PENSANDO NOS LIMITES...
SELFIE PĂS SEXO...
English:
http://www.theguardian.com/aftersex-selfie
The Guardian:
http://www.theguardian.com/uk
https://www.facebook.com/ngrguardian
'Selfie' pĂłs-sexo Ă© quebrar o Ășltimo tabu, um tipo de traição a todos.
"Com que cara vocĂȘ fica logo que acaba de fazer sexo?", pergunta. "NĂŁo, vocĂȘ primeiro, por favor." Esse Ă© um diĂĄlogo que ninguĂ©m jamais teve, porque ou vocĂȘ faz sexo e descobre ou nĂŁo faz e a questĂŁo continua um mistĂ©rio. Ou continuava.
Vivemos em uma cultura pornĂŽ, uma hiper-realidade altamente sexuada na qual todo mundo ou estĂĄ fazendo ou falando sobre o ato. Mas o sexo que permeia a vida cotidiana representa uma versĂŁo estilizada e asseada de algo muito mais Ăntimo. As pessoas que emprestam nomes, rostos e outras partes de seus corpos a esses produtos sĂŁo celebridades e profissionais.
A "selfie" pĂłs-sexo tirada por usuĂĄrios do Instagram Ă© algo diferente. Para começar, as imagens nada tĂȘm de sexy e representam uma grande intrusĂŁo na Ășnica --e talvez melhor-- intimidade que nos resta em um mundo no qual tudo precisa ser compartilhado em uma linha do tempo a fim de provar que o fizemos. NĂŁo estamos falando de uma versĂŁo digital do "jĂĄ comi", nem daquele senso de importĂąncia que leva alguĂ©m a se achar o centro do universo. Ă reflexo da era dos smartphones, que custa a todos um pouco de inocĂȘncia por conta de sua impetuosidade.
Assim, vocĂȘ nĂŁo precisa ser ativista conservador para sentir que a "selfie" pĂłs-sexo conduz o compartilhamento exagerado a um patamar inteiramente novo.
NĂŁo costumamos discutir o quanto sexo Ă© banal. Cercados pelo brilho da pornografia disponĂvel a todos, aquele momento nada glamoroso no qual vocĂȘ se ajeita na cama parece ser a Ășltima parte sagrada do ato. Compartilhar esse momento representa quebrar o Ășltimo tabu, o absoluto pico da intimidade.
à uma traição não só da pessoa que estå deitada ao seu lado, enxugando a testa, mas de todos que jå curtiram o momento de recuperar o fÎlego. Não faz sentido romper fronteiras se aquilo que estå rompendo é a coisa em si.
Harriet Walker Ă© repĂłrter de moda e comportamento e colunista do "Guardian". Tradução de Paulo Migliacci. Folha de S.Paulo â 14/04/14.
DEPOIS DO PRAZER
Hashtag #aftersex, com 'selfies' tiradas apĂłs o sexo, faz sucesso no Instagram.
Vadinho (José Wilker) e Dona Flor (SÎnia Braga) rolam nus no chão do quarto. Corta. A cena seguinte, em que aparecem deitados na cama --enquanto Doutor Teodoro (Mauro Mendonça) se aconchega--, poderia ter desfecho diferente caso "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976) acontecesse nos dias atuais.
Um dos maridos sacaria o smartphone e postaria uma "selfie" no Instagram com a hashtag #aftersex (inglĂȘs para "apĂłs o sexo"). A moda Ă© simples, mas polĂȘmica. Ao fazer uma busca pela tag na rede social, vĂȘ-se um festival de cabelos desgrenhados e lençóis amarfanhados, alĂ©m de sorrisos de casais e --por que nĂŁo?-- trios.
Hå também os engraçadinhos, que postam fotos de suas mãos ou ao lado de animais. Ou os que fazem brincadeiras como a da foto acima, com bonecos.
A primeira vez em que a hashtag apareceu foi em setembro de 2013, usada por um usuĂĄrio argentino. Mas o boom veio sĂł no mĂȘs passado, quando surgiu uma fotografia do tipo com uma mulher parecida com a cantora Miley Cyrus --ela nĂŁo se pronunciou sobre o assunto.
De lĂĄ para cĂĄ, cerca de 9.000 imagens foram publicadas com a hashtag. Por dia, o Instagram recebe 60 milhĂ”es de fotos. Nem todos tĂȘm coragem de se despir assim.
Alexandre AragĂŁo â Fonte: Folha de S.Paulo â 14/04/14.
Reportagem original em inglĂȘs do âGuardianâ:
http://www.theguardian.com/aftersex-selfie
The Guardian:
http://www.theguardian.com/uk
https://www.facebook.com/ngrguardian
TRANSA OU PESCARIA???
TrĂȘs amigos estĂŁo no meio de uma pescaria.
- Esta pescaria vai me custar caro - comentou o primeiro.
- Tive que prometer a minha mulher que iria almoçar com a mãe dela neste final de semana.
- Pra mim, vai custar mais caro ainda - comentou o segundo.
- Tive que prometer a minha mulher lavar a louça do jantar durante uma semana.
- Pra mim saiu de graça - emendou o terceiro.
- Assim que acordei eu disse a minha mulher: Hoje eu gostaria de passar o dia inteiro transando ou pescando, o que vocĂȘ prefere meu bem???
(Colaboração: A Turma de TrĂȘs Marias)
MANUAL DO PĂO-DURO
Acorde tarde (para não precisar tomar o café da manhã).
Cante sua mĂșsica favorita e economize o rĂĄdio.
Cerveja custa muito caro. Passe a encher a cara com ki-suco.
Comece a fumar cigarros apagados! Um cigarro pode durar meses com essa técnica!
Durma cedo (para nĂŁo precisar jantar).
Economize jornal. Leia o mesmo jornal o mĂȘs inteiro.
Junte resto de sabonete para fazer um novo depois.
Lave e reutilize seus palitos de dentes (ou quebre-os em dois).
Na hora do almoço, escolha um parente para visitar.
Passe a fazer meditação todos os dias. Enquanto estå parado, não gasta nada.
Quando alguém ficar doente na sua casa, use o poder da mente.
Saia com os amigos e diga-lhes que esqueceu a carteira em casa ou que nĂŁo tem trocado.
Se tem filhos do mesmo tamanho, compre um só par de sapatos e mande-os ao colégio com um dos pés enfaixados.
Veja a TV do vizinho e economize luz.
(Colaboração: Brimo)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php