PENSANDO NOS GLADIADORES
ROMAN GLADIATOR SCHOOL IN AUSTRIA (ESCOLA DE GLADIADORES)
English:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2034020/Archaeologists-discover-remains-Roman-gladiator-school-Austria.html
Foi encontrada em Viena (Ăustria) uma escola para gladiadores romanos "imensa e bem preservada" de 1,7 mil anos. Os pesquisadores chegaram atĂ© ela usando imagens de radar em 3D. O complexo tem 40 celas para os lutadores (a maioria, criminosos condenados e prisioneiros de guerra), uma ĂĄrea de treinamento e outra para banho. Do lado de fora, algo que parece um cemitĂ©rio para quem morresse durante o treino. Na Ă©poca, a cidade tinha 50 mil habitantes.
Fonte: Aventuras na História - Edição 99.
Mais detalhes:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2034020/Archaeologists-discover-remains-Roman-gladiator-school-Austria.html
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
SHOW DE INTOLERĂNCIA
O show blitz em BH sĂł nĂŁo tem mais dimensĂŁo e eco porque as emissoras de TV daqui nĂŁo tĂȘm equipe suficiente para cobrir os flagrantes nas madrugadas, tampouco BH tem celebridades como o Rio de Janeiro e SĂŁo Paulo para "brilhar" nesta telinha. SĂĄbado Ășltimo, mais uma super blitz aconteceu na BR-356, entre o posto Ale o trevo do BH Shopping.
Ainda sobre as blitze da Lei Seca
HĂ , hĂĄ que surgir um deputado federal que tenha coragem de propor uma tolerĂąncia maior na quantidade de ĂĄlcool ingerida.
Quem curte uma taça de vinho é punido como quem abusa na balada e sai pelas madrugadas de carro.
Paulo Navarro (www.pnc.com.br) - Fonte: O Tempo - 29/09/11.
OS BENEFĂCIOS DO ĂLCOOL
Novas pesquisas demonstram que, na medida certa, o ĂĄlcool traz benefĂcios Ă saĂșde.
Todos os detalhes:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/aprecie-com-moderacao-os-estudos-que-demonstram-os-beneficios-do-alcool.
Kåtia Perin - Fonte: Veja - Edição 2237.
C'EST LA GUERRE
As guerras nĂŁo sĂŁo feitas para serem vencidas, mas para serem contĂnuas. Cito de memĂłria um diĂĄlogo de George Orwell ("1984"), uma ficção cientĂfica que, em alguns momentos, Ă© mais cientĂfica do que ficção. Sobretudo quando mostra a sociedade humana em busca de seu ponto Ăłtimo, de sua perfeição, da qual resulta a pior e mais cruel forma de tirania.
Em nome do bem supremo, da paz social e pessoal, o Estado toma conta de tudo, dispondo de uma tecnologia avançada que vigia cada ato do cidadão, punindo com a tortura e a morte aqueles que de alguma forma não seguem as regras do poder encarnado no Grande Irmão -ou seja, o próprio Estado.
Na realidade, essa sociedade perfeita criada por Orwell estĂĄ em permanente guerra com outras sociedades ou consigo mesma. As batalhas se sucedem e se alternam, uma Ă© ganha, outra Ă© perdida, nĂŁo tem importĂąncia. A guerra Ă© como o show que nĂŁo pode parar, ganha-se uma para ter direito a entrar em outra.
Olhando a história da humanidade de um ponto de vista neutro, chega-se à conclusão de que uma prepara a outra, não importa o vencedor. O espaço é pouco para detalhar exemplos históricos, mas fiquemos no tempo mais recente. A cadeia de lutas, com ou sem intervalos regulares, constitui a própria história.
A guerra de 1914 preparou a de 1939, que por sua vez preparou a Guerra da Coreia, a do VietnĂŁ, as crises de Berlim, a Guerra Fria, a crise do Oriente MĂ©dio, os conflitos regionais na Europa central, no PaquistĂŁo, no Iraque etc.
NĂŁo hĂĄ ainda uma guerra total. A prĂłpria tecnologia criou armamentos em que nĂŁo haverĂĄ lucro algum em qualquer conflito mundial.
Criarå apenas as condiçÔes latentes para que as guerras, vencidas ou perdidas, continuem a dar a régua e o compasso da sociedade humana.
Carlos Heitor Cony - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/10/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php