CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXI
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXI (RAIZ DA TERRA)
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http://www.raizdaterra.com/index.php?idioma=en
Consciência socioambiental está na ordem do dia da Raiz da Terra, marca que acaba de inaugurar seu primeiro show-room, na rua Atenas, 125, Prado. O espaço lança o Outono/Inverno, que mantém a proposta inicial da grife, isto é, utilizar somente tecidos ecologicamente corretos na confecção, como algodão orgânico, visco-bambu, jeans orgânico, tecno bambu e amazontex (à base de manteiga extraída das sementes de cupuaçu).
Natália D'ornellas - Fonte: O Tempo - 10/05/09.
Raiz da Terra - http://www.raizdaterra.com/
Leia mais sobre a grife: http://www.modaminas.com/site/materias_det.asp?id=1104&c=3
CAMPANHAS INTELIGENTES
1 - Coração Manda Topper
Quando não corro 10km, fico exausta.
A gente chora quando perde, mas quando ganha chora mais ainda.
A gente chega na bola inchegável, faz o ponto infazível.
A gente joga feliz, talvez porque fugiu da concentração na noite anterior.
Não somos um só, somos vários. E às vezes irritantemente diferentes mas trazemos todos a herança do talento e da vontade.
Às vezes, a gente ganha por ser assim. Às vezes, a gente perde por ser assim. Mas a gente sempre é feliz por ser assim.
http://www.topper.com.br/
2 - Faça Diferente Sebrae
Inovar é um ótimo negócio. Dê ouvidos à inovação. Saia da mesmice. Acredite que com soluções simples é possível se destacar e ser competitivo. O Sebrae preparou uma série de ações no rádio, na internet, workshops, cursos e vídeos que levam conhecimento para a sua empresa não estacionar no mercado. Faça Diferente e melhore os resultados dos seus negócios. Quem tem conhecimento inova e vai pra frente.
http://www.facadiferente.sebrae.com.br/
3 - Semana Otimismo que Transforma - Coca-Cola
Durante uma semana, o seu pedido pode realizar o desejo de muita gente. Participe da Semana Otimismo que Transforma. De 17 a 23 de maio.
Uma semana para você contagiar o mundo com seu otimismo e transformar a vida das pessoas. De 17 a 23 de maio, todo produto Coca-Cola Brasil que você consumir, seja chá, suco, achocolatado, água, refrigerante, energético ou hidrotônico, contribui com parte do lucro para os projetos de inclusão social do Instituto Coca-Cola Brasil, como reciclagem, proteção da água e investimentos na educação. Participe.
Saiba mais: http://www.cocacolabrasil.com.br/semanaotimismoquetransforma/
PROFESSOR X
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JÁ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAÇÃO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
UMA MONA ÁSPERA
A Mona Lisa resplandece no Museu do Louvre. Sua xará, Mona Mourshed, assina pesquisas na famosa empresa de consultoria McKinsey. Com seu sorriso enigmático, a primeira Mona é suave, é lisa. Já a segunda é áspera, pelo impacto dos seus estudos. Seu ensaio sobre educação ("Como os sistemas escolares de melhor desempenho chegaram lá") é um admirável sumário dos resultados de centenas de trabalhos que se acumulam nos últimos anos. Embora seja voltado para países desenvolvidos, suas apresentações no Brasil tiveram grande repercussão.
Vejam que situação curiosa. Lendo o ensaio, não discordo de nada. Mas temo que tenha causado mais mal do que bem nas terras tupiniquins. Como assim? Um remédio potente precisa ser receitado com muito cuidado e para o paciente certo. A poção de Mona não serve para o Brasil. Isso porque o tema do primeiro capítulo polariza toda a mensagem: "A qualidade de um sistema de educação não pode exceder a qualidade de seus professores". Nas discussões das quais tive notícia, o debate não foi além desse capítulo. Considerando que a educação da maioria dos estados americanos não está à altura da sua extraordinária riqueza, Mona lembra que seus futuros professores provêm do terço mais fraco dos graduados de suas high schools. Em contraste, Coreia e Finlândia recrutam os melhores graduados e têm ótimos resultados. Para quem já tentou quase tudo, falta atrair excelentes professores.
Quando esse resultado aterrissa no Brasil, registramos que a grande maioria dos nossos professores é também recrutada entre os mais fracos do ensino médio – além de receber péssima formação. Porém, não há dinheiro para pagar salários muito mais elevados. Mesmo que o fizéssemos, seriam trinta anos para renovar o quadro, já que eles são estáveis. Tal diagnóstico é uma bomba atômica de pessimismo. Estamos condenados, pois o ensaio começa com o epitáfio: bom ensino só com excelentes professores. Mas vejam o segundo capítulo: "A única maneira de melhorar os resultados é melhorar a instrução". Contradiz o primeiro! Ou seja, com os mesmos professores é possível obter muito mais. De fato, traz conselhos para tornar mais produtivos os professores existentes. O problema é que essa mensagem ficou obliterada pelo impacto derrotista do início.
Lemos no segundo capítulo: "O papel da escola é assegurar que quando o professor entra na sala de aula tenha todos os materiais disponíveis, junto com o conhecimento e a vontade de melhorar o ensino". É preciso ajudar o professor a empregar as práticas apropriadas, motivá-lo e fazer com que conheça suas deficiências. Igualmente proveitoso é selecionar para a direção da escola os professores mais entusiasmados, criativos e com capacidade de liderar. É necessário ter programas explícitos e livros excelentes. A formação dos novatos se completa dentro da sala de aula, sob a supervisão de mestres experientes que sabem manejar a classe e usar os materiais de ensino.
De fato, é possível fazer bastante em pouco tempo. Em alguns municípios de Minas Gerais, entre 2007 e 2008, os testes de alfabetização (na 2ª série) mostraram uma queda substancial na proporção de alunos com desempenho baixo ou intermediário (ou seja, que não aprenderam a ler). Há casos espetaculares. Em Ouro Branco, por exemplo, uma escola baixou de 42% para 10%. Em Maravilhas, de 43% para 1%, e em Itabirito, de 23% para 0%. Isso aconteceu em municípios participantes do sistema de gestão da Fundação Pitágoras – sem trocar professores! Colocando todos a remar na mesma direção, definindo e dando foco às prioridades, todos colaboram para identificar os problemas, resolvê-los e valorizar os sucessos. Gestão é isso.
Essa é a leitura correta do ensaio de Mona. Não adianta sonhar com professores finlandeses e ser engolfado pelo pessimismo. Na educação, apesar dos resmungos de alguns, muito pode ser feito sem que sejam necessários recursos extravagantes. De fato, como mostra o artigo, gastar muito não assegura boa educação. Se houver a "Grande Reforma da Educação Brasileira", será o somatório dos ínfimos gestos que corrigem erros do passado e introduzem práticas eficazes. Será fruto da insistência obsessiva em melhorar o "feijão com arroz" da sala de aula, ano após ano. Na tradução zen, "todo dia melhorar um pouco, todo dia fazer um pouquinho melhor".
Claudio de Moura Castro (http://www.claudiomouracastro.com.br/) - Fonte: Veja - Edição 2112.
PROFESSORA PASQUALINA
A RÉGUA DA MEMÓRIA OU A REGRA DA MEMÓRIA
Lápis, borrachas, réguas, e outras coisas que dão saudade da professorinha que nos ensinou o beabá, estão numa mais que interessante exposição.
É "A régua da memória ou a regra da memória", de Mário. Que Mário? Mário Rosa. na Galeria da Copasa. Até 14 de junho.
Paulo Navarro - Fonte: O Tempo - 14/05/09.
Saiba mais:
http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=781&sid=137&tpl=printerview
2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GOVERNO DE MINAS GERAIS DE LITERATURA
A Secretaria de Estado de Cultura divulgou os selecionados na 2ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Na categoria Conjunto da Obra, o cronista Luis Fernando Verissimo foi o vencedor.
O escritor Humberto Werneck, que participou da comissão que escolheu o escritor gaúcho, chama a atenção para a importância de o prêmio deste ano ter sido dado a um cronista. "Embora a crônica já esteja magnificamente aclimatada no Brasil e seja especialmente amada pelo leitor brasileiro, ela ainda costuma ser vista como coisa de segunda ordem e jamais é contemplada em concursos que não sejam específicos. Premiam-se romancistas, contistas, poetas, ensaístas, mas nunca cronistas", explica Werneck.
Premiados
Jovem Escritor Mineiro.
Maria Zilda Santos Freitas,
com o romance "Insetos"
Categoria Ficção.
Reni Adriano Batista,
com a obra "Lugar"
Categoria Poesia.
Eduardo Jorge de Oliveira, com o livro
"A Língua do Homem sem Braço"
João Pombo Barile - Fonte: O Tempo - 12/05/09.
Leia mais:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=25497
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