DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
O Dia Mundial do Professor (05/10) enfatizou a importância do “Planejamento para uma força docente efetiva” com discussão em um painel de alto nível sobre os “Desafios da Profissão Docente” e um workshop sobre “Indicadores comparativos de desempenho de professores e do ensino” realizado na sede da UNESCO, em Paris, entre 3 e 5 de outubro de 2007.
Fonte: UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
PROFESSORA PASQUALINA
PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!
Parabéns a você professor da periferia violenta das grandes cidades.
Parabéns a você professor das escolas rurais esquecidas.
Parabéns a você professor funcionário do Estado e/ou Prefeitura decadentes.
Parabéns a você professor funcionário da escola "privada".
Parabéns a você professor sobrevivente de um salário injusto, imcompatível com sua competência.
Parabéns a você professor estressado, fazendo uso de medicamentos fortíssimos e caríssimos.
Parabéns a você professor cuja função de educar se estendeu ao papel de pai e/ou mãe de alunos vítimas de famílias desestruturadas.
Parabéns a você professor candidato a qualquer concurso público para "finalmente" sair da sala de aula.
Parabéns a você professor prestes a se aposentar e sem forças para lutar contra tantas adversidades.
Parabéns a nós professores que apesar da injustiça e indiferença, levantamo-nos todos os dias com a esperança de um mundo melhor e conscientes de que fazemos a diferença, pois NÓS SOMOS PROFESSORES!.
Um abraço
Professora Pasqualina
ATENÇÃO: AULAS DE INGLÊS. Aulas de inglês para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora Patrícia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
PROFESSOR X
PROFESSORES
Uma coletânea de palavras diretamente associadas às atividades dos professores.
- Professor (do latim professore, "aquele que faz declaração, manifestação").
- Giz = Aqueles pedaços de calcário reduzidos a pó e transformados em bastão, principal instrumento de trabalho, vêm do grego gypsos, que quer dizer gesso.
- Diploma = De origem grega, díploma queria dizer "papel dobrado". O diploma de fato é grande, mas ninguém tem coragem de dobrá-lo, talvez porque seja tão difícil conquistá-lo.
- Educação = Do latim educare, significa "conduzir para fora". Sem dúvida, é uma boa definição do ato de preparar uma pessoa para a vida.
- Lápis = Vem do latim lapis, pedra. Há notícias de seu uso desde o século 16, na Itália. Os lápis nessa época eram feitos de um mineral chamado plombagina, proveniente da Inglaterra. Quando a França entrou em conflito com os ingleses, a matéria-prima tornou-se rara. Comprovando que a necessidade é o grande combustível das invenções, o químico Nicolas-Jacques Conté conseguiu fabricar lápis usando uma mistura de grafite, pólvora e terra argilosa.
- Cola = O produto (para colar papéis) tem origem grega, kólla, que significa "goma". Mas a origem da gíria escolar parece estar no francês colle, que tem o sentido duplo de "cola, grude" e "dificuldade, problema a resolver". Quem não estudou para uma prova está, de fato, com um problema, e pode ser tentado a resolvê-lo colando.
- Escola/Liceu = Alguns alunos podem até duvidar, mas antigamente a escola era encarada como uma bela diversão. Na Grécia Clássica, estudar era uma atividade possível apenas para aqueles privilegiados que não precisavam trabalhar. Daí que o nome scholé, depois schola no latim, designava lazer, descanso ou alguma atividade feita na hora do descanso, como... estudar! Do que se fazia nessa hora derivou o local onde as pessoas se divertiam, quer dizer, estudavam. Portanto, quando fazemos da sala de aula um lugar prazeroso, estamos, de fato, retornando às origens. Já a palavra liceu se refere ao local onde Aristóteles ministrava suas aulas, o lykeion. Durante o Império Romano, lycaeu ganhou o sentido de "escola onde os jovens podiam dominar alguns ofícios". A mesma idéia prevaleceu no Brasil, como prova o Liceu de Artes e Ofícios.
- Pedagogo = Na Grécia Antiga, o escravo encarregado de levar a criança para as escolas era chamado de paidagogus. Curiosamente, a mesma palavra gerou também o adjetivo "pedante", embora o verdadeiro educador não deva ser nem escravo nem pedante.
- Nota = Uma nota ruim pode marcar o aluno e, muitas vezes, está por trás da evasão — quando essa marca se repete. Você certamente viu esse veredicto em muitos livros e ouviu em palestras de educadores. Pois o mal já estava detectado na origem latina. Nota tanto pode designar "sinal, marca" como "tatuagem, marca feita com ferro em brasa".
- Merenda/Lanche/Refeitório/Cantina = Do latim merere, "merecer", veio a palavra merenda. Lanche nasceu do inglês lunch, almoço rápido. Refeitório surgiu de refectorius, o lugar de refeição nas comunidades religiosas durante a Idade Média. E cantina veio do italiano e significava "caverna". Era o lugar onde os militares guardavam vinho durante as campanhas. Falando em comida, você sabia que a palavra "paladar" vem do latim palatum porque os romanos acreditavam que era no céu da boca (o palato) que os sabores eram identificados, e não na língua?
- Reprovação = Vem do latim reprobare, sinônimo de "rejeitar, recusar".
- Problema = Etimologicamente, significa "lançar-se à frente", pois surgiu do prefixo grego pró, "diante, à frente", mais bállein, "pôr, colocar, lançar". Daí o sentido de algo que precisa ser transposto, o que gerou, inclusive, o termo geográfico "promontório". No latim, gerou propositum (pro, com o mesmo significado do grego, e positum, "posto, colocado").
- Quadro-negro/Lousa = O primeiro vem do latim quadru, quadrado (embora seja retangular e, na maioria dos casos, verde em vez de negro). A origem da palavra lousa está no tipo de material usado na fabricação, e não no formato. Lausiae, em latim, identifica pedra lisa semelhante à ardósia utilizada na construção de lápides e, claro, de lousas.
- Computador = A origem do nome desse equipamento, criado em 1946 (olha só, parece tão moderno e já tem quase meio século!), está no latim computare, "calcular, contar".
- Cadeira = Sua origem está no grego káthedra, local de assento. A palavra "catedral", ou seja, o lugar onde fica a mais alta autoridade eclesiástica de uma região, tem a mesma origem. Fazendo analogia, quando alguém conhece algum assunto "de cátedra" é porque é uma autoridade no tema.
- Desenhar = Do latim designare, "marcar, representar, ordenar, arranjar".
- Sirene = Aquele estridente sinal que indica o fim da aula vem da palavra latina sirena e significa "sereia". Nada mais distante de um canto de sereia que uma sirene de escola, não é?
- Papel almaço = Esse papel era fabricado em maços e o nome vem do português antigo a lo maço.
- Biblioteca = Na origem grega queria dizer uma grande caixa (theké) de livros (biblion). Assim, as escolas que mantêm caixas de livros nas salas de aula podem, de fato, se orgulhar de ter uma biblioteca em cada classe.
- Palmatória = O instrumento "educativo" de tortura, felizmente extinto, tem origem na expressão latina palmatoria ferula, que significa varinha de palmeira. Os "bolos" eram dados na palma das mãos, mas a origem da expressão remete à árvore.
- Aula = Vem do grego aulé, palácio ou corte, pois as primeiras escolas funcionavam em construções anexas aos prédios de reis e religiosos. Do local onde se dava veio o nome da prática. Alguns filólogos admitem que aulé também valia para os pátios das residências, o que torna a origem da palavra menos imponente e mais prosaica.
- Escrever = Scribere, em latim, quer dizer "traçar, marcar com estilo".
- Caligrafia = Surgiu do grego kalligraphía, indicando uma "escrita bela, estilo admirável".
- Gincana = Do inglês gymkhana, com provável origem no hindustani gend khana, "casa de bolas".
- Jogral = O provençal joglar (ou juglar) vem de joculare, que motivou o adjetivo latino jocularis, "divertido, engraçado, ridículo".
- Livro/Cartilha = Do latim libru, indica a casca das árvores, chamada de líber, na qual antigamente se escrevia. Já a palavra cartilha surgiu do grego khártes, "folha de papiro", de onde vieram também carta e carteira.
- Salário = A palavra salário (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, para o pagamento de serviços prestados. O sal foi uma moeda–mercadoria; de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, era muito utilizado na conservação de alimentos.
Fonte: Novaescola.abril./Banco Central do Brasil.
Abraços e Feliz dia dos professores!
Professor X
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php