BERÇO DA CIVILIZAÇÃO III
O INTRIGANTE IRAQUE III
Você sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razão do petróleo possui memoráveis histórias e mitos da civilização? Se você não sabe, veja a seguir:
Os Reis Magos eram do Iraque.
(Colaboração: Waldeyr)
PROFESSOR X
Olá pessoal,
Recebi a mensagem abaixo de um amigo de São Paulo (Eribaldo) e compartilho com vocês para uma ampla reflexão.
A chave para a solução dos problemas atuais do Brasil pode ser a mesma que o prefeito de New York usou há uma década atrás:
Vejam os 10 mandamentos:
01. Você acha um absurdo a corrupção da polícia?
Solução: NUNCA suborne nem aceite suborno!
02. Você acha um absurdo o roubo de carga, até mesmo com assassinatos dos motoristas?
Solução: EXIJA a nota fiscal em TODAS as suas compras!
03. Você acha um absurdo a desordem causada pelos camelôs?
Solução: NUNCA compre nada deles! A maior parte de suas mercadorias são produtos roubados, falsificados ou sonegados.
04. Você acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?
Solução: NÃO compre nem consuma drogas!
05. Você acha um absurdo o enriquecimento ilícito?
Solução: Não o admire, repudie-o.
06. Você acha um absurdo a quantidade de pedintes no sinal ou de flanelinhas nas ruas?
Solução: NUNCA dê nada.
07. Você acha u m absurdo que qualquer chuva alague a cidade?
Solução: Só jogue o LIXO no LIXO.
08. Você acha um absurdo haver cambistas para shows e espetáculos?
Solução: NÃO compre deles, nem que não assista ao evento.
09. Você acha um absurdo o trânsito da sua cidade?
Solução: NUNCA feche o cruzamento.
10. Você está indignado com o desempenho de seus representantes na política?
Solução: Nunca mais vote neles e espalhe aos seus amigos seu desalento e o nome dos eleitos que o decepcionam.
Estamos passando por uma fase de falta de cidadania e patriotismo. Precisamos mudar nosso comportamento para que possamos viver num país onde tenhamos orgulho de dizer: Eu sou brasileiro!
Ficando parado, você não contribui com nada; portanto não pode reclamar. Pratique os pontos com os quais você concordou e tente praticar também os que você não concordou. Divulgue esta mensagem, pois estará contribuindo para um Brasil melhor, precisamos melhorar este país. Vamos todos viver com ética .
E isso aí, turma! Vamos pensar e refletir um pouco mais sobre o mundo em que vivemos.
Até a próxima semana.
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENÇÃO: AULAS DE INGLÊS. Aulas de inglês para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora Patrícia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
Nesta edição, vamos às considerações gramaticais do texto O que precisa ser mudado? começando pelo título, em que o verbo “precisar” deveria ser mudado para “dever”, já que a idéia defendida pelo texto é a necessidade de mudanças no exame vestibular.
No primeiro parágrafo, é preciso usar a preposição a após o nome prejudica (regência nominal); o artigo “os” antes de jovens de baixa renda, pois já foram definidos; ao invés do termo faculdades melhor seria instituições explicitando a referência; explicar, dentro do contexto, a palavra federais por universidades estaduais e federais; usar o pronome demonstrativo esses, a referência aos alunos já foi feita; uma sugestão de vocabulário é a substituição de tiram em tais provas para obtêm nas provas. Desta forma, teremos uma redação mais clara:
É comum ouvir a afirmação de que o vestibular prejudica aos jovens de baixa renda. Mas é importante ressaltar que a dificuldade de tais estudantes em ingressar em instituições, cujas vagas são mais disputadas, principalmente em universidades estaduais e federais, deve-se às notas que esses obtêm nas provas – geralmente muito baixas.
No segundo parágrafo, é obrigatório o uso da vírgula após Com base nisso, é preciso retirar as vírgulas de colégios públicos, e colégios privados, O ponto final deve ser usado em de qualidade. Alunos; a crase em são iguais às de alunos; o tempo verbal coerente em adquiriram os mesmos seria terão adquirido; a fim de evitar a repetição de palavras e melhorar o vocabulário, pode-se alterar o trecho claro que o que exclui, portanto a redação seria:
Com base nisso, fica claro que a exclusão dos jovens de baixa renda deve-se à falta de acesso a uma educação de qualidade. Alunos de colégios públicos cujas notas são iguais às de alunos de colégios privados dificilmente terão adquirido os mesmos conhecimentos. Portanto...
Continuamos na próxima edição.
Bom feriado a todos!
Professora Pasqualina
Alô galera: Mande suas mensagens, dúvidas e/ou perguntas para o Professor X e Professora Pasqualina através do Fale Conosco de nosso site.
Clique aqui e envie sua mensagem: http://www.faculdademental.com.br/fale.php
Aproveitem a oportunidade!