido como responsabilidade de um departamento da empresa. Marketing é tudo o que fazemos e deixamos de fazer. Ou, como diria Peter Drucker, ele é o próprio negócio. Deve-se cuidar da comunicação corporativa (no seio da empresa), mercadológica (para fora da empresa) e institucional (perante a comunidade). O objetivo deve ser a construção de uma marca sólida capaz de gerar um vínculo cognitivo e emocional com o consumidor.
8. Finanças sob controle. Nenhuma organização progride com má administração financeira. Vendas deficitárias, crédito irresponsável, cobrança inepta, investimentos perdulários e endividamento galopante conduzem gradualmente qualquer empresa à bancarrota. É preciso austeridade na gestão do caixa, combate aos desperdícios e atenção com os custos, que crescem como unhas: insistentemente.
9. Responsabilidade social e sustentabilidade. Toda empresa tem uma função social que principia com a geração de emprego e renda e se amplia ao suprir as deficiências do Estado no que tange à saúde, educação, transporte e segurança. Associado a isso, surge a questão da sustentabilidade, mais do que um modismo, uma tendência, ainda que incipiente como princípio valorativo. Num futuro próximo, a percepção do consumidor da preocupação legítima das empresas com o meio ambiente balizará suas decisões de compra.
10. Inovação e capacidade de se reinventar. Ao seguir um mesmo receituário, ainda não se garante uma posição de destaque e diferenciação. O desafio é evoluir sempre. Antever e traçar cenários. Criar novas maneiras de gerir o negócio e as pessoas. O mais difícil não é atingir o topo, pois toda liderança é transitória e situacional. Difícil é permanecer lá em cima.
Estes são ingredientes essenciais para o sucesso empresarial. Já a receita, cada um faz a sua, mediante a combinação inclusive de outros temperos. Mas vale salientar que a prosperidade deve contemplar uma melhor qualidade de vida. Este é um objetivo final nobre e que vale a pena ser perseguido.
27/10/2010 - Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
A VIDA é feita de ESCOLHAS!
Por Adm. Marizete Furbino
"A escolha é a alma gêmea do destino." (Sarah Ban Breathnach)
No decorrer da caminhada, observamos que quanto mais maduro nos tornamos, mais conscientes de nossas escolhas ficamos; por conseguinte, conseguimos acertar mais, talvez porque após escolhido o caminho, traçamos estratégias de como caminhar, analisamos com maiores detalhes os percursos já caminhados, evitando cair novamente nos erros já cometidos e assim verificamos todos os percalços, toda trilha já percorrida, de forma a considerar os prós e os contras. Com isso, aprendemos, amadurecemos, desenvolvemos e crescemos.
Importante perceber que toda trajetória de nossa vida é marcada por nossas escolhas, nada, absolutamente nada, além disso. Nossa escolha tem o poder de transformar, de mudar e/ou alterar toda a nossa trajetória de vida; desta forma, temos que estar preparados para assumirmos as conseqüências de nossas decisões.
Vale ressaltar que cotidianamente fazemos escolhas e quem não escolhe também está fazendo uma escolha; logo, não temos como fugir, estamos a todo tempo escolhendo, decidindo, pelo sim e/ou pelo não.
Em meio à caminhada, mesmo esta sendo árdua, recheada de diversidades, adversidades, obstáculos e desafios, você é quem irá optar como levar a própria vida, se de bom humor ou de mau humor, com alegria ou com a tristeza estampada no rosto e na alma, com pesar ou com leveza, com pessimismo ou otimismo, continuando a trilhar o caminho ou desistindo de percorrer todo o traçado a ser seguido. Desta forma, tudo está em suas mãos.Tudo depende de sua escolha.
Constata-se que com as marcas e cicatrizes do passado e com os erros já cometidos, podemos escolher a aprender e crescer, ou escolher mergulhar em uma tristeza, um negativismo e amargura sem fim, que irão contribuir somente para definhar o seu ser e lhe abater, tendo o poder de levá-lo a sucumbir numa provável depressão, impedindo que enxergue desta forma todo o sabor e a leveza que a vida possa lhe oferecer, levando-o a perceber somente os dissabores, impedindo-o assim de continuar caminhando, barrando atitudes que poderiam conduzi-lo ao sucesso e até mesmo à felicidade.
Nesse diapasão, importante salientar que em meio à caminhada, podemos escolher ser vítimas de outrem, do destino e mesmo do mundo ou escolher a arregaçar as mangas e partir para a luta, mesmo em meio a um temporal, sempre de bem com a vida, sendo pessoas mais responsáveis e conscientes dos direitos e deveres, capazes de desnudar e transformar a realidade em que nos encontramos.
Nesse sentido, é de fundamental importância perceber que a vida passa num piscar de olhos e talvez você pode deixar de vivê-la com qualidade, também por uma questão de escolha, e quando você se assustar ..., o tempo já passou..., não tem como voltar atrás, a oportunidade foi perdida, pois a vida não permite ensaios. Assim, cada segundo deverá ser vivido, de forma profunda e consciente.
É nesse contexto que ressaltamos que, neste mundo, estamos por aqui de mera passagem; sendo assim, devemos viver a vida de modo intenso, pois isso é o único e o melhor que se tem a fazer. Cada momento é realmente único; não temos como voltar o filme de nossa vida; portanto, temos que abrir nossos olhos, acordar para a vida; viver, viver e viver sempre com esperança, entusiasmo, bom humor, alegria, perseverança, otimismo e determinação! Mesmo em meio às tempestades que a vida possa nos oferecer, conseqüências, claro, de nossas escolhas.
Dessa forma, é de primordial importância que você se auto-analise, se auto-avalie, questione seus hábitos, costumes, princípios, valores, comportamentos, condicionamentos, atitudes e siga em frente, não se deixando abater e, muito menos, se martirizar pelos “traumas” que poderá sofrer no decorrer da caminhada.
Diante disso, precisamos ter em mente que cotidianamente enfrentamos desafios e alguns problemas, muitos dos quais frutos de nossas próprias escolhas. Estes fazem parte da nossa caminhada; assim, devemos procurar retirar todo o medo que porventura apareça e que teime em permanecer, pois, o medo somente serve para nos estagnar, impedindo-nos de caminhar, de desenvolver e crescer, conduzindo-nos a um verdadeiro caos.
Com base nesses preceitos, devemos aprender a valorizar as oportunidades, bem como os momentos que a vida nos oferece e que você, através de suas escolhas, pode muito bem usufruí-las e viver com qualidade. Assim, mesmo em meio a inúmeros problemas não adie a opção de viver bem! Lembre-se que a vida é uma só e passa rapidinho!
Aprenda a viver e a valorizar a sua vida!
Só por estarmos vivos, já é um motivo forte para isso!
29/12/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa, Coach, Professora, Articulista, Colunista , Escritora e Palestrante.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM VAGAS OCIOSAS
Um plano do MEC, de 2009, para formar professores da rede pública sem currículo adequado para lecionar preencheu até agora apenas um terço das vagas oferecidas. Dos cerca de 795 mil docentes de 6º a 9º ano (5ª a 8ª série), 23% (183 mil) não têm licenciatura, exigida por lei. O censo escolar de 2010 mostra que, no ensino médio, entre os cerca de 477 mil professores, 13% (61 mil) não têm formação adequada. Para enfrentar o problema, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica abriu cerca de 159 mil vagas em três anos, mas só 50 mil professores (32%) se matricularam.
As informações são da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), responsável pelo plano. Os dados são de matrículas feitas até setembro. O plano, até agora, formou 200 alunos. Já foram investidos R$ 156 milhões. A Capes disse que é preciso empenho de Estados e municípios para que professores conciliem cursos de formação com atividades em sala. Afirmou que as matrículas, em 2009, ocuparam 11% das vagas disponíveis; neste ano foram 42%.
Luiza Bandeira - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/11/11.
MEC - http://portal.mec.gov.br/
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor
PROFESSORA PASQUALINA
O COLETIVO
4E25 é um coletivo de ideias, um espaço de estudos e experimentação da linguagem em setores variados, de concepção e desenvolvimento de projetos. Coletivo polivalente, o 4e25 produz imagens e livros em formatos como gravuras, tipografias, grafite, ilustrações, poesia visual, literatura e fotografia em pinhole. Além disso, há também as Edições Serpentinas, que nasceram da vontade de divulgar novos autores e assim fomentar a cena literária de Belo Horizonte. A Serpentinas consiste em livros de arte, encadernados com papelão retirado das ruas. As capas são cortadas e pintadas à mão, dando a cada livro um caráter único. Para saber mais sobre os projetos do coletivo, acesse http://4e25.org.
Passe-PARtout - Fonte: O Tempo - 06/11/11.
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