COOPERAĂĂO E COLABORAĂĂO
A UNIĂO FAZ A FORĂA
EspĂrito de uniĂŁo, cooperação e colaboração para atingir os objetivos.
(Colaboração; Tadeu - Curitiba)
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Juntos, Seremos Mais!
Por Adm. Marizete Furbino
âGrandes visionĂĄrios sĂŁo importantes; grandes administradores sĂŁo fundamentaisâ. (Tom Peters)
Cooperação e colaboração se tornaram palavras de ordem no séc.XXI.
Para que a organização alcance um diferencial no mercado, é preciso que funcione como um ser humano, além de viva e atuante, funcione de forma integrada, interagida e interligada, de modo que, todos os envolvidos no processo organizacional realizem de fato cooperação e colaboração.
Em uma organização inter-relacionada, torna-se necessårio que, cada pessoa, bem como cada departamento, não só compartilhe o seu papel, é preciso ir além, é preciso somar forças, compartilhar conhecimentos, talentos, buscas e anseios, contribuindo assim e lutando em prol do alcance de objetivos comuns.
Ă preciso que haja espĂrito de uniĂŁo e confraternização, onde todos, sem exceção, desde o porteiro atĂ© a diretoria, estejam direcionados Ă s conquistas, mas, com dignidade e respeito, compartilhando, interagindo e integrando as diferenças, enxergando que, para se obter sucesso, torna-se necessĂĄrio somar forças e nĂŁo realizar verdadeiros massacres dentro de uma organização, pois, o massacre, alĂ©m de ser um nefasto comportamento desumano, nĂŁo irĂĄ contribuir com a produtividade e sim com o medo, com a insegurança e com a frustração dos envolvidos, corrompendo entĂŁo, o elo que poderia existir entre todos, comprometendo assim, o objetivo final.
Ă de suma importĂąncia, obstruir esta mesquinhez, que muitas vezes ronda e/ou aparece impregnada dentro das organizaçÔes, esta competição nĂŁo saudĂĄvel, onde cada um e cada departamento, com muito egoĂsmo e vaidade, vivem apenas cuidando de seu territĂłrio. Ă preciso ir alĂ©m, Ă© preciso enxergar a organização como um todo e nĂŁo fragmentada, onde todos possam alĂ©m de contribuir, perseguir os mesmos objetivos e juntos, somar forças em prol dos mesmos resultados.
Torna-se necessĂĄrio trabalhar a cooperação e a colaboração nas organizaçÔes, deixando claro seu valor para todos, mostrando que cada um dentro da organização possui o seu talento e o seu valor, e que, atravĂ©s de um verdadeiro trabalho em equipe, todos saem ganhando, pois, existirĂĄ maior interação, cooperação, colaboração e por conseqĂŒĂȘncia, crescimento do coletivo, assim, obtĂȘm-se melhor resultado, uma vez que juntos, seremos sempre mais.
09/10/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php