EXPLOSĂO DE FORMA V
O "PEPINO"
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O "Pepino". Localizado no centro financeiro de Londres, o 30 St. Mary Axe Ă© apelidado de the gherkin (o pepino) por causa de seu formato. Tem 180 metros, o que equivale a trĂȘs vezes a altura das cataratas do NiĂĄgara. O restaurante e o lounge bar, que ficam no topo do prĂ©dio de escritĂłrios proporcionam uma vista preivilegiada da capital inglesa. A visitação pĂșblica sĂł Ă© permitida no andar tĂ©rreo do edifĂcio.
The "Gherkin". Located in London's financial center, the building at 30 St. Mary Axe is nicknamed the "gherkin" because of its shape. It's over 500 feet tall, which is the equivalent of three times the height of the Niagara Waterfalls. The restaurant and lounge bar at the top offer a privilleged view of the city. Visitors are allowed only to the main floor of the edifice.
Fonte: Tam Nas Nuvens - Abril 2008.
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ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Networking: Um Grande Capital!
Por Adm. Marizete Furbino
"Procure relacionamentos e comunidades que reforcem seu compromisso de adotar escolhas que promovam a vida". (David Simon)
A palavra networking traz em seu cerne um conceito de grande valia para o profissional do sĂ©culo XXI, pois, diante deste mercado altamente competitivo, repleto de mudanças e incertezas, sua rede de contactos e/ou rede de relacionamentos, pode ser considerada um grande capital, uma vez que contribui para abrir caminhos no momento em que oferece e multiplica as possibilidades advindas das informaçÔes e dos conhecimentos das pessoas que fazem parte desta rede, minimizando riscos e maximizando oportunidades no que tange Ă sua carreira profissional e aos negĂłcios; portanto, o profissional que estĂĄ atento ao mercado deve preocupar-se em criar condiçÔes para montar, manter e expandir sua rede de contactos, demonstrando sempre estar aberto e bem disposto em conhecer novas pessoas, buscando novos relacionamentos, tendo a cautela de trabalhar sua rede de contactos com muita sabedoria, integridade, autenticidade, Ă©tica e transparĂȘncia, cultivando-a e cativando-a, cuidando sempre para que a mesma cresça e fortaleça a cada dia, consolidando assim, em um forte capital social.
Estamos diante de um novo cenĂĄrio de mercado, cenĂĄrio este que com a globalização passou a ser sem fronteiras, onde o ser humano Ă© considerado um grande capital intelectual e o fator sine qua non de sucesso advĂ©m dos ârelacionamentosâ; sendo assim, este prĂłprio cenĂĄrio, alĂ©m de âempurrarâ o profissional para resgatar o âcomo viver e trabalhar em equipeâ exige tambĂ©m que este profissional seja prĂł-ativo em meio a tantas mudanças e incertezas, devendo assim, nĂŁo apenas saber compartilhar informaçÔes e conhecimentos, mas somar esforços e forças em prol de objetivos comuns, com muita competĂȘncia, idoneidade, interesse, dinamismo, simpatia e empatia, devendo tambĂ©m saber trabalhar seu networking (rede de relacionamentos) de forma a fazer conexĂ”es no que tange sua vida pessoal, profissional e organizacional; caso contrĂĄrio, este profissional estarĂĄ fadado ao fracasso e terĂĄ grande probabilidade de naufragar no mercado.
Nesse contexto, Ă© importante perceber que as pessoas que compĂ”em seu networking se tornarĂŁo seus grandes aliados. Buscar o apoio destes integrantes se tornou, alĂ©m de imprescindĂvel neste cenĂĄrio cuja competitividade Ă© tamanha e acirrada, um diferencial, uma vez que em meio a inĂșmeros profissionais bem preparados, especializados, qualificados e competentes, inĂșmeros currĂculos chegam Ă s empresas, e estes correm grande risco de serem deletados e/ou engavetados. No entanto, o que faz toda a diferença no momento da contratação e/ou recolocação Ă© a indicação e/ou a recomendação advinda de sua rede de relacionamentos.
Contudo, sua rede de contactos deverĂĄ ser escolhida e construĂda ao longo de sua carreira profissional; caso contrĂĄrio, nĂŁo terĂĄ o retorno esperado, quando realizada nos momentos considerados cruciais, conduzindo-o ao desespero. Sendo assim, Ă© de suma importĂąncia iniciar jĂĄ sua rede de contactos. Uma das maneiras mais eficazes de iniciar esta rede Ă© integrando-se a grupos que permitam a vocĂȘ iniciar sua rede de relacionamentos, seja grupo de estudo, de dança, de igreja, grupos da mesma especialidade que a sua, etc. Participe tambĂ©m de encontros como em seminĂĄrios, congressos, conferĂȘncias, coquetĂ©is, jantares e outros. Durante esses encontros, Ă© de extrema importĂąncia que vocĂȘ tome iniciativas e alĂ©m de realizar a troca de cartĂ”es de visitas e, no momento certo, procurar demonstrar com sutileza seus pontos fortes, bem como suas caracterĂsticas e qualidades, para assim, ser lembrado em momento a posteriori.
Como se nota, nesta caminhada, o profissional deverĂĄ ser atencioso e cortĂȘs para com todas as pessoas, respondendo em tempo hĂĄbil os e-mails recebidos, retornando telefonemas, agradecendo os convites; enfim, o profissional deve perceber que a educação e a simpatia nos dias atuais se tornaram tambĂ©m um diferencial. A isto denomina-se elegĂąncia, que obviamente nĂŁo se resume ao ato de se vestir adequadamente ao momento, mas principalmente ao comportamento e ao carĂĄter da pessoa. Assim, falar e olhar diretamente nos olhos do outro demonstrando interesse, nĂŁo se vangloriar de dinheiro ou conquistas financeiras, evitar comentĂĄrios maldosos sobre terceiros, tudo isso Ă© elegante e tem valor inestimĂĄvel para se construir uma rede de contatos ou networking.
Nesse sentido, sob o ponto de vista corporativo, é de suma importùncia que os empreendedores percebam que seu networking é de grande valia também no que tange a vida corporativa, uma vez que sua empresa através desta valiosa ferramenta terå a possibilidade e a oportunidade de obter grandes negócios, alcançar novos mercados, ganhar notoriedade, realizar grandes parcerias, captar recursos humanos talentosos e se prosperar, através das informaçÔes, dos conhecimentos e relacionamentos advindos desta mesma rede, o que irå contribuir para impulsionar sua empresa a um crescimento futuro.
Somados a isso, Ă© importante enfatizar que os profissionais, assim como as empresas que nĂŁo criarem e/ou nĂŁo cultivarem seu networking, alĂ©m de nĂŁo progredirem, correm sĂ©rio risco de estagnação, e naturalmente podem ser esmagados pelo mercado, uma vez que toda relação nesta ĂĄrea depende em demasia de tĂȘ-la previamente construĂdo.
28/01/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
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