Faculdade Mental
NOSSOS COLUNISTAS - 10/04/2009
  

CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVI

CHOCOLテ年IA


PROPAGANDAS INTELIGENTES LXVI (CHOCOLテ年IA)


A idテゥia remete ao filme A Fantテ。stica Fテ。brica de Chocolate, mas テゥ a Chocolテエnia - um parque itinerante de chocolate instalado no Shopping Interlagos, em Sテ」o Paulo, aberto oficialmente ao pテコblico dia 8 de abril.
Fonte: Terra - 09/04/09
Leia mais: http://www.terra.com.br/pascoa/curiosidades_itinerante.htm
Mais sobre a Pテ。scoa: http://www.terra.com.br/pascoa/index.htm 


PROFESSOR X


TELESCテ撤IO DE GALILEU
Um telescテウpio de pouco mais de 91 centテュmetros usado pelo astrテエnomo italiano Galileu, cujas descobertas revolucionaram a astronomia, テゥ a principal atraテァテ」o de uma exposiテァテ」o no Franklin Institute, nos EUA. Em sua primeira viagem para fora da Itテ。lia, o telescテウpio de 400 anos テゥ um dos テコnicos instrumentos ainda existentes usados por Galileu para comprovar a teoria de que os planetas giram ao redor do Sol.
Lupa - Fonte: O Tempo - 05/04/09.
Veja o Telescテウpio - http://www.nytimes.com/2009/03/28/science/space/28galileo.html
Franklin Institute  - http://www2.fi.edu/


SERES VIVOS - SITE MULTIMテ好IA VISA REUNIR DADOS DE TODAS AS ESPテ韻IES
Hテ。 pouco mais de um ano, nascia a "Enciclopテゥdia da Vida" ("Encyclopedia of Life", ou "EOL", em inglテェs; http://www.eol.org/).
O projeto tem a missテ」o nada modesta de ser "uma referテェncia on-line e um banco de dados do 1,8 milhテ」o de espテゥcies atualmente conhecidas pela ciテェncia", diz o site. Ainda falta muito: a prテウpria pテ。gina diz que apenas daqui a trテェs anos a enciclopテゥdia corresponderテ。 テs expectativas gerais.
Apesar de a ediテァテ」o da "EOL" nテ」o ser aberta a todos, seus verbetes sテ」o construテュdos a partir de diversas fontes, que sテ」o checadas por cientistas. (GVB)
Informテ。tica - Fonte: Folha de S.Paulo - 08/04/09.


FINANCIAMENTO E EXPANSテグ DO ENSINO SUPERIOR
A formaテァテ」o superior nテ」o sテウ prepara profissionais tecnicamente mais habilitados e competitivos mas tambテゥm eleva o nテュvel cultural e polテュtico de um povo, com efeitos positivos no aumento da produtividade e do PIB. No Brasil, apenas 8% da populaテァテ」o adulta tem formaテァテ」o superior, enquanto na mテゥdia dos paテュses da OCDE esse nテコmero テゥ 26%. A Coreia tem 32%, a Espanha, 28%, a Rテコssia, 55%, e o Chile, 13%.
Entre 1980 e 1996, houve um grande crescimento de matrテュculas em todo o mundo diante do reconhecimento desse investimento como alavanca do desenvolvimento. No entanto, no Brasil, as matrテュculas cresceram somente 22%, enquanto no Mテゥxico cresceram 165%, na Coreia, 259%, na Austrテ。lia, 158%, e em Portugal, 243%.
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educaテァテ」o, de 1996, houve um choque de oferta, com uma desregulamentaテァテ」o na criaテァテ」o de cursos e instituiテァテオes que fez o sistema crescer rapidamente, passando a ter 240 mil matrテュculas por ano.
O acentuado crescimento de matrテュculas observado no final da dテゥcada de 1990 e inテュcio desta estテ。, claramente, caminhando para a saturaテァテ」o. A projeテァテ」o de crescimento indica para a prテウxima dテゥcada uma saturaテァテ」o das matrテュculas entre 5 milhテオes e 5,5 milhテオes -um nテコmero bem abaixo do objetivo do Plano Nacional de Educaテァテ」o, de 7,5 milhテオes. Para atingir tal meta, seria necessテ。rio um aumento mテゥdio de 500 mil matrテュculas por ano.
Os estudantes universitテ。rios brasileiros sテ」o originテ。rios, em sua esmagadora maioria, das classes A, B e C+. No setor pテコblico, 82% dos estudantes provテェm de famテュlias com renda nos 40% mais ricos, e no setor privado esse nテコmero テゥ de 91%. Enquanto o Brasil nテ」o conseguir incluir as classes intermediテ。ria e de baixa renda, nテ」o serテ。 possテュvel aumentar a formaテァテ」o de nテュvel superior em um modelo em que o setor pテコblico possui altos custos e o setor privado テゥ majoritテ。rio.
Com a atual crise financeira mundial, mais difテュcil serテ。 melhorar esse panorama para as instituiテァテオes de ensino superior privadas e para os estudantes. A demanda tende a cair, e a evasテ」o, tanto no setor privado quanto no setor pテコblico, tende a aumentar. Para socorrer a educaテァテ」o superior e retomar uma polテュtica de crescimento, seria possテュvel auxiliar diretamente as instituiテァテオes de ensino superior via linhas especiais de emprテゥstimos -o que irテ。, na melhor das hipテウteses, equilibrar seus fluxos de caixa no curto prazo- ou, o que parece mais lテウgico, aumentar o financiamento direto ao aluno, garantindo seu ingresso e sua permanテェncia no ensino superior.
Para aumentar significativamente a demanda proveniente das classes de renda inferiores, seria necessテ。rio financiar o estudante nテ」o sテウ em relaテァテ」o テ mensalidade mas tambテゥm em relaテァテ」o テ sua manutenテァテ」o enquanto estudante (inclusive para alunos do setor pテコblico).
Os programas governamentais -Fies (restituテュvel) e ProUni (nテ」o restituテュvel)- e outros programas privados ainda sテ」o insuficientes para que as matrテュculas de nテュvel superior se aproximem dos valores previstos no Plano Nacional de Educaテァテ」o. E, certamente, um gigantesco projeto de financiamento governamental aos estudantes テゥ inviテ。vel. A melhor -e talvez テコnica- proposta viテ。vel テゥ estimular a demanda por meio de uma parceria entre os setores pテコblico e privado, em que o governo estimulasse, por meio de polテュticas de apoio ou garantias, emprテゥstimos restituテュveis concedidos aos estudantes de nテュvel superior, financiados por fundos privados.
Exemplos bem-sucedidos de programas desse tipo sテ」o os Estados Unidos, onde 95% dos estudantes de ensino superior recebem alguma forma de financiamento ou auxテュlio para sua formaテァテ」o, alテゥm de muitos outros paテュses, como Canadテ。, Austrテ。lia e Chile. A mais importante forma de financiamento nos EUA テゥ o emprテゥstimo federal, que, sozinho, responde por mais de 50% do total dos auxテュlios. Esses emprテゥstimos podem ser dados a estudantes de graduaテァテ」o e pテウs-graduaテァテ」o, por meio da instituiテァテ」o ou de agentes financeiros, podendo ser subsidiados ou nテ」o, dependendo da renda.
Se o emprテゥstimo for subsidiado, o estudante nテ」o paga juros atテゥ seis meses depois de formado. Esse programa テゥ chamado "Federal Family Education Loan Program" (FFELP). Os agentes financeiros privados tテェm pouco risco no emprテゥstimo aos estudantes porque o governo federal garante cerca de 98% desses emprテゥstimos. Em 2003, havia nos EUA mais de 3.500 agentes financeiros nesse mercado de emprテゥstimos que inclui bancos, instituiテァテオes sem fins lucrativos e agentes com fins lucrativos, uma carteira de mais de US$ 200 bilhテオes.
Por que nテ」o adotar soluテァテ」o semelhante no Brasil?
Roberto Leal Lobo e Silva Filho, 70, doutor em fテュsica pela Universidade de Purdue (EUA), テゥ presidente do Instituto Lobo. Foi reitor da USP (1990-1993) e da Universidade de Mogi das Cruzes (1996-1999).
Oscar Hipolito, 64, ex-diretor do Instituto de Fテュsica da USP-Sテ」o Carlos, テゥ consultor do Instituto Lobo.
Universidade de Purdue - http://www.purdue.edu/
Instituto Lobo - http://www.institutolobo.org.br/
USP - http://www.usp.br/
Universidade de Mogi das Cruzes - http://www.umc.br/
Instituto de Fテュsica da USP-Sテ」o Carlos - http://www.ifsc.usp.br/


PROFESSORA PASQUALINA


GRATUITO - REFORMA ORTOGRテ:ICA テ TEMA DE CURSO
O Ciee acaba de lanテァar um curso sobre o novo acordo ortogrテ。fico da lテュngua portuguesa. As inscriテァテオes, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.ciee.org.br/portal/index_expo.asp, onde tambテゥm estテ。 a grade completa do programa, dividido em cinco aulas.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/04/09.


BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
A Biblioteca Digital Mundial, um site que oferecerテ。 gratuitamente um arcevo excepcional de livros, manuscritos e documentos sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo, serテ。 lanテァada no prテウximo dia 21, na sede da Unesco, em Paris. O site funcionarテ。 em sete idiomas: テ。rabe, chinテェs espanhol, francテェs, inglテェs, portuguテェs e russo. Interessados devem acessar: http://www.brasilia.unesco.org/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 07/04/09.
Mais detalhes: http://www.worlddigitallibrary.org/project/english/index.html


9ツェ FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRテグ PRETO
Para os interessados em se aventurar no caminho das letras, a Feira do Livro estテ。 com inscriテァテオes abertas, atテゥ 15 de abril, para dois prテェmios literテ。rios: Cora Coralina e Rubem Cione. Os requisitos para concorrer se encontram na pテ。gina da Feira (http://www.feiradolivroribeirao.com.br/novo/).
No Prテェmio Rubem Cione, o ganhador irテ。 receber R$ 4 mil. Jテ。 no Cora Coralina, os prテェmios sテ」o diversos e incluem, entre outros, viagens, computadores e livros.
A 9ツェ Feira do Livro de Ribeirテ」o, uma das quatro maiores do paテュs, segundo seus organizadores, comeテァa no dia 18 de junho. Neste ano, o evento homenageia a escritora Cora Coralina, o Estado do Amazonas e o Chile. O patrono serテ。 o escritor Galeno Amorim.
A feira vai receber R$ 500 mil da prefeitura, sendo R$ 300 mil em cheques-livro. Em sua テコltima ediテァテ」o, em 2008, foi visitada por cerca de 400 mil pessoas, de mais de cem cidades.
Entre os nomes confirmados, segundo a assessoria de imprensa da feira, estテ」o Zuenir Ventura, Moacyr Scliar, Cristovテ」o Tezza, Fernando Morais e o jornalista carioca Guilherme Fiテコza, reconhecido pela obra que deu origem ao filme "Meu Nome Nテ」o テゥ Johnny".
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/04/09.


CAテA AOS OVOS
Ovos de animais como jacarテゥ, ornitorrinco, tubarテ」o e dinossauro nテ」o sテ」o feitos de chocolate, mas tambテゥm podem ser coloridos, flexテュveis e resistentes.
Como テゥ Pテ。scoa, vocテェ estテ。 convidado a fazer uma caテァa aos ovos especiais. Que tal dar uma olhadinha nos ninhos de diferentes bichos para descobrir dテコzias de curiosidades?
Hテ。 ovos verdes, azuis e atテゥ pretos. Alguns tテェm a casca tテ」o resistente que atテゥ um adulto poderia sentar em cima deles sem que se quebrassem. Outros ovos sテ」o menores do que 1 cm.
Tubarテ」o, ornitorrinco e avestruz sテ」o alguns dos bichos que botam ovos. Aliテ。s, o coelho nテ」o entra nessa lista, apesar de sua fama por entregar os ovos na Pテ。scoa.
O orelhudo que nos desculpe, mas, entre os mamテュferos (animais de sangue quente, que se alimentam de leite materno quando nascem), os cientistas garantem: hテ。 poucos que pテオem ovos -e os coelhos nテ」o estテ」o entre eles!
Ovo de parente
Morador da Austrテ。lia, da Nova Zelテ「ndia e da Tasmテ「nia, o ornitorrinco テゥ um bicho diferente: テゥ um dos poucos mamテュferos que pテオem ovos. Outro mamテュfero que tambテゥm se reproduz dessa forma sテ」o as テゥquidnas, que encontradas na Austrテ。lia e na Nova Guinテゥ e parecem (mas nテ」o sテ」o) ouriテァos. "Os ovos do ornitorrinco e da テゥquidna sテ」o pequenos, com pouco mais de 1,5 cm, tテェm casca mole e branca", conta o biテウlogo Mario de Vivo, do Museu de Zoologia da USP. Mas por que os filhotes desses mamテュferos saem de ovos (e nテ」o se desenvolvem dentro do corpo da mテ」e)? Isso ocorre porque o ornitorrinco e a テゥquidna descendem de um ancestral em comum, que botava ovos.
Casca mole, mole
Vocテェ sabia que existe ovo de cobra? Pois テゥ, nテ」o sテ」o todas as cobras que se reproduzem dessa maneira: os filhotes de algumas espテゥcies se desenvolvem dentro das fテェmeas. Os ovos que sテ」o colocados por esses rテゥpteis sテ」o brancos como os de galinhas, mas sテ」o mais compridos e nテ」o sテ」o exatamente ovais. E o mais engraテァado テゥ que tテェm casca mole, sテ」o flexテュveis. Sabe por quテェ? "Assim, テゥ possテュvel acomodar uma maior quantidade de ovos dentro do corpo das fテェmeas", diz o biテウlogo Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biolテウgico do Instituto Butantan.
Resistテェncia a toda prova
Sentar em um ovo sem quebrテ。-lo. Isso テゥ possテュvel? Se o ovo for do avestruz, sim. テ o que garante o ornitテウlogo Luテュs Fテ。bio Silveira, do Museu de Zoologia da USP. "O ovo de avestruz テゥ muito resistente, o suficiente para suportar que um homem adulto sente-se em cima sem quebrar a casca de dois milテュmetros de espessura." Branco, creme ou bege, ele mede cerca de 20 centテュmetros e pode pesar pouco mais de dois quilos.
Filhotes de gigante
O avestruz テゥ maior espテゥcie de todas as aves: atinge 2,7 metros de altura e chega a pesar 150 quilos. Mas, no passado, o destaque ficava por conta do ovo da ave-elefante, que hoje em dia estテ。 extinta. Ela era originテ。ria de Madagascar, na テ’rica. E tinha trテェs metros de altura, dois metros de comprimento, pesava meia tonelada (500 quilos!). E seus ovos? Mediam mais de 30 centテュmetros e pesavam uns 13 quilos. Dテ。 para imaginar?
Ovinhos de beija-flor
Se o ovo de avestruz テゥ o maior colocado pelas aves, os menores sテ」o produzidos por uma espテゥcie de beija-flor. "Encontrado em paテュses da Amテゥrica Central e do Caribe, principalmente em Cuba, o beija-flor-de-helena pテオe ovos com menos de um centテュmetro, que pesam menos de um grama", conta o ornitテウlogo Luテュs Fテ。bio Silveira, do Museu de Zoologia da USP. Entre os beija-flores, essa espテゥcie テゥ a menor, com 5 cm de comprimento (sテウ o seu bico e a sua cauda jテ。 correspondem テ metade do seu corpo!).
Estテ。 quente, estテ。 frio
Mテ」e dedicada テゥ a dos jacarテゥs. "Ela toma conta do ninho e avanテァa em que se aproxima", conta o biテウlogo Giuseppe Puorto. Para acomodar seus ovos, que sテ」o da cor branca, ela cava um buraco no chテ」o e os pテオe em meio a um monte de folhas. Com o passar do tempo, essas folhas comeテァam a fermentar, provocando um aumento da temperatura do ninho. テ a temperatura (que varia conforme onde estテ。 o ovo) que define o sexo dos filhotes (os ovos "mais quentes" serテ」o machos).
A vez da cor
Nem todo ovo tem cor branca. テ o que mostram algumas aves domテゥsticas. "Os ovos da marreca-de-pompom, por exemplo, tテェm a casca azulada ou esverdeada", conta Maria Virgテュnia da Silva, da Associaテァテ」o Brasileira de Criadores de Aves de Raテァa Pura. Jテ。 a marreca-cayuga pテオe ovos cinzas bem escuros, quase pretos. E a a perua coloca ovos beges com pintinhas quase brancas.
Ninho de espuma
A maioria das espテゥcies de rテ」s, sapos e pererecas tambテゥm pテオem ovos. Eles sテ」o transparentes e costumam ser bem macios. Hテ。 espテゥcies que os colocam de tal maneira que formam um fio bem longo, composto por vテ。rios ovos. Outras fazem um ninho de espuma para acomodar os ovos. Como? Elas usam o muco que recobre o prテウprio corpo.
Mara Oliveira - Fonte: Folhinha - 11/04/09.


Nテ」o deixem de enviar suas mensagens atravテゥs do 窶廡ale Conosco窶 do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
colunas

14/02/2018
INTERPRETAテテ髭S DIFERENTES >>


09/04/2017
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/02/2017
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/12/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/10/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING... >>


01/09/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/07/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/04/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/02/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/01/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/12/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/12/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/10/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/09/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/07/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/05/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/04/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/04/2015
THE STREET STORE >>


22/03/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/01/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/12/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/11/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/10/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/09/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/08/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/08/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/07/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/07/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/06/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/05/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/05/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/04/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/04/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/03/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/03/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/02/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/01/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/01/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/12/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/12/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/12/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/11/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/11/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/11/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/09/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/09/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/09/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/07/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/07/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/07/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/05/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/05/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/05/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


04/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


23/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/05/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/05/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/05/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


04/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


23/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


04/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


23/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXVII >>


08/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXVI >>


01/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXV >>


25/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXIV >>


19/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXIII >>


11/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXII >>


04/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXI >>


25/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CX >>


18/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CIX >>


13/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CVIII >>


04/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CVII >>


29/01/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CVI >>


23/01/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CV >>


15/01/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CIV >>


24/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING CIII >>


17/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING CII >>


10/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING CI >>


03/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING C >>


25/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCIX >>


19/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVIII >>


13/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVII >>


05/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVI >>


29/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCV >>


22/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCIV >>


15/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCIII >>


08/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCII >>


01/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCI >>


24/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XC >>


17/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXIX >>


10/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVIII >>


03/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVII >>


26/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVI >>


20/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXV >>


13/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXIV >>


06/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXIII >>


29/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXII >>


24/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXI >>


14/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXX >>


09/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIX >>


03/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVIII >>


25/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVII >>


19/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVI >>


11/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXV >>


04/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIV >>


28/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIII >>


18/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXII >>


13/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXI >>


07/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXX >>


01/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXIX >>


22/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVIII >>


15/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVII >>


10/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVI >>


01/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXV >>


25/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXIV >>


19/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXIII >>


12/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXII >>


05/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXI >>


25/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LX >>


19/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LIX >>


12/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LVIII >>


06/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LVII >>


29/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LVI >>


22/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LV >>


15/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LIV >>


04/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LIII >>


02/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LII >>


25/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING LI >>


18/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING L >>


11/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIX >>


04/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVIII >>


29/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVII >>


20/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVI >>


13/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLV >>


06/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIV >>


30/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIII >>


22/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLII >>


16/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLI >>


10/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XL >>


01/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXIX >>


25/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVIII >>


16/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVII >>


09/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVI >>


04/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXV >>


28/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXIV >>


21/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXIII >>


14/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXII >>


08/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXI >>


31/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXX >>


27/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIX >>


14/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVIII >>


06/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVII >>


03/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVI >>


26/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXV >>


19/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIV >>


12/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIII >>


05/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXII >>


29/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXI >>


23/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XX >>


15/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XIX >>


10/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XVIII >>


02/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XVII >>


21/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XVI >>


16/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XV >>


10/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XIV >>


03/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XIII >>


29/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XII >>


21/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XI >>


15/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING X >>


08/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING IX >>


01/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING VIII >>


22/02/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING VII >>


15/02/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING VI >>


07/02/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING V >>


30/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING IV >>


24/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING III >>


18/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING II >>


12/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/12/2007
UM BRINDE テ EDUCAテテグ >>


23/12/2007
POR UMA EDUCAテテグ MELHOR EM 2008 >>


16/12/2007
テ Sテ CURTIR O RECESSO ESCOLAR... >>


10/12/2007
O LIVRO >>


03/12/2007
MURALHAS DO CONHECIMENTO... >>


26/11/2007
APRENDER, SEMPRE... >>


19/11/2007
O FANTテヾTICO MUNDO DO CONHECIMENTO... >>


15/11/2007
EM BUSCA DO EQUILテ坑RIO! >>


06/11/2007
O TEMPO FAZ A DIFERENテA! >>


02/11/2007
LIVROS E EDUCAテテグ, UMA COMBINAテテグ PERFEITA... >>


25/10/2007
O PODER DO MARKETING X >>


25/10/2007
O PODER DO MARKETING IX >>


14/10/2007
DIA MUNDIAL DO PROFESSOR >>


30/09/2007
O PODER DO MARKETING VIII >>


24/09/2007
O PODER DO MARKETING VII >>


16/09/2007
O PODER DO MARKETING VI >>


10/09/2007
O PODER DO MARKETING V >>


02/09/2007
O PODER DO MARKETING IV >>


27/08/2007
O PODER DO MARKETING III >>


25/08/2007
O PODER DO MARKETING II >>


15/08/2007
O PODER DO MARKETING >>


08/08/2007
O PODER DA COMUNICAテテグ >>


01/08/2007
OSCAR NIEMEYER - ARQUITETO, BRASILEIRO, CIDADテグ >>


25/07/2007
PROFESSOR, NO BRASIL, TEM TEMPO??? >>


13/07/2007
SEXTA-FEIRA TTTTRRRREEEEZZZZEEEE!!!! >>


03/07/2007
DICAS PARA AS Fテ嘘IAS E PARA A Lテ康GUA PORTUGUESA... >>


29/06/2007
VOCテ CONHECE OS COSTUMES DE OUTROS POVOS? >>


23/06/2007
VOTE NO CRISTO >>


11/06/2007
COLUNISTAS MARCIANOS??? >>


04/06/2007
ESSE テ O PLANETA TERRA! >>


28/05/2007
BERテO DA CIVILIZAテテグ III >>


21/05/2007
BERテO DA CIVILIZAテテグ II >>


14/05/2007
BERテO DA CIVILIZAテテグ >>


07/05/2007
MATEMテゝICA E PORTUGUテ慨 EM BUSCA DO EQUILテ坑RIO... >>


01/05/2007
PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE!!! >>


23/04/2007
COLUNISTAS INTELIGENTES... >>


17/04/2007
TIRADENTES >>


08/04/2007
NOSSOS COLUNISTAS E O EQUILテ坑RIO! >>


26/03/2007
BLOCOS CULTURAIS... >>


19/03/2007
A PUREZA DE NOSSOS COLUNISTAS... >>


13/03/2007
テ NORMAL??? >>


06/03/2007
Lテ康GUA PORTUGUESA X Lテ康GUA FINANCEIRA >>


03/03/2007
VAI DESISTIR? >>


15/02/2007
DE OLHO NO MUNDO! >>


03/02/2007
QUEM TEM MEDO DE 2007? >>


15/12/2006
SAテ咼E! >>


04/12/2006
O MUNDO テ NOSSO! >>


25/11/2006
100SACIONAL - Sテ AS MELHORES DE NOSSOS COLUNISTAS - PROFESSORA PASQUALINA/PROFESSOR X >>


13/11/2006
ALBERT EINSTEIN >>


09/11/2006
O Tテ哢EL DO CONHECIMENTO! >>


31/10/2006
INFORMAテテグ GIGANTESCA! >>


29/10/2006
ESTUDAR テ PRECISO... >>


17/10/2006
FM NO LOUVRE! >>


10/10/2006
LIVRO ABERTO! >>


01/10/2006
UM VIAGEM ATRAVテ唄 DO CONHECIMENTO! >>


26/09/2006
NA BOCA DA URNA >>


21/09/2006
Vテ抗GULAS COM FOTOGRAFIA! >>


11/09/2006
NEM O Cテ蔚 テ O LIMITE... >>


09/09/2006
PERGUNTAS E ESCLARECIMENTOS... >>


03/09/2006
NOSSOS COLUNISTAS PASSANDO A LIMPO... >>


26/08/2006
RESUMO, SINOPSE E RESENHA >>


20/08/2006
CARALHO! >>


25/06/2006
BOLA PRA FRENTE! >>


17/06/2006
TODOS OS CAMPEテ髭S DE TODAS AS COPAS >>


04/06/2006
VAMOS VER SE VOCテ CONSEGUE? >>


28/05/2006
INFORMAテテグ ABRE PORTAS! >>


20/05/2006
VALE A PENA CONFERIR >>


15/05/2006
TESTES.....VAMOS MEDIR O NOSSO Nテ昂EL! >>


07/05/2006
MAIS TESTES! >>


01/05/2006
OS MELHORES! >>


27/04/2006
INFORMAテテグ E ENSINO! >>


27/04/2006
APRENDAM QUE OS CARAS SABEM!! >>


06/04/2006
Professor X >>


06/04/2006
Professora Pasqualina >>


06/04/2006
MAIS DICAS DOS NOSSOS COLUNISTAS >>


23/03/2006
NOVOS COLABORADORES DO FM >>