OBRA-PRIMA
CASA KAUFMANN
English:
http://www.preservationnation.org/magazine/2008/story-of-the-week/inside-the-auction-of-the.html
http://www.christies.com/special_sites/kaufmann_house/images.asp
A casa Kaufmann, projetada pelo arquiteto vienense Richard Neutra, foi leiloada pela Christie's por mais de US$ 16 milhĂ”es, num leilĂŁo de peças de arte contemporĂąnea. A obra, de 1946, feita de vidro, aço e concreto com elementos de regiĂ”es desĂ©rticas, estĂĄ localizada na CalifĂłrnia e Ă© um Ăcone de vanguarda de movimentos arquitetĂŽnicos.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/05/08.
Christie's - http://www.christies.com/
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Assertividade: Eu quero esta conduta para mim!
Por Adm. Marizete Furbino
"Nosso objetivo nesta vida nĂŁo Ă© o de estar sempre Ă frente das outras pessoas, mas sim, Ă frente de nĂłs mesmos, para quebrar os nossos prĂłprios recordes e para superar nosso ontem com o nosso hoje.â (Stewart B. Johnson)
A palavra assertividade traz em seu cerne uma conduta imprescindĂvel para qualquer profissional que se encontra no terceiro milĂȘnio e que queira pelo menos sobreviver neste mercado globalizado e altamente competitivo, que Ă© a transparĂȘncia. TransparĂȘncia no exercĂcio da função Ă© hoje, mais do que nunca, essencial para que se obtenha eficiĂȘncia, eficĂĄcia e, por conseqĂŒĂȘncia, desenvolvimento e crescimento, tanto profissional como organizacional.
O profissional assertivo possui, alĂ©m de um equilĂbrio emocional muito grande, muita transparĂȘncia em suas açÔes, tendo sempre cautela ao agir para nĂŁo magoar ou ferir o prĂłximo. As condutas e atitudes deste profissional sĂŁo baseadas no problema e nĂŁo nas pessoas envolvidas, agindo sempre de modo profissional e imparcial, com cuidado, para nĂŁo cometer injustiças, policiandoâse sempre para nĂŁo agir de maneira tendenciosa. Esse profissional, alĂ©m de saber reconhecer os seus limites e o seu valor, faz valer nĂŁo somente os seus direitos e deveres como tambĂ©m os das demais pessoas presentes em seu meio e principalmente daquelas que estĂŁo sob o seu comando, que compĂ”em sua equipe de trabalho.
NĂŁo Ă© segredo algum dizer de igual forma que o profissional assertivo sabe aonde se quer chegar, qual o caminho a percorrer e como caminhar; portanto, defende uma Ășnica postura diante de si prĂłprio e diante da vida. Bastante comprometido com suas metas e objetivos, cria, firma e mantĂȘm uma relação de parceria consigo prĂłprio bem como com as demais pessoas em seu meio, procurando sempre mostrar-se de corpo inteiro, com muita autenticidade e de maneira nĂŁo agressiva.
As atitudes de um profissional assertivo sĂŁo baseadas no respeito, na pro atividade, na educação, na verdade, na justiça, na Ă©tica, na confiança, na sinceridade, na autenticidade, na integridade, na empatia e principalmente na transparĂȘncia, agindo de forma a nĂŁo deixar dĂșvidas quanto ao que pensa, sente e deseja, cuidando sempre para que suas atitudes e condutas estejam condizentes com seus valores e princĂpios, tendo a preocupação e o cuidado de aferir se estĂĄ sendo honesto consigo prĂłprio, defendendo os seus interesses e direitos, mas tendo a cautela de nĂŁo ignorar e/ou violar os direitos e os interesses dos demais.
Somados a isso, o profissional assertivo Ă© extremamente sincero e honesto. Portanto, quando diz um sim e/ou um nĂŁo, concorda e/ou discorda de fato, mas sempre possui a sensibilidade de considerar e de valorizar o pensamento do outro; contudo, demonstra de forma verdadeira e autĂȘntica sua posição diante dos fatos, tendo a sabedoria de ser prĂł-ativo, se antevendo aos fatos, se planejando para evitar futuros transtornos que por ventura cruzarĂŁo o seu caminho.
Ă fato notĂłrio que a assertividade Ă© uma das competĂȘncias emocionais mais exigidas no que tange ao exercĂcio da função; Ă© essa a razĂŁo pela qual o profissional do sĂ©culo XXI deve conscientizar-se que a assertividade nos dias de hoje faz a diferença e que Ă© possĂvel aprender ser assertivo, requerendo apenas buscar conhecimentos e aplicĂĄ-los no dia a dia; no entanto Ă© preciso de inĂcio ter interesse em ser assertivo, logo, Ă© necessĂĄrio querer e em seguida Ă© necessĂĄrio ter coragem e determinação para que ocorra a verdadeira mudança.
Quanto aos erros e/ou falhas que por ventura ocorrerem no decorrer da caminhada contribuindo para deixĂĄ-lo insatisfeito, deverĂŁo ser imediatamente reconhecidos e em seguida deverĂŁo ser tomadas medidas cabĂveis e de cunho assertivo. Ă de fundamental importĂąncia que se tenha em mente o exercĂcio do pensar e do repensar, pois a auto-avaliação de forma contĂnua faz parte de todo esse processo que envolve a assertividade.
Consciente de que hoje vivemos em um mundo repleto de mudanças e incertezas, o profissional assertivo age pautado na flexibilidade; assim,quando a situação exige, a mesma Ă© acionada; por conseguinte, Ă© sĂĄbio no exercĂcio de sua função, banindo o rigor quando preciso.
NĂŁo obstante, sabemos que os benefĂcios advindos da assertividade sĂŁo inĂșmeros, e dentre estes podemos destacar:
a) a sensação de bem-estar e a de dever cumprido consigo próprio e com os outros,
b) o desenvolvimento bem como o crescimento pessoal e profissional como conseqĂŒĂȘncia da exposição feita de forma clara, sem inibição e/ou temor do que se pensa, quer e/ou sente, bem como da defesa de seus direitos,
c) eficiĂȘncia e eficĂĄcia nas açÔes contribuindo para com o desenvolvimento e crescimento organizacional decorrente da transparĂȘncia nas açÔes,
d) relacionamento interpessoal aberto tendo como pilar a sinceridade, a confiança, a empatia, a autenticidade e a transparĂȘncia em prol da harmonia e da solidez, dizendo sempre a si prĂłprio um nĂŁo a agressividade,
e) equilĂbrio emocional,
f) comunicação interpessoal assertiva e baseada na maturidade dos relacionamentos, conseguindo-se comunicar de forma objetiva, honesta e sem constrangimento, cuidando sempre para considerar os sentimentos do outro, colocando-se sempre na posição do outro, tendo demasiada atenção para não deixar nada de forma obscura, mas que tudo fique esclarecido,
g) ação pautada na educação e no respeito, respeito a si próprio e aos outros também, monitorando-se o tempo todo quanto à forma de falar, pois ele sabe que esta faz toda a diferença.
Assim, Ă© bom lembrar que a competĂȘncia assertividade Ă© hoje mais do que nunca imprescindĂvel a um grande profissional, e para ser um profissional assertivo vocĂȘ irĂĄ depender Ășnica e exclusivamente de uma sĂł pessoa: VOCĂ.
E o maior beneficiĂĄrio serĂĄ VOCĂ!
04/02/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php