CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVII
PROPAGANDAS INTELIGENTES XCVII (THE AIR COOLING YOUR HOME IS HEATING THE WORLD)
English:
http://theinspirationroom.com/daily/2009/columbia-air-conditioning-wall/
Vítimas do aquecimento global. A Prolam Y&R, de Santiago, criou um enorme outdoor mostrando refugiados fugindo de uma enchente na Ásia, com dúzias de ar condicionados sobre a superfície do cartaz, que diz a seguinte frase: "O ar que esfria sua casa aquece o mundo".
(Colaboração: Sueli Olinto)
EU AMO O ENEM
O MEC lança nos próximos dias a megacampanha publicitária para recuperar a imagem do Enem, comprometida depois do vazamento da prova, em setembro. Antes de orientar os estudantes sobre como será realizada a prova, o ator Wagner Moura, que estrela os comerciais, faz uma louvação ao exame. A campanha vai ficar cerca de 30 dias no ar.
No campus da Universidade Federal da Bahia, o ator diz, entre outras coisas, que "o Enem representa uma grande transformação na educação do nosso país", "é o caminho certo para o resgate da qualidade do ensino médio público", "é o fim da decoreba do velho vestibular", "é a democratização do ensino superior" e "é a porta de entrada do Prouni, que possibilita a milhares de jovens escolher e entrar para a universidade".
Mônica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo – 11/11/09.
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
Uai, Cadê a Sra. Responsabilidade?
Por Adm. Marizete Furbino
"Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje."( Abraham Lincoln )
Experimente apontar um dedo à sua frente e você perceberá nitidamente que, ao fazer este ato, três dedos estarão apontados para o seu próprio peito.
No tocante à responsabilidade é importante dizer que, quando é responsável, o profissional possui a capacidade, a coragem e a dignidade de assumir os seus atos; logo, o profissional que busca transferir a culpa para outrem, estará tendo uma atitude no mínimo reprovável.
Por outro lado, é bom lembrar que como ser humano você estará sujeito a errar; o que se deve fazer é assumir os erros por você cometidos e com eles retirar grandes lições, aprendendo sempre com os mesmos.
Nesta linha de raciocínio, a empresa que proporciona um clima organizacional saudável e é flexível em sua tomada de decisão, vê acontecer com mais freqüência, por parte de seus colaboradores, o comportamento ético e desejável que é assumir os próprios erros e/ou falhas, em vez de culpar terceiros. Nesse clima empresarial, os colaboradores ficam mais à vontade, não temendo qualquer receio algum em assumi-los, mesmo sabendo que o mercado não permite falhas e que poderá correr algum risco em assumi-las, como o risco da perda do cargo e/ou mesmo da demissão.
Vale reiterar que a responsabilidade é uma virtude valiosa em nossa vida e que deve ser cultivada e disseminada, mas não diluída ou extinta.
Nesta perspectiva, todo profissional que se preze deve ser responsável, caso contrário estará sujeito em um curto período de tempo a ser esmagado e até mesmo destruído neste mercado altamente exigente, competitivo e que não permite falhas.
O desafio então consiste na capacidade de parar para pensar, analisar os fatos e voltar o olhar para o próprio interior, com a humildade para enxergar as fraquezas e ter o objetivo e a capacidade de provocar mudanças. E isso é decisivo. Quando se deseja mudar fica mais fácil reconhecer os erros, pois sabe-se que estes servirão para o desenvolvimento e crescimento em nossa vida pessoal, profissional, bem como organizacional.
É quase uma questão de lógica ter em mente que o profissional do século XXI deve ter de forma firme e inabalável a concepção de que, quando ele assume um compromisso, deve ele fazer todo esforço para cumpri-lo.
É bom lembrar que a responsabilidade não pode ser comprada, vendida e/ou transferida; sendo assim, torna-se de suma importância perceber que hoje o profissional deve adotar de maneira urgente e/ou emergente uma postura responsável diante da vida, caso contrário estará em um curto período de tempo fadado a fracassar em tudo o que ele realizar.
É indubitável que ações, cujo pilar seja a responsabilidade, além de ser de fundamental importância na rotina de uma empresa, corrobora muito para o desenvolvimento e crescimento organizacional à medida que contagia todos os envolvidos, despertando nestes o desejo de querer fazer, gerando o envolvimento e o comprometimento diante de tudo e de todos.
Notório é o fato de que profissionais irresponsáveis geralmente são insensíveis. Muitos deles podem ser enquadrados no perfil de psicopatas, onde a insensibilidade e a falta de sentimento de culpa são habituais. No entanto, naqueles que não têm esse danoso perfil, mas cuja “irresponsabilidade” momentânea pode ter outra causa, se de fato existir, nesses, vale a pena investir. Às vezes eles dão a impressão de estarem perdidos, não sabem de fato qual o seu verdadeiro papel. É habitual que desconheçam suas metas e objetivos, não sabendo, portanto, qual o caminho a percorrer e nem como caminhar, se perdendo em meio à caminhada e sendo derrotado por qualquer pedra e/ou avalanche que porventura aparecer no caminho. Com efeito, torna-se necessário enfatizar que ser responsável hoje é mais do que uma virtude, constitui uma obrigação.
Um ato irresponsável poderá afetar não somente a vida pessoal e profissional, mas afetará a vida das pessoas ao redor de quem o cometeu. Portanto, colaborador, é bom ficar atento ao seu comportamento e às suas atitudes, pois, na empresa, nenhum ato julgado irresponsável ficará impune, podendo com grande probabilidade acabar com sua carreira profissional.
Fazer você profissional pensar e repensar a sua práxis é um dos objetivos deste texto. Necessário se faz lembrar que para você construir seu nome no mercado, demora um período longo de tempo, mas para você se desmoronar enquanto profissional basta somente alguns minutos e/ou segundos. Todo ato tem conseqüência, bom ou ruim, mas tem; portanto, pense, analise e reflita; faça uma auto-análise bem criteriosa e veja em que você está “pecando”, agindo com falta de responsabilidade. Procure se antecipar aos fatos e encontre força para melhorar, antes que a maré venha ao seu encontro e o derrube, provocando assim uma catástrofe em sua vida.
01/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
EXPERIMENTAR A MATEMÁTICA
Dentro do Ano da França no Brasil acontece a exposição internacional itinerante "Experimentar a Matemática", até dia 27 de novembro.
Apoiada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a mostra leva 40 experiências interativas e lúdicas para o Campus Pampulha da UFMG e depois para o Bloco Tecnológico da Utramig, no Cruzeiro.
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo - 09/11/09.
Leia mais:
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=277
O SITE DO ESCRITOR
O Write Board (http://www.writeboard.com/), voltado para escritores, jornalistas, editores e demais profissionais, se propõe a ajudar na hora de criar documentos em parcerias com outras pessoas. Você pode editar, compartilhar e comparar as mudanças recentes. O programa é gratuito.
Fonte: Folha de S.Paulo – 11/11/09.
PROFESSORA PASQUALINA
ESTANTE VIRTUAL
Este site reúne virtualmente os acervos de 1.567 sebos e livreiros, de 266 cidades brasileiras. Além de vender livros usados – com preços que variam de R$ 5,00 a R$ 30,00 – coloca a disposição dos leitores cadastrados sua própria estante virtual, para vender livros do seu acervo pessoal.
Confira: http://www.estantevirtual.com.br.
Fonte: Revista Brasileira de Administração - Ano XIX - Número 72.
VITRINE - LITERATURA - FABRÍCIO CARPINEJAR
http://www.carpinejar.blogger.com.br/
http://www.carpinejar.com.br/
Editora: Bertrand Brasil;
Quanto: R$ 19;
Avaliação: bom
O escritor Fabrício Carpinejar não queria entrar no Twitter, pois não se interessava em descobrir o que as pessoas estavam fazendo. "Costumava justificar que intimidade é descobrir o que não estão fazendo", diz na apresentação de seu livro mais recente. Mas sua namorada e um amigo criaram uma conta para ele, que acabou ficando com com medo de que seu perfil no mundo virtual acabasse se mostrando melhor do que ele mesmo. Assim, começou a twittar e criou mais de 800 aforismos, dos quais mais da metade está reunida no livro.
POR QUE LER: Porque Carpinejar, que já foi finalista do Prêmio Jabuti, consegue falar muito com bem poucas palavras. Ele escreve sobre relacionamentos, cotidiano, amor e diversos outros temas. Cria frases de efeito e faz considerações sobre a vida, sempre temperando seus textos com pitadas de humor e poesia. (DANIELA ARRAIS).
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/11/09.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php