QUEM AMA, CUIDA! E PROTEGE O PATRIMĂNIO
IPHAN TOMBA TRĂS ĂREA DO PIAUĂ SIMULTANEAMENTE
Foto: Ponte metĂĄlica JoĂŁo Luis Ferreira.
O PiauĂ Ă© o primeiro Estado do Brasil a receber uma ação integrada de tombamento de patrimĂŽnio. O Iphan (Instituto do PatrimĂŽnio HistĂłrico e ArtĂstico Nacional) tombou, de uma sĂł vez, trĂȘs ĂĄreas que se tornaram patrimĂŽnio cultural do paĂs.
Receberam o tĂtulo a Floresta FĂłssil do rio Poti e a ponte metĂĄlica JoĂŁo Luis Ferreira, em Teresina, e o Conjunto HistĂłrico e PaisagĂstico de ParnaĂba, no interior do Estado.
Segundo o Iphan, a floresta Ă© um sĂtio do perĂodo paleontolĂłgico de reconhecido interesse cientĂfico, em razĂŁo da raridade dessa ocorrĂȘncia na natureza.
A ponte metĂĄlica Ă© um dos sĂmbolos de Teresina. Liga a capital do PiauĂ Ă cidade maranhense de Timon.
O centro histĂłrico de ParnaĂba possui um conjunto de imĂłveis, ruas e espaços ilustrativos da histĂłria do municĂpio, elevado Ă categoria de cidade no sĂ©culo 19. O tombamento Ă© o instrumento legal que garante a preservação de espaço significativo para a cultura do paĂs, seja ele pĂșblico ou privado, em razĂŁo do interesse coletivo.
José Eduardo Rondon - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/09/08.
Iphan - http://www.iphan.gov.br/
Leia mais:
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14052&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Quem ama, Cuida!
Por Adm. Marizete Furbino
âTu te tornas eternamente responsĂĄvel por aquilo que cativas"
Antoine de Saint-Exupéry
à sabido que todo cuidado predispÔe de afeto, apreço e principalmente do querer. à essa vontade que se torna sede insaciåvel e que impulsiona o agir em prol da mudança necessåria para que se consuma de fato o cuidado.
Interessante notar que somente sabemos cuidar do outro e/ou da empresa em que atuamos, se aprendermos a cuidar primeiro de nĂłs mesmos.
Torna-se necessårio repensar o cuidado que cada colaborador tem e/ou deveria ter para com a sua empresa. à bem verdade que, quando amamos, além de preocuparmos com, cuidamos de, e isto faz toda a diferença dentro da empresa em que atuamos.
Ă preciso que fiquemos âantenadosâ com relação Ă s relaçÔes interpessoais; ter respeito e afeto pelo colega de profissĂŁo Ă© fator indispensĂĄvel para que consigamos um ambiente onde prevaleça a harmonia entre os participantes e como conseqĂŒĂȘncia a conquista e o alcance da tĂŁo esperada produtividade, eficiĂȘncia e eficĂĄcia.
O cuidado e o zelo pela empresa por onde vocĂȘ atua denota amor, carinho e significado, e isto faz todo um diferencial, uma vez que o resultado advĂ©m do cuidado. Criar e implementar essa cultura dentro da empresa torna-se imprescindĂvel.
A parceria e a cumplicidade são dois grandes pilares que dão sustentação ao cuidado, e estas variåveis, quando entrelaçadas, produzem um só resultado: sucesso, sucesso e sucesso, jå que quando se tem parceria e cumplicidade, existe dedicação, paixão, amor, zelo, cuidado, responsabilidade, comprometimento e envolvimento no que se propÔe a fazer.
Sabendo-se que o mercado, neste terceiro milĂȘnio, encontra-se cada vez mais exigente, torna-se de suma importĂąncia repensar nossos valores, comportamentos e atitudes, diante de tudo, diante de todos, uma vez que os mesmos Ă© que definirĂŁo nossa sobrevivĂȘncia no mercado. Na era em que vivemos, alĂ©m do conhecimento tĂ©cnico e talento, valorizam-se muito as habilidades e as atitudes dos profissionais.
Importante salientar que, em meio a este processo, fazer o marketing interno da empresa Ă© essencial, pois, atravĂ©s deste, todos os envolvidos terĂŁo conhecimento da missĂŁo e visĂŁo organizacional, anseios e necessidades da empresa, e a partir daĂ, poderĂŁo somar forças, talentos, habilidades e conhecimentos, se interagindo, se inter-relacionando e se integrando, em prol dos resultados desejados.
Neste contexto, Ă© importante ressaltar que, quando amamos o que fazemos, alĂ©m de sentirmos imensa responsabilidade em cuidar e zelar pelo que nos propusemos a fazer, lutamos pela melhoria contĂnua, sobrevivĂȘncia e ascensĂŁo da empresa em que estamos inseridos; portanto, querer cuidar, torna-se fundamental .
Assim sendo, quando se cuida da empresa, alĂ©m das atribuiçÔes serem desenvolvidas de forma exĂmia, agrega-se valor ao que se faz, e por conseqĂŒĂȘncia, conquista-se maior âfatiaâ do mercado, permitindo assim que a empresa, em meio a tanta competitividade, se solidifique.
Uma empresa que zela pelo cuidado, conduz o colaborador a atender Ă s reais necessidades e expectativas da mesma, tendo como base os valores e princĂpios a serem zelados e disseminados; por conseguinte, isso leva a uma maior produtividade e melhor tomada de decisĂŁo, uma vez que estĂĄ imbricado em todo o processo organizacional.
Nessa mesma linha de discussĂŁo percebe-se que, implantado essa cultura, a empresa sĂł tende a ganhar, pois criarĂĄ um ambiente de trabalho diferenciado. Ă esse ambiente que irĂĄ propiciar os colaboradores a terem harmonia e a atuarem com motivação, preocupando-se muito quanto aos seus comportamentos e atitudes, zelando sempre pela confiança, transparĂȘncia, honestidade, Ă©tica, sinceridade, companheirismo, cumplicidade, amor, comprometimento e envolvimento, que somados com talentos, habilidades e conhecimentos, levarĂŁo a empresa a liderar o ranking no que tange ao seu segmento no mercado.
Nota-se que a empresa que cuida, zela pelo colaborador, importando-se com suas necessidades e expectativas. Com essa diretriz ela investe, valoriza, capacita e cuida para manter os seus pilares, pois os reconhece como sendo seu maior ativo intangĂvel, que alĂ©m de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa, contribui para sua ascensĂŁo e permanĂȘncia no mercado; assim, valoriza os seus talentos, evitando-se desta forma a migração de seus grandes profissionais para outras empresas apĂłs tanto investimento.
Definir a polĂtica, bem como a cultura organizacional, tendo a preocupação de cuidar bem das pessoas, constitui uma das atribuiçÔes do Departamento de Recursos Humanos que, atravĂ©s de sua competĂȘncia, irĂĄ assessorar os demais departamentos, desempenhando de forma exĂmia assessoria, conduzindo assim a empresa ao desenvolvimento e crescimento.
Finalmente, é necessårio conscientizar-se que a empresa é composta por pessoas, e são elas seu precioso patrimÎnio; portanto, cuidar das pessoas que fazem parte da empresa é mais do que uma obrigação, pois, quando se cuida, tem-se colaboradores satisfeitos, maior produtividade, maior qualidade, maior criatividade, maior envolvimento e comprometimento, o que gerarå o rebento denominado sucesso.
Ainda Ă© prudente acrescentar que os colaboradores devem atender Ă s reais expectativas e necessidades da empresa, pois nĂŁo existe espaço no mercado para o funcionĂĄrio ser mais ou menos; entĂŁo, Ă© preciso conscientizar-se que em meio a tanta competitividade o colaborador deve fazer seu diferencial na empresa onde atua, pois, se nĂŁo executar suas atribuiçÔes de maneira exĂmia, poderĂĄ ser esmagado pelo mercado em um curto perĂodo de tempo, sofrendo na pele todas as conseqĂŒĂȘncias possĂveis.
05/05/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria no Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php