OS CAMINHOS DA ADMINISTRAĂĂO
ADMINISTRAĂĂO EQUILIBRADA
Brasil - Artistas do Cirque du Soleil se apresentam em SĂŁo Paulo.
Cirque du Soleil ensina 'gestão com malabarismos' a empresårios. Em palestras, circo é usado como exemplo de administração. (http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL26332-9356,00.html)
Saiba mais sobre o Cirque du Soleil: http://www.cirquedusoleil.com/CirqueDuSoleil/br/default.htm
English: http://www.cirquedusoleil.com/CirqueDuSoleil/en/default.htm
Fonte: Terra - 07/02/08.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
O Administrador faz Acontecer!
Por Adm. Marizete Furbino
âNenhuma empresa Ă© melhor do que o seu administrador permiteâ. (Peter Drucker)
Em meio a tanta turbulĂȘncia do sĂ©c. XXI, mais do que nunca, a figura do administrador dentro de qualquer organização, seja de pequeno, mĂ©dio ou grande porte, se tornou imprescindĂvel.
Assim como o médico é essencial à vida de qualquer cliente, o administrador é essencial em qualquer organização.
O séc. XXI vem recheado de incertezas, desafios e mudanças constantes, e ninguém melhor para assumir riscos, com maior probabilidade de acertos, obtendo resultado esperado, do que um administrador.
O administrador, sendo o grande responsĂĄvel por toda organização, procura atuar com muito comprometimento e envolvimento. Com o seu talento e competĂȘncia irĂĄ contribuir para que a organização a qual esteja inserido, nĂŁo sĂł sobreviva neste mercado globalizado, onde a competitividade Ă© tĂŁo acirrada, mas, permaneça sĂłlida no mesmo. E este constitui um dos grandes desafios para o administrador, que com muita maestria, consegue realizar suas açÔes, pautadas na eficiĂȘncia e eficĂĄcia, obtendo resultados esperados e trabalhando sempre em prol da melhoria contĂnua da organização.
Como agente desvelador da realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o administrador através de seus conhecimentos e de sua visão, realiza anålise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, as fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização a qual estå sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades.
As organizaçÔes devem reconhecer, que o administrador foi preparado para ocupar o seu lugar no mercado e que contratando-o, só se tem ganho, pois, este profissional é capaz de alavancar qualquer organização.
O administrador, atravĂ©s de uma visĂŁo sistĂȘmica, visĂŁo esta, do todo organizacional, desenvolve um trabalho de qualidade, conseguindo ĂȘxito em suas açÔes com e atravĂ©s das pessoas que fazem parte de todo processo organizacional.
AtravĂ©s de sua competĂȘncia, sabe muito bem atrair, manter e reter talentos, enxergando cada funcionĂĄrio como colaborador e como um dos maiores patrimĂŽnios que a organização possui, realizando um trabalho, onde todos os departamentos executam suas atividades em equipe, de forma harmoniosa, interligada, interagida e inter-relacionada, conduzindo o processo de tal forma que todos nĂŁo sĂł conheçam os objetivos organizacionais, mas trabalhem com colaboração, cooperação, afinco e dedicação, em prol dos mesmos.
O administrador Ă© um exĂmio identificador e solucionador de problemas. Age em tempo hĂĄbil, procurando fazer do tempo o seu aliado e das pessoas que compĂ”em a equipe verdadeiros parceiros, proporcionando que a organização atenda as perspectivas destes e que estes atendam as perspectivas da organização.
O administrador nunca deixa de atualizar seus conhecimentos, estĂĄ sempre buscando-os, pois, tem plena consciĂȘncia que, o saber Ă© inesgotĂĄvel e que para crescer profissionalmente precisa saber mais e mais, para assim, fazer o diferencial no mercado.
Possui uma capacidade de relacionamento invejĂĄvel, pois, sabe que depende das pessoas para se obter o resultado desejado.
O administrador alĂ©m de atuar com profissionalismo e de preocupar-se em demasia com o seu nome, se preocupa tambĂ©m, com suas atitudes, comportamentos e condutas, pois, sabe que Ă© um ser humano notado e visado dentro e fora da organização, tem consciĂȘncia que seu estilo influencia o comportamento das pessoas e que qualquer deslize Ă© imperdoĂĄvel e pode ter a conotação de perdas, caso nĂŁo sejam condizentes com a polĂtica organizacional em que estĂĄ inserido. Cidadania e Ă©tica sĂŁo palavras que estĂŁo presentes de fato na vida profissional de um administrador.
Sem o administrador, a organização não descobrirå o caminho, não saberå quais estratégias utilizar e como resultado, não chegarå a lugar algum.
15/10/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php