5% OU 95%? ONDE VOCĂ SE ENCAIXA?
VAMOS ABRIR OS OLHOS?
Estamos viajando de olhos vendados.
Confira a charge!
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/07/07.
"Os mais inteligentes em cargos de comando sĂŁo aqueles que conseguem despertar nos outros a sensação de que fazem parte de um projeto maior. Ă uma caracterĂstica que separa os chefes que ficarĂŁo na histĂłria dos que serĂŁo esquecidos"
(Howard Gardner - Psicólogo americano). Fonte: Veja - Edição 2.018.
5% OU 95%? ONDE VOCĂ SE ENCAIXA?
TĂnhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo apĂłs a semana da PĂĄtria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silĂȘncio.
Com grande dose de paciĂȘncia tentou começar a aula, mas vocĂȘ acha que minha turma correspondeu ? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silĂȘncio educadamente.
NĂŁo adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aĂ que o velho professor perdeu a paciĂȘncia e deu a maior bronca que eu jĂĄ presenciei.
Veja o que ele disse:
- "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma Ășnica vez", disse, levantando a voz e um silĂȘncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
- "Desde que comecei a lecionar, isso jĂĄ faz muito anos, descobri que nĂłs professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco sĂŁo realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; sĂŁo medĂocres e passam pela vida sem deixar nada de Ăștil.
O interessante Ă© que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocĂȘs prestarem atenção, notarĂŁo que de cem professores, apenas cinco sĂŁo aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco sĂŁo excelentes; de cem motoristas de tĂĄxi, apenas cinco sĂŁo verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco sĂŁo verdadeiramente especiais. Ă uma pena muito grande nĂŁo termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possĂvel, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, entĂŁo teria o silĂȘncio necessĂĄrio para dar uma boa aula e dormiria tranqĂŒilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente nĂŁo hĂĄ como saber quais de vocĂȘs sĂŁo estes alunos. SĂł o tempo Ă© capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusĂŁo que estarĂĄ sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocĂȘs sempre poderĂĄ escolher a qual grupo pertencerĂĄ. Obrigado pela atenção e vamos Ă aula de hoje".
Nem preciso dizer o silĂȘncio que ficou na sala e o nĂvel de atenção que o professor conseguiu apĂłs aquele discurso.
AliĂĄs, a bronca tocou fundo em todos nĂłs, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto ?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não hå como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirå a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa Ă© certa: se nĂŁo tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se nĂŁo tentarmos fazer tudo o melhor possĂvel, seguramente sobraremos na turma do resto.
(Colaboração: H.N.)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php