CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXII
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXXII (PEÃO DE BOIADEIRO)
A All Space, empresa do Grupo Kallas que tem a concessão do mobiliário urbano de Barretos, desenvolveu peças especiais para divulgar a 53ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece de 21 a 31 de agosto na cidade paulista. A empresa instalou, em pontos estratégicos da cidade, placas e lixeiras em formato de elementos presentes nos rodeios.
Fonte: http://www.portaldapropaganda.com
53ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro - http://www.barretaocountry.com/indexdireita.html
PROFESSOR X
CÁLCULO EXATO
Site realmente útil: http://www.calculoexato.com.br
Você encontra: Todos os cálculos disponíveis, agrupados por assunto.
- Cálculos financeiros: Variação de índices, aplicação de correção monetária E juros.
- Trabalhistas: Rescisão de contrato de trabalho CLT e empregado doméstico, salário anual.
- Dívidas vencidas: Boletos bancários, cartão de crédito, cheque especial, Outros.
- Cálculos periciais: Avaliação de valor de imóveis, avaliação de aluguéis e rescisão de contrato de trabalho.
- Conversão de unidades: Conversão de medidas, peso, volume, temperatura, Etc.
- Aluguéis: Cálculo de reajustes e dívidas.
- Viagens: Fuso horário, conversão de moeda e orçamentos de viagem.
- Empregados domésticos: Férias, salário, décimo terceiro e rescisão.
- Outros sites: Cálculo de IPVA, cálculos judiciais, tarifas dos Correios e Expurgo do FGTS.
(Colaboração: Cleide - SP)
POR UMA SOCIEDADE JUSTA E EFICIENTE
No primeiro ano de faculdade aprendi um truque que muito me auxiliou na hora de obter notas melhores. Descobri que, numa prova na qual cai um tema que você não estudou, que o pegou de surpresa, sobre um assunto de que você não sabe absolutamente nada, o melhor é não entregá-la em branco, que seria a coisa mais lógica e correta a fazer. Nessas horas, escreva sempre alguma coisa, preencha o papel com abobrinhas, pois, quanto maior o número de páginas, melhor. Isso porque existem dois tipos de professor no Brasil: um deles é formado pelos que corrigem de acordo com o que é certo e errado. São geralmente professores de engenharia, produção, direito, matemática, recursos humanos e administração. Escrever que dois mais dois podem ser três ou doze, dependendo "da interpretação lógica do seu contexto histórico desconstruído das forças inerentes", não comove esse tipo de professor. Ele dá nota dependendo do resultado, e fim de papo.
Mas, para a minha alegria, e agora também para a sua, existe outro tipo de professor, mais humano e mais socialmente engajado, que dá nota segundo o critério de esforço despendido pelo aluno e não apenas pelo resultado. Se você escreveu dez páginas e disse coisas interessantes, mesmo que não pertinentes ao tema, ficou as duas horas da prova até o fim, mostrou esforço, ganhará uns pontinhos, digamos uma nota 3 ou até um 3,5. O que pode ser a sua salvação. Na próxima prova você só precisará tirar um 6,5 para compensar, e não uma impossível nota 10. Se você estudar um mínimo e usar esse truque, vai tirar um 5.
Uma vez formados, os alunos desse tipo de professor são muito fáceis de identificar. Seus textos são permeados de abobrinhas e mais abobrinhas, cheios de platitudes e chavões. Defendem que a renda deve ser distribuída pelo esforço, e não pelo resultado, e que toda criança que compete deve ganhar uma medalha. Defendem que todo professor de universidade deve ganhar o mesmo salário, independentemente da qualidade das aulas, e que a solução para a educação é mais e mais verbas do governo, sem nenhuma avaliação de desempenho.
Esses dois tipos de professor obviamente não se bicam. É a famosa briga da turma da filosofia contra a turma da engenharia. São as duas grandes visões políticas do mundo, é a diferença entre administração pública e privada. O que é mais justo, remunerar pelo esforço de cada um ou pelos resultados alcançados? O que é mais correto, remunerar pela obediência e cumprimento de horário ou pelas realizações efetivas com que cada um contribuiu para a sociedade?
Como o Brasil ainda não resolveu essa questão, não podemos discutir o próximo passo, que são as injustiças da opção feita. É justo só remunerar pelo resultado? É justo remunerar somente pelo esforço? Podemos até escolher um meio-termo, mas qual será a ênfase que daremos na educação dos nossos filhos e na avaliação de nossos trabalhadores? Ao esforço ou ao resultado?
Quem tentou ser útil à sociedade mas fracassou teria direito a uma "renda mínima"? É justo dar 3,5 àqueles cujo esforço foi justamente enganar seus professores e o "sistema"? Não seria justo dar-lhes um sonoro zero? Precisamos optar por uma sociedade justa ou por uma sociedade eficiente, ou podemos ter ambas?
Como aluno, eu tive de me esforçar muito mais para as provas daqueles professores carrascos, que avaliavam resultados, do que para as provas dos professores mais bonzinhos. Quero agradecer publicamente aos professores "carrascos" pela postura ética que adotaram, apesar das nossas amargas críticas na época. Agora entendo por que tantos de nossos cientistas e professores pertencem à Academia de Letras, por que somos o último país do mundo em termos de patentes, por que tantos brasileiros recebem sem contribuir absolutamente nada para a sociedade e por que nossos políticos falam e falam e não realizam nada.
Que sociedade é mais justa, aquela que valoriza as boas intenções e o esforço ou aquela que valoriza os resultados? Uma boa pergunta para começar a discutir no retorno às aulas.
Stephen Kanitz é administrador - Fonte: Veja - Edição 2073.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
Título: A Mão e a Luva
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1921
(Colaboração: A.M.B.)
REFLEXO DO SABER
Livros de carreiras devem ser escolhidos com critério. Conhecer o histórico do autor ajuda a descobrir a capacidade da obra.
Livros que versam sobre desempenho profissional, sucesso, liderança e enriquecimento são cada vez mais numerosos nas prateleiras das livrarias. Diante do bombardeio de soluções para os problemas corporativos, o desafio é encontrar títulos que de fato façam diferença no cotidiano. Na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que vai até o dia 24 de agosto, no Parque de Exposições Anhembi (http://www.bienaldolivrosp.com.br/), o profissional tem a oportunidade de garimpar alguns livros entre os mais de 4.100 lançamentos, levados por 350 expositores.
Maria Carolina Nomura - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/08/08.
ORTOGRAFIA - MINISTÉRIO ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE REFORMA
O Ministério da Educação abriu uma consulta pública para receber sugestões para a implementação no Brasil das regras do acordo ortográfico da língua portuguesa.
Contribuições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro pelo e-mail acordoortografico@mec.gov.br.
Pela minuta do decreto, a atual ortografia conviverá com aquela prevista no acordo por três anos -de 2009 a 2012. Nesse período, as duas normas serão aceitas em concursos públicos e vestibulares.
O decreto estabelece ainda que os ministérios da Educação, da Cultura e das Relações Exteriores elaborarão um vocabulário comum da língua portuguesa, com a Academia Brasileira de Letras e as entidades equivalentes nos outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Entre as principais modificações que serão introduzidas pelo acordo estão a extinção do trema e a mudança em algumas regras de acentuação -palavras como "enjôo", "idéia", "crêem" e "lêem", por exemplo, perderão o acento.
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/08/08.
VOCÊ SABE O QUE É TAUTOLOGIA?
É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:
- elo de (ligação)
- acabamento (final)
- certeza (absoluta)
- quantia (exata)
- nos dias 8, 9 e 10, (inclusive)
- juntamente (com)
- (expressamente) proibido
- em duas metades (iguais)
- sintomas (indicativos)
- há anos (atrás)
- vereador (da cidade)
- (outra) alternativa
- detalhes (minuciosos)
- a razão é (porque)
- anexo (junto) à carta
- de sua (livre) escolha
- superávit (positivo)
- (todos) foram unânimes
- conviver (junto)
- fato (real)
- encarar (de frente)
- multidão (de pessoas)
- amanhecer (o dia)
- criação (nova)
- retornar (de novo)
- empréstimo (temporário)
- surpresa (inesperada)
- escolha (opcional)
- planejar (antecipadamente)
- abertura (inaugural)
- (continua a) permanecer
- a (última) versão definitiva
- (possivelmente) poderá ocorrer
- comparecer (em pessoa)
- gritar (bem alto)
- propriedade (característica)
- (demasiadamente) excessivo
- a seu critério (pessoal)
- exceder em (muito).
Note que todas essas repetições são dispensáveis.
Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não.
Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.
Verifique se não está caindo nesta armadilha.
(Colaboração: João José Santiago/Magno)
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php