PENSANDO EM DISCIPLINA
A DISCIPLINA NA ARTE
English:
http://www.bamm.org.uk/restofeurope/mosaic_art_of_saimir_strati.htm
Saimir Strati - Arte com Pregos. O retrato de Leonardo Da Vinci ocupou um espaço no Guinnes Book of Records como o maior mosaico jå feito.
Veja mais fotos da obra: http://www.ptpac.com/index.php?ID=7420
(Colaboração: Lucia)
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Disciplina! Atributo valioso nos dias atuais.
Por Adm. Marizete Furbino
"Talento sem autodisciplina Ă© como um polvo de patins: hĂĄ muito movimento, mas nunca se sabe se irĂĄ para frente, para trĂĄs ou para os lados." Jackson Brown Jr.
Essa atitude denominada disciplina Ă© determinante na vida de cada profissional. Sem autodisciplina o profissional dificilmente terĂĄ sucesso. Impor uma disciplina a si prĂłprio Ă© condição indispensĂĄvel para que se alcance ĂȘxito nas açÔes e, por conseguinte, obter o resultado alĂ©m do esperado.
A princĂpio, ter disciplina parece ser algo difĂcil de alcançar, mas Ă© importante salientar que disciplina se aprende e se desenvolve. Pode-se conseguir isso com o implemento de novos hĂĄbitos, desenvolvendo atitudes e posturas diferenciadas diante da vida profissional, priorizando suas metas, canalizando energias e esforços naquilo que se propĂ”e de fato realizar, para que vocĂȘ consiga alcançar algo.
Nos dias atuais, muito Ă© exigido do profissional; alĂ©m de conhecimento, muita responsabilidade, dedicação, esforço, auto-estima, muita determinação, comprometimento, talento, envolvimento e muita disciplina. AtravĂ©s da disciplina o profissional atua de forma concentrada, priorizando suas metas, trabalhando em prol das mesmas, alcançando maior equilĂbrio no que tange Ă melhor administração do tempo e assim, com muita responsabilidade, determinação e flexibilidade, possui maior chance de alcançar o tĂŁo desejado sucesso.
Com efeito, podemos dizer que Disciplina Ă© a palavra de ordem quando o assunto Ă© crescimento profissional e isto nĂŁo se pode olvidar. O profissional que nĂŁo dirige sua vida pautada na disciplina, tende a culpar o prĂłximo e os momentos circunstanciais pelas suas falhas. Esse profissional Ă© incapaz de definir seus propĂłsitos, Ă© igualmente incapaz de enxergar o caminho e qual a melhor forma de caminhar e, se assim o for, como o mercado estĂĄ cada vez mais exigente, correrĂĄ risco de ser âcarta fora do baralhoâ, ou seja, de ser expulso do mesmo.
Todo profissional que se preze deve cultivar a autodisciplina. AtravĂ©s da autodisciplina torna-se possĂvel conciliar vida pessoal e vida profissional, atendendo ambas, sem temer e/ou deixar enfraquecer qualquer iniciativa. A implementação desta habilidade se dĂĄ quando existir o querer dentro de cada ser. Tudo começa a partir do querer. HĂĄ que se despertar esse querer dentro de vocĂȘ, e sĂł assim vocĂȘ estarĂĄ motivado a querer fazer. Ă a partir desse momento que tudo poderĂĄ mudar.
Somados a isso, além de incorporar a autodisciplina em nossas vidas, torna-se necessårio manter o foco, visualizando claramente o que se quer alcançar e através deste controle não ocorrerå o que chamamos de dispersão; por conseguinte, o alvo terå maior probabilidade de ser atingido em um espaço menor de tempo e com maior qualidade.
Nesse particular, devemos ter em mente que Ă© imprescindĂvel sermos bons profissionais. Ă saudĂĄvel e desejĂĄvel a busca por novos caminhos e novas estratĂ©gias; ser disciplinado Ă© fator indispensĂĄvel para que tudo aconteça conforme o esperado.
Com efeito, Ă© de suma importĂąncia lembrar que pessoas determinadas sabem qual o alvo que se quer atingir e qual o caminho a percorrer, buscando sempre a autodisciplina, e assim fica tudo mais fĂĄcil, pois o caminho pode ser ĂĄrduo, mas a determinação e a vontade de realização falam mais alto. Pode parecer irreal ou um tanto neurĂłtico um profissional obstinado com fĂ©rrea disciplina como o que desenhamos acima. Ocorre que Ă© exatamente este o comportamento dos vencedores. Deve-se separar o que Ă© uma legĂtima neurose do que vem a ser um comportamento de autodisciplina, este necessariamente voltado para algo produtivo, ao contrĂĄrio da neurose, que desgasta o indivĂduo para coisas que nĂŁo tĂȘm a menor importĂąncia.
Nesse diapasĂŁo, o que se verifica Ă© que atitude e comportamento sĂŁo duas virtudes determinantes na vida de qualquer profissional, o que Ă© conseguido atravĂ©s de mudança de postura diante dos fatos, enfim, diante da vida, atravĂ©s de muito esforço, dedicação e empenho. Um profissional com tais caracterĂsticas possuirĂĄ maior tolerĂąncia em relação Ă s incertezas, maior confiabilidade em si prĂłprio, determinação e responsabilidade, transpondo os obstĂĄculos que irĂŁo surgir no meio da caminhada e, nesta Ăłtica, estes se tornam sede insaciĂĄvel e, como conseqĂŒĂȘncia, o alcance do rebento denominado sucesso em tudo que se propuser a fazer.
Pensando assim, nada mais oportuno dizer que o profissional nĂŁo deve perder mais tempo, começando imediatamente a exercitar a autodisciplina, enxergando que o maior beneficiĂĄrio disso tudo serĂĄ uma sĂł pessoa: vocĂȘ.
14/04/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php