CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVI
MINAS TREND PREVIEW / TREM DE MINAS, SÔ!
PROPAGANDAS INTELIGENTES XLVI (MINAS TREND PREVIEW / TREM DE MINAS, SÔ!)
Quando um expositor de São Paulo me contou que o Minas Trend Preview está sendo chamado pelos empresários de "Trem de Minas" fiquei ofendida por alguns instantes.
É aquela historia: só nós mesmos podemos rir de nossas peculiaridades, dos nossos "trens", "uais". A brejeirice, nosso "savoir faire", não pode ser motivo de deboche, só de elogios. Não demorou muito eu já me divertia com a corruptela e ela me parece mais interessante agora, momento em que o evento fecha sua 3ª edição.
Em seu 2ª inverno, o Minas Trend Preview já começa a ser reconhecido pelo setor, virou objeto de desejo e tem fila de espera de participantes para ocupar os 120 mini-showrooms. Os números - parte crucial dessa empreitada -, ainda não haviam sido fechados quando essa página foi finalizada - prometem ser positivos apesar da previsão da chegada da crise internacional ao mercado brasileiro.
Para quem ainda não entendeu exatamente do que se trata esse "Trend", uma breve explicação. Trata-se de uma feira de negócios, cujo produto à venda são coleções de transição, meia-estação, o que os gringos nomeiam como "cruise collections". Trocando em miúdos são coleções que chegam às lojas entre a liquidação e o lançamento oficial para rechear as araras de novidades e alimentar o desejo cada vez mais imediato do consumidor.
O Minas Trend Preview é uma promoção da Fiemg e tem execução da Dupla Assessoria, empresa responsável pelo Fashion Rio e pelas rodadas nacionais do Oi Fashion Music.
Por hora, dá para dizer que o trem está super nos trilhos correndo loucamente para o lado oposto ao da crise deflagrada pelo mercado de capitais.
Natália d'Ornellas - Fonte: O Tempo - 16/11/08.
FELIZ ANIVERSÃRIO
Feliz aniversário para o portal Carreira Fashion, http://www.carreirafashion.com.br/site/inicial/, que há três anos oferece empregos e estágios a estudantes e profissionais de moda. O site funciona como uma ferramenta de recrutamento e seleção de profissionais da área, além de divulgar as vagas de empregos de empresas parceiras, como C&A, Hering, Osklen, Nike, M.Officer, TNG, Carrefour, Pão de Açúcar e Forum. São cerca de mil empresas parceiras, que ao todo já divulgaram mais de 28.000 vagas.
Natália d'Ornellas - Fonte: O Tempo - 16/11/08.
PROFESSOR X
ÔNIBUS É EDUCAÇÃO?
Um prefeito do Vale do Jequitinhonha fez questão de me mostrar seus dois ônibus escolares, recém-importados dos Estados Unidos. Com eles, eliminava as escolas rurais de classes multisseriadas. Ou seja, escolas com apenas uma sala de aula reunindo alunos de várias séries no mesmo espaço. Pior, obrigando a única professora a lidar ao mesmo tempo com alunos de diferentes nÃveis de conhecimento. Faz mais de um século que as escolas começaram a separar os alunos de acordo com o ano em que ingressaram. Isso permitiu ensinar a cada grupo o que corresponde ao seu nÃvel de avanço. É a escola que conhecemos. O que hoje parece uma invenção trivial trouxe uma pequena revolução.
A Unesco e o Banco Mundial revisaram as pesquisas sobre o desempenho das escolas multisseriadas na Ãfrica, na Ãsia e em outras regiões pobres. Quase sempre os resultados obtidos nessas escolas são amplamente inferiores aos das seriadas. Portanto, devemos louvar o prefeito, por haver comprado seus ônibus. Será? Em conversa com Thorsten Husen, considerado o decano dos educadores europeus, perguntei-lhe o que achava das escolas multisseriadas. Ele me ofereceu dois comentários. O primeiro é que havia estudado em uma, na zona rural da Suécia. O segundo é que não se sentia absolutamente prejudicado por haver freqüentado tal escola. O ensino era, pelo menos, tão bom como o das outras.
Ainda hoje, sem exceções, todos os paÃses europeus adotam essas escolas. Seu número é significativo. Os Estados Unidos e o Canadá também. Há muitas escolas assim, e elas voltaram a se expandir nas últimas duas décadas. No mundo, cerca de 30% das escolas têm três salas ou menos. No Canadá, 16% dos alunos estudam em classes multisseriadas. Ainda mais relevante, nos paÃses mais ricos, as avaliações revelam resultados obtidos nessas escolas em nada inferiores aos das outras, como já havia indicado Husen. Podem até ser melhores. E são respeitadas. Não sofrem preconceitos, como aqui. Aliás, entre nós, são preconceitos quase sempre justificados, pois apresentam pior desempenho.
Perpetuou-se nos paÃses mais pobres a idéia de que a escola multisseriada é um Ãcone do atraso educativo. Só se justifica quando não há densidade demográfica para preencher várias salas nem recursos para os ônibus. Mas não serão os ônibus um grande equÃvoco? O prefeito gastou um dinheiro que não precisava? Milhares de outros prefeitos oneram as despesas da educação rural com transporte. Os ônibus, freqüentemente, dobram os custos por aluno. Curiosa situação: os europeus, ricos e gastadores com o ensino, adotam escolas com apenas uma sala, misturando todas as séries. Nós, pobretões, desdenhamos essas escolas e corremos a comprar os ônibus que permitem recolher a meninada toda e juntá-la em uma unidade maior, com a seriação convencional.
O enigma é de simples solução. Faz mais de 100 anos que estamos lidando com escolas em que, para cada série, há uma sala. Com a experiência, já secular, aprendemos a lidar com elas. Em contraste, rigorosamente nada conhecemos das técnicas de manejo de escolas multisseriadas. Não é surpresa que a improvisação inevitável dê maus resultados. Os professores não têm idéia do que fazer. Os paÃses bem-sucedidos com essas escolas desenvolveram soluções eficientes que permitem manejar as turmas com pleno sucesso. E essas técnicas são tradicionalmente ensinadas nos cursos de formação de professores.
Complicadas demais? Vejam as áreas rurais da Colômbia, onde nasceu a Escuela Nueva, programa para escolas multisseriadas. Lá foi feito substancial investimento para desenhar os métodos e técnicas apropriados. E valeu a pena, pois o rendimento dos alunos é superior ao apresentado pelos que estudam em escolas urbanas. Deu tão certo que a Escuela Nueva está sendo adotada na zona urbana. E, se consegue sucesso nas montanhas de Cali, teria de funcionar no Brasil. Já há algumas réplicas, nos estados do Norte e Nordeste. E em vários casos elas funcionam muito bem. A globalização é vista como ameaça. Mas aprender com o que deu certo alhures também é globalização.
Claudio de Moura Castro é economista - Fonte: Veja - Edição 2087.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
TÃtulo: A Vida Eterna
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17358
(Colaboração: A.M.B.)
MACHADO NA REDE
A revista de estudos de Machado de Assis tem acesso livre: http://www.machadodeassis.net/revista.asp.
Fonte: O Tempo - 19/11/08.
O ENIGMA EM PESSOA
Uma introdução a obra d Fernando Pessoa você encontra em http://fredb.sites.uol.com.br/pessoa.html.
Fonte: O Tempo - 21/11/08.
A MAIOR BIBLIOTECA DO MUNDO
Livros raros, antigos ou esgotados, pinturas, músicas, manuscritos e mapas fazem parte do projeto Europeana, lançado pela União Européia essa semana.
O portal multilÃngüe http://www.europeana.eu/portal/ pretende armazenar não apenas livros, mas também outras obras digitalizadas que pertencem a centros e instituições culturais européias.
"Estamos perto de lançar ao mundo um novo desafio, inspirar novo pensamento e levar as pessoas a trocar idéias", diz o portal da Europeana. O lema da biblioteca digital - "Pensar Cultura" - estará escrito nas várias lÃnguas da União Européia.
Entre os primeiros conteúdos estarão clássicos literários como "A Divina Comédia", de Dante, e documentos históricos como a Magna Carta britânica.
Fonte: O Tempo - 19/11/08.
OBS.: A biblioteca virtual Europeana, que oferece acesso gratuito a 2 milhões de livros, quadros, vÃdeos e documentos de centros culturais da Europa, foi desativada. O servidor da página não suportou o acesso massivo: foram 20 milhões de visitas em uma hora. O site será relançado em meados de dezembro.
Fonte: Folha de S.Paulo - 22/11/08.
HISTÓRIAS DE NOSSA CORTE
Depois do sucesso dos lançamentos acontecidos no último dia 4, em São Paulo e no dia 6, no Rio, o livro "Pátria e Comércio: Negociantes Portugueses no Rio de Janeiro Joanino", conquista agora Portugal.
O livro de Isabel Lustosa e Théo Lobarinhas Piñeiro, editado pela editora carioca Ouro Sobre Azul, será lançado nesta quinta-feira em Lisboa.
Personagem obrigatório na paisagem das grandes cidades brasileiras, o comerciante português é o tipo urbano mais antigo de nossa história. Está aqui desde os primeiros anos da colonização e chegou a nós com as caracterÃsticas de seus antepassados: a preferência pelo comércio como profissão; a dedicação quase que exclusiva ao trabalho; o sentido de economia; a união da famÃlia em torno do negócio, associando filhos, genros, irmãos e sobrinhos e, como sÃntese disto tudo: a trajetória ascensional que leva o caixeiro a se tornar grande comerciante.
O livro reflete sobre o impacto que teve a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, no comércio do Rio de Janeiro e de Lisboa, destacando as transformações sofridas pelos negociantes sediados no Rio de Janeiro. Ao contar essa história, os autores nos proporcionaram uma verdadeira viagem ao passado de um Rio colonial que se viu súbitamente mudado, graças ao impacto da chegada e do estabelecimento de portugueses e estrangeiros.
Fonte: O Tempo - 16/11/08.
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