MOTIVAĂĂO ESTRELAR
ESTRELA HL TAU
English: http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/7326318.stm
Espaço - Concepção artĂstica mostra a estrela HL Tau circundada por um disco de poeira e uma massa uniforme de poeira e gĂĄs (no topo Ă direita) que estĂĄ se transformando em planeta gigante, oito vezes maior que JĂșpiter. Segundo cientistas da Universidade de St Andrews, na EscĂłcia, que fizeram a descoberta, o "planeta em estĂĄgio embrionĂĄrio" fica nos arredores do nos Sistema Solar e pode ter menos de 2 mil anos de idade
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2723971-EI302,00-Planeta+descoberto+pode+ter+menos+de+mil+anos.html
Fonte: Terra - 02/04/08.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
MOTIVAĂĂO! Um alvo a ser perseguido de forma obstinada.
Por Adm. Marizete Furbino
"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltarå poder para conquistar o que desejas". Napoleon Hill.
A motivação gera uma força motriz que impulsiona o agir. O colaborador, estando motivado, terå motivos para agir, e este é o segredo! A empresa deve então sempre incentivar o colaborador; assim, terå colaboradores motivados e obterå resultados esperados.
Uma das maneiras mais eficazes de incentivar Ă© fazer com que o colaborador sinta que Ă© parte do negĂłcio, pois, assim, terĂĄ perspectiva de crescimento, e como conseqĂŒĂȘncia maior, comprometimento com suas funçÔes e envolvimento com todo o processo. No entanto Ă© preciso ouvi-lo, deixĂĄ-lo participar, valorizĂĄ-lo; enfim, Ă© preciso que fique claro, tanto para empresa quanto para o colaborador, a questĂŁo da confiança e da credibilidade. Ambos devem acreditar e apostarem um no outro.
Quando o colaborador é reconhecido pela empresa, passa a existir maior participação, comprometimento e envolvimento nas açÔes, passando então a ser ousado, a ter mais iniciativa, a amar o que faz, a buscar as melhores respostas para os desafios e assim contribuir para gerar o rebento denominado sucesso.
O colaborador deverĂĄ render âbons frutosâ Ă empresa, assim como a empresa deverĂĄ dar um justo retorno financeiro ao mesmo. Se a empresa adotar a polĂtica do âganha-ganhaâ, polĂtica esta, onde tanto empresa quanto colaborador saem ganhando, assim, a motivação se sustentarĂĄ por mais tempo; mas Ă© importante pensar que, alĂ©m do bĂŽnus como retorno financeiro, para que o colaborador se sinta motivado, existem inĂșmeras formas de incentivĂĄ-lo. Algumas delas sĂŁo os benefĂcios advindos do esforço pessoal, tais como a valorização individual, a premiação para o colaborador destaque, promoçÔes, planos de saĂșde, seguro de vida, plano de cargos e carreiras, elogios, viagens, prĂȘmios e incentivo Ă educação. Pode-se aqui tambĂ©m considerar como incentivo as capacitaçÔes realizadas de forma regular, o que faz com que o colaborador sinta que a empresa o valoriza, pois, investe nele. Se a empresa, nĂŁo sabe ao certo o que oferecer, deve-se fazer uma pesquisa com todos os envolvidos no intuito de mapear demandas coletivas ou pessoais.
O clima organizacional deverå ser recheado de demonstração de respeito, confiança e de credibilidade, onde exista abertura para ouvir os anseios e as necessidades, capacidade de aprender com os erros, transformando-os em acertos, para assim, propiciar ao colaborador autonomia nas açÔes e alinhamento das idéias. Podemos dizer que a atitude de respeito com o colaborador representa um dos pilares mais importantes no relacionamento com o mesmo.
As campanhas de incentivo tĂȘm sido cada vez mais adotadas pelas empresas, a fim de obter o resultado esperado atravĂ©s do colaborador motivado. Afinal, a empresa Ă© composta por pessoas, pessoas estas que possuem talentos diversos, conhecimentos variados, anseios e necessidades diferenciadas; portanto, sĂŁo capazes de se tornarem um time, desde que trabalhem de forma harmoniosa e alinhada, tornando-se assim verdadeira potĂȘncia para alavancar a empresa em que atuam.
O que se observa nas empresas Ă© que com as campanhas de incentivo, o colaborador passa a se comprometer e se envolver cada vez mais, querendo sempre ultrapassar as metas estipuladas, buscando sempre alcançar eficiĂȘncia e eficĂĄcia em suas açÔes e de forma consciente, cuidando cada vez mais da melhoria contĂnua, bem como da fidelização do cliente.
Neste contexto, Ă© imprescindĂvel que cada colaborador, alĂ©m do conhecimento, tenha a oportunidade de âdegustarâ a polĂtica organizacional da empresa, conhecendo de fato e vivenciando seus programas e projetos; caso contrĂĄrio, ficarĂĄ tudo apenas no papel.
O marketing de relacionamento, que anteriormente era feito apenas com os clientes externos, no sĂ©culo XXI onde a competitividade Ă© demasiadamente acirrada, deverĂĄ ser trabalhado de forma urgente e emergente nas empresas com o pĂșblico interno, pois, colaboradores satisfeitos e motivados sĂŁo sinĂŽnimos de produtividade e, por conseguinte, sinĂŽnimo de lucratividade, o que contribui e muito para que a empresa nĂŁo apenas sobreviva, mas se perpetue no mercado que ai estĂĄ.
02/12/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
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