OS MELHORES!
PROFESSORA PASQUALINA
Hoje terminaremos nosso assunto sobre o emprego dos pronomes demonstrativos no contexto e vamos também abordar o emprego dos “porquêsâ€.
No contexto, quando os pronomes demonstrativos referem-se a algo que será dito, usa-se este (e variações): “Estes são os conteúdos já trabalhados por mim: perÃodo simples, composto e concordância verbalâ€. Quando se referem a algo que já foi dito, usa-se esse (e variações): “PerÃodo simples, composto e concordância verbal, esses são os conteúdos trabalhados por mimâ€. Ao se referirem a elementos já citados, devem ser usados da seguinte forma: este fará referência ao último elemento citado, esse, ao penúltimo e aquele, ao primeiro: “Matemática, Literatura e Artes são disciplinas importantÃssimas, esta desenvolve meu raciocÃnio, essa, minha sensibilidade e aquela, minha criatividade.â€
Quanto ao emprego dos “porquêsâ€, devemos inicialmente nos lembrar de que em final de frase o que deve ser acentuado: "Ele vive de quê?â€
O por que (separado e sem acento) é empregado:
- quando equivale a pelo qual (e flexões), por = preposição e que = pronome relativo: “São os direitos por que sempre lutamos, a transparência da eleição do D.A., por exemplo.â€
- quando a palavra razão vem escrita ou subentendida após o por que, logo por = preposição e que = pronome interrogativo: “Por que todos estão parados?â€; “Não nos explicaram por que você não foi à eleição do D.A.â€; “Não entregaram as listas de votos do D.A. por quê?â€
O porque (junto e sem acento) é uma conjunção explicativa ou causal, portanto liga orações coordenadas ou subordinadas, equivale, geralmente, a pois: “Foi aprovado no concurso porque estudou muito.â€; “Não compareceu à votação do D.A. porque não houve comunicação.â€
O porquê (junto e com acento) é um substantivo, vem precedido de artigo ou palavra determinante (pronome ou numeral): “Não entendemos o porquê de tanta falta de democracia na FNH.â€; “Jamais explicaremos (FNH) os nossos porquês a vocês.â€
Na próxima edição, fiquem atentos à colocação pronominal.
Boa semana a todos.
Professora Pasqualina
* Hoje 04/05 é aniversário da nossa querida colunista Professora Pasqualina. Desejamos muitas felicidades à nossa Musa Gramatical. Feliz Aniversário!
PROFESSOR X
Divirta-se com a Matemática!
-4 6
1. Divida e escreva em notação cientÃfica: 2.028 x 10 / 5.2 x 10
-11
a) 3.9 x 10
-10
b) 0.39 x 10
-3
c) 3.9 x 10
7 8 2
2. Divida e simplifique: 10x + 4x / 2x
9 10
a) 5x + 2x
11
b) 7x
5 6
c) 5x + 2x
3. Resolva: - 3x - 5 = - 21
a) x = -16/3
b) x = 16/3
c) x = 26/3
o
4. Avalie: 47
a) 47
b) 0
c) 1
5. Identifique qual das seguinte é uma equação linear.
a) 3 - 8x = x + 7
______
b) 3 - 8x = \|x + 7
c) 3 - 8/x = x + 7
6. Resolva: 4y - 5(y - 7) = 28 + y
a) y= 7/2
b) y= - 36/2
c) y= - 35/2
-4
7. Avalie; Não expresse a resposta na forma decimal: 1 / 3
a) 81
b) -81
c) 1/81
8. Divida e simplifique; expresse a resposta usando somente expoentes positivos:
2 5 10 7
12x y / 28x y
8 2
a) 3 / 7x y
8 2
b) 21x y
8 2
c) 3x y / 7
2 2 2
9. Simplifique: -7x yz - 8xy z + 6x yz
2 2
a) -x yz - 8xy z
3 3 2
b) -9x y z
3 3 2
c) 8x y z
10. Resolva a equação: 2x+3/3 = 2 - x+7/2
a) x = 4
b) x = 24/7
c) x = -15/7
Respostas na próxima edição. Até a próxima semana, pessoal!
Abraços
Professor X