PENSANDO NO SOL
O SOL EM 3D
English/video:
http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-12365083
Nasa:
http://www.nasa.gov/mission_pages/stereo/news/stereo3D_press.html
STEREO:
http://stereo.gsfc.nasa.gov/
Duas sondas foram posicionadas em lados opostos da estrela. Nasa mostra imagem inĂ©dita do Sol feita em trĂȘs dimensĂ”es. AstrĂŽnomos vĂŁo poder saber mais sobre influĂȘncias do astro sobre a Terra.
A agĂȘncia espacial norte-americana Nasa divulgou as primeiras imagens em 3D do Sol, feitas por dois satĂ©lites lançados em 2006 como parte do projeto ObservatĂłrio de RelaçÔes Terrestres-Solares (Stereo, na sigla em inglĂȘs).
Desde o lançamento, os dois satélites seguem caminhos diferentes: um deles um pouco à frente da trajetória da Terra e o outro mais atrås. Anteontem, a Nasa informou que os dois finalmente alcançaram posiçÔes em lados opostos do Sol, o que deixou o astro exatamente entre eles. Os satélites agora transmitem imagens das partes da frente e de trås do Sol. Os pesquisadores combinam as duas imagens para criar uma esfera.
"Pela primeira vez, podemos observar a atividade solar em toda a sua glĂłria 3D", afirmou Angelos Vourtidas, integrante da equipe cientĂfica do projeto Stereo no LaboratĂłrio de Pesquisa Naval em Washington. "Esse Ă© um grande momento na fĂsica solar. O projeto Stereo revelou o Sol como ele realmente Ă© - uma esfera de plasma quente, entrelaçada de forma intrincada por campos magnĂ©ticos", acrescentou Vourtidas.
As imagens foram exibidas durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol norte-americano.
Os telescópios do projeto Stereo estão sintonizados para captar quatro comprimentos de onda de radiação ultravioleta extrema e rastrear aspectos importantes da atividade solar como erupçÔes, tsunamis e filamentos magnéticos.
Segundo comunicado da Nasa, "as novas imagens ajudarão a melhorar o planejamento de futuras missÔes de naves espaciais robóticas ou com tripulação para o sistema solar".
Projeto melhora previsÔes do tempo e rastreia tempestades
Antes usado para melhorar as previsÔes do tempo fornecidas a empresas aéreas, companhias de energia elétrica, operadores de satélites e outros clientes, agora o projeto Stereo também vai beneficiar previsÔes que não se limitam à Terra.
"Podemos rastrear tempestades solares que se encaminhem para outros planetas tambĂ©m, e ver o que estĂĄ acontecendo alĂ©m do horizonte", afirmou Lika Guhathakurta, astrofĂsica do Stereo.
Essa nova visĂŁo do Sol pode colaborar para checar a suspeita cientĂfica de que a atividade solar pode ser global, com erupçÔes em lados opostos do astro sendo desencadeadas e se alimentando umas das outras.
Flash - MemĂłria
Em 2001, o Stereo observou o astro por completo pela primeira vez. Em 2009, fotografou as erupçÔes solares.
Fonte: O Tempo - 08/02/11.
Mais detalhes/VĂdeo:
http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-12365083
Nasa:
http://www.nasa.gov/mission_pages/stereo/news/stereo3D_press.html
STEREO:
http://stereo.gsfc.nasa.gov/
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
A AL JAZEERA FEZ FALTA NA TV A CABO
Em 1990, quando os Estados Unidos bombardearam BagdĂĄ, a emissora CNN estabeleceu-se como uma poderosa rede de notĂcias internacionais. Foi nela que o presidente Bush (pai) acompanhou o ataque noturno Ă cidade.
Na revolução egĂpcia, o companheiro Obama acompanhou parte dos acontecimentos pela Al Jazeera, emissora baseada no Qatar e financiada pelo emirato local.
Enquanto a CNN e a BBC cobriam a revolução do Cairo com punhos de renda e preferĂȘncia por anĂĄlises de europeus e americanos, a Al Jazeera expunha a histĂłria da rua, com longas transmissĂ”es, ao vivo, das multidĂ”es do Cairo.
A relevĂąncia do trabalho da emissora levantou uma questĂŁo nos Estados Unidos e nos demais paĂses, inclusive o Brasil, onde nenhuma grande operadora de TV a cabo oferece o serviço da Al Jazeera: quem manda Ă© o mercado, mas serĂĄ que a voz de uma emissora com um ponto de vista ĂĄrabe Ă© desprezĂvel?
à certo que a Al Jazeera pode ser acusada de facciosa, mas a Fox News estå aà para provar que isso pode até ser virtude. Nos Estados Unidos, esse apagão vem sendo chamado de "censura corporativa".
Ă dura a vida da emissora. Suas transmissĂ”es e seus jornalistas sĂŁo aporrinhados pelo mundo afora. Ela foi censurada por Mubarak e jĂĄ teve sua sede em Cabul e BagdĂĄ atingida por mĂsseis americanos.
A cineasta brasileira Julia Bacha Ă© coautora de um premiado documentĂĄrio sobre a Al Jazeera.Chama-se "Sala de Controle" ("Control Room") e trata da invasĂŁo do Iraque.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/02/11.
Al Jazeera -
http://english.aljazeera.net/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php