CRIATIVIDADE NO MARKETING
PROPAGANDAS INTELIGENTES (LOGOS COM SIGNIFICADOS)
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A MENSAGEM CONTIDA NUM LOGOTIPO:
A arte de fazer um logo é expressar suas ideias, valores, produtos, etc, nas menores linhas possíveis, usando sempre cores simples. Veja abaixo alguns exemplos de logos que souberam passar uma ou mais ideias em simples linhas.
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Fonte: Eduardo Mayer (Colaboração: A. M. Borges)
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Sobre egoísmo e altruísmo
* por Tom Coelho
"Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes."
(William Shakespeare)
Em um intervalo de duas semanas assistimos a três eventos trágicos que ceifaram vidas: a garotinha atingida por um jet sky, a adolescente vitimada por um brinquedo em um parque de diversões e a ciclista atropelada por um ônibus. Embora eventos distintos, guardam correlações que merecem reflexão.
No caso da pequena Grazielly Lames, que pela primeira vez em seus tenros três anos de vida avistava o mar e pisava a areia da praia, chama-nos mais a atenção não o fato de o menor de 13 anos estar ou não conduzindo o veículo na ocasião, mas sim de ter fugido na companhia de sua mãe em um helicóptero, enquanto a criança aguardava 40 minutos por socorro. O egoísmo latente, a preocupação exclusiva com os próprios interesses e a negligência diante da responsabilidade pelo ato impediram que o mesmo helicóptero prestasse pronto atendimento à menina.
No evento do Hopi Hari, causa-nos indignação saber que o assento que vitimou Gabriela Nichimura estava inadequado para uso havia dez anos, sem que qualquer providência tivesse sido tomada. Porém, mais do que a omissão da empresa, a falta de liderança e comando, e o flagrante desrespeito às normas mínimas de segurança, foi repugnante ver o parque continuar suas atividades naquele dia fatídico e ainda abrir suas portas no dia seguinte como se tudo estivesse dentro da mais absoluta normalidade.
Por fim, a bióloga e pesquisadora Juliana Dias, que fazia da bicicleta seu meio de transporte, obedecendo às normas, à sinalização e portando os equipamentos de proteção devidos, sucumbiu após ser fechada por outro veículo que também se evadiu do local sem prestar socorro. Vítima da guerra pelo espaço urbano em uma cidade desestruturada que não consegue conferir mobilidade aos seus cidadãos.
Três eventos, três vidas que se foram prematuramente. Indícios de uma sociedade fragmentada, individualista e em franco processo de apodrecimento. Vivemos em um mundo com sete bilhões de pessoas, com acesso aos mais diversos recursos e à comunicação instantânea, mas paradoxalmente estamos cada vez mais isolados, encasulados, urgentes e inertes.
Isso me faz lembrar o planeta pós-apocalíptico retratado pelo diretor australiano George Miller em sua trilogia "Mad Max", que alçou o ator Mel Gibson ao estrelato a partir de 1979. Mas aquele era um mundo de escassez, de luta pela sobrevivência e não um mundo de abundância como o que temos hoje.
É mais do que urgente resgatarmos alguns valores em nossa sociedade. Pais que não dialogam com filhos, vizinhos que não se conversam, colegas de trabalho que não compartilham experiências e preferem viver entrincheirados, evitando expor-se, ficando à espreita por uma oportunidade para dar o bote e subir um degrau a mais mesmo que em detrimento do outro.
Há uma atitude moral que precisa ser praticada, difundida e valorizada. Ela atende pelo nome de altruísmo.
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de "Somos Maus Amantes - Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento" (Flor de Liz, 2011), "Sete Vidas - Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional" (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
PROFESSOR X
OBSTÁCULOS PARA O ENSINO SUPERIOR
O presidente da CAPES, Jorge Guimarães, comentou aqui ("O ensino superior no país está crescendo", de 28 de fevereiro) uma análise minha sobre a mudança de tendência na evolução da educação superior no país, a partir de 2005. Com dados anuais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), observei notável redução na taxa de crescimento do número de concluintes após 2005.
Guimarães levanta a importância de considerar os concluintes em cursos de ensino à distância (EAD), além dos de cursos tradicionais.
Bom ponto. Parece-me mais correto, entretanto, considerar o ensino à distância separadamente -pelo fato de ele ser diferente da modalidade presencial.
Diferente não é melhor nem pior, significa que atende a uma clientela diferente, com objetivos diferentes. Entre os cursos à distância, há poucos de engenharia e medicina. Nem o Ministério da Educação computa concluintes de EAD junto com os presenciais (o INEP apresenta em tabelas de seções diferentes).
Os cursos presenciais demandam infraestrutura predial e laboratorial, investimentos em professores e permanência de estudantes.
A adição dos concluintes em EAD, no entanto, não muda a reversão na taxa de crescimento. De 1995 a 2005, o número de concluintes em universidades públicas cresceu 8,3% ao ano. De 2005 a 2010, a variação foi de -0,4% ao ano ( -2,2% sem os concluintes de EAD).
Houve menos concluintes em 2010, comparado com 2005, mesmo com o EAD.
O crescimento no ensino privado também perdeu força; no total, juntas entidades públicas e privadas, a taxa de crescimento até 2005 era de 10,9% ao ano e caiu para 6,3% ao ano de 2005 a 2010.
Quanto à baixíssima probabilidade (0,7%) de um jovem paulista com ensino médio completo poder cursar uma boa universidade federal em São Paulo, Guimarães menciona realizações importantes, mas ainda insuficientes, como a criação da UFABC.
A resposta do MEC ao apontar para as vagas do sistema unificado federal fora de São Paulo basicamente diz aos jovens paulistas: "Vão embora de São Paulo para estudar em outros Estados".
Ela não satisfaz, dada a dimensão da colaboração do contribuinte paulista com a arrecadação federal. O fato é que o número de concluintes nas universidades federais no Estado de SP em 2010 representou apenas 13% dos concluintes nas estaduais paulistas em 2010.
Na pós-graduação, persiste a queda de crescimento anual. O Plano Nacional de Pós-Graduação da Capes, de 2005, previa em 2010 a titulação de 16.295 doutores. O resultado foi 11,3 mil, 31% abaixo da meta.
Por que tudo isso aconteceu? Que políticas precisam ser revisadas para recuperar a taxa de crescimento necessária ao desenvolvimento do Brasil?
Para que o ensino superior se desenvolva em quantidade e qualidade, é essencial aumentar a frequência ao ensino médio no país, assim como a sua qualidade. Não adianta tapar o sol com a peneira: sem consertar o ensino médio, o ensino superior -presencial e à distância, público e privado, de graduação e de pós-graduação- enfrentará dificuldades crescentes.
Carlos Henrique de Brito Cruz, 53, é diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi reitor da Unicamp e presidente da Fapesp - Fonte: Folha de S.Paulo - 05/04/12.
Capes - http://www.capes.gov.br/
Fapesp - http://www.fapesp.br/
Unicamp - http://www.unicamp.br/unicamp/
PROFESSORA PASQUALINA
DICIONÁRIO DE PALAVRAS ESQUECIDAS
Alberto Villas fez guia da "língua morta" do país.
O jornalista e escritor Alberto Villas lança o "Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta".
Por verbetes à maneira de um dicionário convencional, o autor fez um inventário de palavras em desuso no Brasil, como abreugrafia (raio-x de tórax), curé (vergonha, vexame), cutuba (eficiente, esperto) e mafuá (bagunça).
Entre termos de fato esquecidos, há, porém, inúmeros que ainda são fartamente usados no país, como abafar (no sentido de fazer sucesso), meleca (sujeira de nariz), fuleiro (simplório, vagabundo), emburrado (chateado), pé de chinelo (pobre) etc.
PEQUENO DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LÍNGUA MORTA
AUTOR Alberto Villas
EDITORA Globo Livros
QUANTO R$ 39,90 (304 págs.)
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/04/12.
Detalhes:
http://globolivros.globo.com/busca_detalhesprodutos.asp?pgTipo=CATALOGO&idProduto=1553
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