PENSANDO NAS FRONTEIRAS DO VALOR
MOEDAS CRIATIVAS
English:
http://www.iconomia.org/moedascriativas/sample-page/
USP cria projeto de 'moeda criativa' digital. Dinheiro virtual, que poderå ser convertido em reais, deverå financiar educação e cultura. Depois que a crise global de 2008 pÎs em xeque o valor das moedas, debates sobre alternativas monetårias ganham espaço.
A USP (Universidade de São Paulo) encabeça um projeto para criação das chamadas "moedas criativas" -unidades monetårias virtuais (negociadas pela internet), que poderão ser convertidas em reais e deverão ser usadas para financiar projetos de educação e cultura, como a produção de filmes.
A iniciativa, que conta com o BNDES (investimento inicial de R$ 100 mil), prevĂȘ o lançamento de um fundo que vai agregar os aportes dos interessados e cuidar do "cĂąmbio" para a moeda criativa (ainda nĂŁo hĂĄ taxa de conversĂŁo estimada para o real).
Esse fundo, curiosamente batizado de FMI (Fundo de Moedas Imaginårias) e que estå com patrimÎnio de R$ 150 mil, serå gerido pela Fusp (Fundação de Apoio à USP).
"Para começar a viabilizar os projetos, temos a meta de captar R$ 7 milhĂ”es em trĂȘs anos por vĂĄrios mecanismos, de doaçÔes a investimentos", diz Gilson Schwartz, professor da Escola de ComunicaçÔes e Artes (ECA/USP) e idealizador da iniciativa.
De acordo com Schwartz, jå hå projetos orçados: cinco filmes, com custo total estimado de R$ 3,5 milhÔes. Todos serão rodados e pagos com moedas criativas.
Do prĂłximo dia 29 atĂ© 1Âș de maio, acontece, no Museu da Imagem e do Som, o evento "Moedas Criativas -Fronteiras do Valor na Iconomia" (http://www.iconomia.org/moedascriativas/), que, alĂ©m de promover debates, vai escolher projetos envolvendo moeda criativa.
"Esse tipo de iniciativa tambĂ©m ajuda a combater o desperdĂcio. Uma padaria, por exemplo, pode estipular que, a partir de determinado horĂĄrio do dia, vai comercializar, via moeda criativa, os pĂŁes que sobraram", diz o professor da ECA.
O evento tambĂ©m vai apresentar trĂȘs moedas virtuais que jĂĄ estĂŁo circulando em carĂĄter experimental.
São elas: o saber (dinheiro usado para pagar por serviços de educação, como cursos), o talento (remunera atividades pråticas, como escrever um blog) e a alegria (para entretenimento).
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/04/12.
USP - http://www5.usp.br/
BNDES - http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt
FMI (Fundo de Moedas ImaginĂĄrias) - http://www.usp.br/cocesp/index.php?p=int_noticia&cod=190&pagina2=10
Fusp (Fundação de Apoio à USP) - http://www.fusp.org.br/
ECA/USP - http://www3.eca.usp.br/
Museu da Imagem e do Som - http://www.mis-sp.org.br/
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
REFLEXĂO
"A auto-estima é a reputação que adquirimos de nós mesmos". Nathaniel Branden, psicoterapeuta canadense.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 155.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php