LIDERANĂA GLOBAL
LIDERANĂA E PROTESTO
English:
http://www.daylife.com/photo/04Ue5296Ssa2M/French_climber_Alain_Robert%2C_also_known_as
Alemanha - O francĂȘs Alain Robert, conhecido como homem-aranha, escala prĂ©dio de 154 m para protestar contra o G8 e o aquecimento global, em Frankfurt. Os lĂderes das principais economias do mundo estĂŁo reunidos no JapĂŁo. Na faixa se lĂȘ: "G8, o aquecimento global mata mais que o 11 de setembro toda semana".
Fonte: Terra - 07/07/08.
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2993387-EI1141,00.html
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Sendo um LĂder VisionĂĄrio!
Por Adm. Marizete Furbino
"Os grandes lĂderes sĂŁo como os melhores maestros - eles vĂŁo alĂ©m das notas para alcançar a mĂĄgica dos mĂșsicos." (Blaine Lee)
Nos dias atuais, com excessiva competição, torna-se de fundamental importĂąncia conhecer e compreender as necessidades dos clientes e ser, alĂ©m de um intra-empreendedor, um lĂder visionĂĄrio, lĂder este, focado no futuro, possuidor de uma visĂŁo micro e macro do negĂłcio e do mercado, capaz de discernir e prever se antevendo ao futuro.
Podemos ressaltar que este profissional Ă© indispensĂĄvel numa empresa que quer ser competitiva no mercado. Para tal, deve-se identificar o profissional que tenha tal talento e tĂȘ-lo a todo custo na empresa. Mas deve-se, igualmente, ter extremo cuidado e saber distinguir um âvisionĂĄrio realistaâ de um âvisionĂĄrio deliranteâ. Nem sempre isso Ă© fĂĄcil, jĂĄ que a fronteira entre o âousar de forma conseqĂŒente e com pĂ© no chĂŁoâ e o âousar de forma delirante e onĂricaâ Ă© bem tĂȘnue. Grandes idĂ©ias que foram ousadas e deram certo sĂŁo diferentes de idĂ©ias delirantes que submergiram uma empresa. Testes psicolĂłgicos especĂficos podem ajudar na seleção de um profissional com as caracterĂsticas de lĂder visionĂĄrio conseqĂŒente. Outra estratĂ©gia para preservar a empresa de aborrecimentos futuros Ă© acatar idĂ©ias novas desse profissional recĂ©m-contratado e a quem se atribui a caracterĂstica de âlĂder visionĂĄrioâ, mas que tenham baixo impacto nos negĂłcios da empresa. Ă medida que a confiança cresce, idĂ©ias mais ousadas e de maior impacto podem ser aceitas.
Dentro desse contexto, atravĂ©s de um comportamento dinĂąmico, ativo, e prĂł-ativo no exercĂcio da função, observa-se que, o lĂder visionĂĄrio Ă© capaz de enxergar oportunidades onde ninguĂ©m as vĂȘ, e, por conseguinte, obter alĂ©m do resultado esperado, poder, fazendo assim, o seu diferencial.
Nesse sentido, Ă medida que enxerga a realidade em que a empresa estĂĄ inserida, e atravĂ©s do exercĂcio do pensar e do repensar sobre o posicionamento da empresa frente ao mercado, o lĂder visionĂĄrio possui a capacidade de nĂŁo apenas desvendar a realidade existente, mas de realizar adaptaçÔes, bem como provocar mudanças necessĂĄrias e, em tempo hĂĄbil, transformar a realidade encontrada, criando e inovando sempre, colocando em prĂĄtica suas idĂ©ias e procurando realizar um verdadeiro trabalho em equipe preocupando-se em atuar de forma a estabelecer parcerias com todos os stakeholders, com a finalidade de desenvolver, crescer e melhorar cada vez mais a empresa no qual exerce sua função atravĂ©s da prĂł-atividade.
Deve-se ressaltar também que, por meio de sua autoconfiança, se permite correr riscos, ousar e até mesmo errar, o que contribui para que a empresa não apenas alcance resultados além do esperado, mas esteja um passo à frente das ameaças do mercado.
AtravĂ©s de sua competĂȘncia, habilidades e conhecimentos, o lĂder visionĂĄrio passa a ser um exemplo para a empresa, pois, alĂ©m de ter uma clara visĂŁo de onde quer chegar e qual o caminho a percorrer, nĂŁo perde o foco e nem a visĂŁo um instante sequer; possui um incansĂĄvel entusiasmo, irradiando luz e energia a todos ao seu redor, incentivando e conseguindo mobilizar todos a prosseguirem a caminhada em prol de objetivos comuns, e com muita garra e muita vontade de vencer, se esforça ao mĂĄximo em prol da empresa, dando o melhor de si e sendo um agente de mudanças assim como um agente transformador, dando sempre a sua contribuição de forma perene e deste modo conduzindo a empresa Ă âdecolagemâ frente ao mercado.
Somados a isso, o lĂder visionĂĄrio, alĂ©m de ser cheio de sonho e de fĂ©, acredita piamente no resultado favorĂĄvel e correspondente a seus ideais, enxerga âanos-luzâ Ă frente dos demais profissionais, o que o permite transformar dificuldades, obstĂĄculos e ameaças em oportunidades, fazendo destes entraves um âtrampolimâ.
Sabedor de que, apenas atravĂ©s da soma Ă© que se consegue um bom resultado, o lĂder visionĂĄrio, alĂ©m de deixar claro para todos da empresa a sua visĂŁo e a sua proposta de trabalho, age de forma bastante otimista e nĂŁo se deixa abater pelos obstĂĄculos e dificuldades encontradas, esbanjando sempre muita energia, muito entusiasmo e muita vontade de fazer acontecer, ficando sempre bem atento ao seu propĂłsito e, dessa forma, surpreendendo sempre os demais profissionais com os resultados alcançados.
Um outro aspecto que devemos ressaltar Ă© a sua transparĂȘncia no exercĂcio da função, sua boa comunicação e seu poder de persuasĂŁo. Envolve todos ao seu redor despertando e criando um forte espĂrito de equipe, onde todos, ou a maioria, aprende a admirĂĄ-lo por sua sabedoria; assim, possui o poder de converter tanto os clientes internos quanto os clientes externos em fĂŁs incondicionais, levando todos os envolvidos a abraçarem e a defenderem determinada causa.
Somados a isso o lĂder visionĂĄrio geralmente Ă© cercado por pessoas que compartilham de sua visĂŁo e que contribuem de alguma forma para fazer das probabilidades possibilidades, das idĂ©ias e dos projetos, realidade.
Como Ă© bastante focado, tem um propĂłsito definido, nĂŁo admite ser disperso. Assim, com a cabeça erguida e os pĂ©s no chĂŁo, exerce o papel de mediador, orientando e fornecendo aos demais, subsĂdios no que tange ao alcance dos resultados; portanto, transfere simultaneamente o papel de lĂder aos liderados, somando forças juntamente com toda equipe e mantendo sempre o foco no alvo a ser atingido, nĂŁo se deixando dispersar e nem se abater frente Ă s dificuldades.
Entretanto, Ă© muito exigente e, por conseguinte, nĂŁo consegue agradar a todos, mas, os profissionais que permanecem ao seu lado, sĂŁo extremamente motivados, satisfeitos e comprometidos.
Finalmente, reconhece que estĂĄ de passagem pelo cargo de liderança; portanto, tem a humildade para reconhecer que estĂĄ na liderança para servir, para somar forças e assim, cria e articula sua visĂŁo envolvendo os demais profissionais da empresa, procurando fazer o que for preciso em prol da eficiĂȘncia, eficĂĄcia, e melhoria contĂnua, procurando sempre realizar um trabalho conjunto para acertar o alvo, perseguindo assim, o objetivo desejado.
Diante do exposto constata-se que, em meio a trajetĂłria neste mercado selvagem, Ă© de suma importĂąncia que a empresa seja composta e apĂłie lĂderes visionĂĄrios, pois, sĂŁo profissionais, altamente comprometidos e de visĂŁo estratĂ©gica intensa, o que constitui em uma vantagem competitiva e contribui para que a empresa faça a diferença e decole no mercado por um perĂodo mais longo de tempo.
24/03/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php