PENSANDO NA LITERATURA
OS "MILAGRES" DA LEITURA...
English:
http://well.blogs.nytimes.com/2013/10/03/i-know-how-youre-feeling-i-read-chekhov/?_r=0
More Details:
Haaslearning.wordpress.com/reading-better-social-skill
Cambridge Universityâs Darwin College â
http://www.darwin.cam.ac.uk/
Facebook.com/DarwinCambridge
University of Toronto â
http://www.utoronto.ca/
https://www.facebook.com/#!/UTSU98?fref=ts
Seton Hill University â
http://www.setonhill.edu/
https://www.facebook.com/SetonHill
Literatura melhora traquejo social. Literatura melhora percepção dos sentimentos alheios.
Digamos que vocĂȘ esteja se aprontando para um encontro romĂąntico Ă s cegas ou para uma entrevista de emprego. O que vocĂȘ deve fazer para se preparar? AlĂ©m de tomar banho e se barbear, Ă© claro, seria o caso de ler -mas nĂŁo qualquer coisa. Algo de Tchekhov ou de Alice Munro ajudarĂĄ vocĂȘ a navegar pelo novo territĂłrio social e a interpretar emoçÔes melhor do que com a ficção popular ou a nĂŁo ficção.
Segundo um estudo recente, a ficção literĂĄria deixa mais espaço para a imaginação, estimulando os leitores a fazer inferĂȘncias sobre os personagens e a serem sensĂveis a complexidades e nuances emocionais.
"Por isso amo a ciĂȘncia", disse Louise Erdrich, cujo romance "The Round House" foi usado na experiĂȘncia. Os pesquisadores, segundo ela, "provaram como sĂŁo verdadeiros os benefĂcios intangĂveis da ficção literĂĄria".
NĂŁo Ă© nova a ideia de que nossas leituras podem influenciar nossas habilidades sociais e emocionais. Pesquisas anteriores jĂĄ haviam correlacionado vĂĄrios tipos de leitura Ă empatia e Ă sensibilidade. Recentemente, cientistas usaram testes de percepção da inteligĂȘncia emocional para estudar crianças com autismo.
Mas os especialistas dizem que a nova descoberta foi poderosa por ter sugerido um efeito direto e quantificĂĄvel da literatura, mesmo quando lida por poucos minutos.
O estudo, publicado em 3 de outubro pela revista "Science", mostrou que apĂłs ler ficção literĂĄria, em vez de ficção popular ou nĂŁo ficção sĂ©ria, as pessoas tinham melhor desempenho em testes que mensuravam a empatia, a percepção social e a inteligĂȘncia emocional -habilidades que vĂȘm a calhar quando se tenta ler a linguagem corporal de alguĂ©m ou avaliar o que os outros podem estar pensando.
Nicholas Humphrey, professor emérito do Darwin College, da Universidade de Cambridge, que não se envolveu na pesquisa, disse que jå era de se esperar que a leitura em geral tornasse as pessoas mais predispostas à empatia e à compreensão. "Mas separar a ficção literåria e demonstrar que ela tem efeitos diferentes das outras formas de leitura é notåvel."
Os autores do estudo e outros psicĂłlogos acadĂȘmicos disseram que tais conclusĂ”es deveriam ser consideradas pelos educadores que concebem os currĂculos, especialmente aqueles que hoje se inclinam por tarefas de leitura de nĂŁo ficção.
"Francamente, concordo com o estudo", disse Albert Wendland, que dirige um mestrado sobre ficção popular na Universidade Seton Hill, em Nova Jersey. "Ao fazer narrativas sensĂveis e longas da vida das pessoas, esse tipo de ficção estĂĄ literalmente se colocando na posição de outrem -vidas que poderiam ser mais difĂceis, mais complexas, mais do que aquilo com que vocĂȘ poderia estar acostumado na ficção popular." Ele acrescentou: "Talvez a ficção popular seja uma forma de lidar mais com seu prĂłprio ser, talvez com os prĂłprios desejos e necessidades".
Na ficção popular, disse o doutorando David Comer Kidd, um dos pesquisadores do estudo, "realmente o autor estĂĄ no controle, e o leitor tem um papel mais passivo". Na ficção literĂĄria, como nas obras de DostoiĂ©vski, "nĂŁo hĂĄ uma voz Ășnica e abrangente", disse ele. "Cada personagem apresenta uma versĂŁo diferente da realidade, e elas nĂŁo sĂŁo necessariamente confiĂĄveis. VocĂȘ precisa participar como leitor dessa dialĂ©tica, o que Ă© realmente algo que vocĂȘ precisa fazer na vida real."
Emanuele Castano, professor de psicologia e outro autor do estudo, acrescentou que, em muitos casos, "a ficção popular parece mais focada na trama". "Os personagens podem ser intercambiåveis e geralmente mais estereotipados na forma como são descritos."
Em um teste, os pesquisadores da Nova Escola de Pesquisas Sociais, em Nova York, pediram a pessoas que haviam acabado de ler determinados trechos por poucos minutos que estudassem fotos de pares de olhos e encontrassem um adjetivo que melhor descrevesse a emoção demonstrada em cada fotografia.
SerĂĄ que a mulher de olhar enevoado estĂĄ perplexa ou duvidosa? E o homem de olhos semicerrados, estarĂĄ desconfiado ou indeciso? Ela estĂĄ interessada ou irritada, sedutora ou hostil? SerĂĄ que ele estĂĄ fantasiando ou se sentindo culpado, estĂĄ dominante ou horrorizado? Ou estarĂĄ chateado pelo fato de suas açÔes de uma empresa de tecnologia terem perdido meio por cento na Nasdaq num pregĂŁo noturno depois das Ășltimas notĂcias sobre o Oriente MĂ©dio? (Estou brincando -essa Ășltima alternativa nĂŁo estava no teste.)
Os pesquisadores concluĂram que pessoas que leram ficção literĂĄria tiveram resultados melhores do que quem leu ficção popular ou nĂŁo ficção.
Quem leu ficção popular cometeu tantos erros quanto quem não leu nada, descobriram eles.
HĂĄ muita coisa que o estudo nĂŁo aborda: passar trĂȘs meses lendo Charles Dickens ou Jane Austen produziria efeitos maiores ou menores, ou nĂŁo teria influĂȘncia? SerĂĄ que os resultados se manteriam se a mesma pessoa lesse todos os tipos de material?
Seja como for, Erdrich, a romancista, disse que o estudo a fez se sentir "pessoalmente animada".
"Os escritores costumam ser solitĂĄrios obsessivos, especialmente os literĂĄrios. Ă legal que digam que o que escrevemos tem valor social", afirmou ela.
"No entanto, eu continuaria escrevendo mesmo que os romances fossem inĂșteis."
Por Pam Belluck â Fonte: Folha de S.Paulo â 15/10/13.
Reportagem original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
http://well.blogs.nytimes.com/2013/10/03/i-know-how-youre-feeling-i-read-chekhov/?_r=0
Mais detalhes:
Haaslearning.wordpress.com/reading-better-social-skill
Darwin College, da Universidade de Cambridge â
http://www.darwin.cam.ac.uk/
Facebook.com/DarwinCambridge
Universidade de Toronto -
http://www.utoronto.ca/
https://www.facebook.com/#!/UTSU98?fref=ts
Universidade Seton Hill â
http://www.setonhill.edu/
https://www.facebook.com/SetonHill
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
COMPANHIAS AĂREAS
O que vocĂȘ leva em consideração na hora de escolher sua companhia aĂ©rea? Assentos mais espaçosos? Facilidades tecnolĂłgicas na hora do check-in? O serviço de bordo faz diferença? Em voos mais longos, o leque de entretenimento da aeronave ganha pontos na sua avaliação?
Escolher a companhia aĂ©rea para voar no Brasil depende do que pesa mais no gosto do freguĂȘs: conforto, serviços extras ou entretenimento.
Se o critĂ©rio for espaço para esticar as pernas, vence a Avianca: a empresa tem todas as suas 41 aeronaves com distĂąncia entre as poltronas superior a 73 centĂmetros.
A empresa Ă© a Ășnica a ter 100% da frota dentro da faixa A na escala de espaço entre poltronas elaborada pela Anac (AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil) --que vai de A, mais espaçoso, a E, mais apertado (leia mais na pĂĄg. F7).
Embora o conforto seja importante, a experiĂȘncia de voo nĂŁo Ă© definida sĂł por ele. O entretenimento a bordo, por exemplo, pode fazer a diferença --especialmente em trajetos mais longos.
Nesse quesito, hå uma vantagem para a Azul. A companhia tem 32% da frota com telas individuais. São 40 jatos Embraer que exibem 23 canais de TV ao vivo; também hå rådio à disposição.
Na Avianca, 29% da frota tem entretenimento individual, com opçÔes de sĂ©ries, documentĂĄrios e mĂșsica. SĂŁo 12 Airbus A319 e A320 que servem, inclusive, a rotas como a ponte aĂ©rea Rio-SĂŁo Paulo e a cidades como BrasĂlia.
SANDUĂCHE FRIO
Foi-se o tempo do serviço de bordo com refeiçÔes fartas e talheres de metal. Mas, antes de ralhar, saiba: Ă© assim no mundo todo (com raras exceçÔes, como aĂ©reas asiĂĄticas e ĂĄrabes) --tendĂȘncia de uma indĂșstria que passou a enxugar custos ao mĂĄximo.
Hoje, no Brasil, sanduĂches e bebida sem ĂĄlcool sĂŁo regra.
A Avianca Ă© a Ășnica a ter sanduĂches quentes. Na Azul, sĂŁo snacks, como salgadinhos. Na TAM, sanduĂches (frios) sĂł tĂȘm vez em voos mais longos e na ponte aĂ©rea.
A Gol cobra pelo serviço em 70% de suas rotas --medida comum no exterior, em companhias "low cost".
Companhias aéreas embutem o custo do serviço de bordo no preço do bilhete. A Gol argumenta que o modelo pago desse serviço acaba com essa relação e permite uma oferta maior de produtos.
PELO SMARTPHONE
Se ficam atrĂĄs da concorrĂȘncia em termos de conforto e serviço de bordo, as lĂderes de mercado, TAM e Gol, sĂŁo as companhias que mais facilitam a vida do passageiro com tecnologias de compra de passagens, embarque e check-in.
As duas permitem fazer o check-in pelo celular e liberam o uso do aparelho como cartĂŁo de embarque. A tecnologia dispensa o passageiro da obrigatoriedade de ir ao balcĂŁo no aeroporto e elimina a necessidade de cartĂŁo de embarque em papel.
Azul e Avianca, por enquanto, nĂŁo oferecem essas facilidades.
ONDE SABER MAIS
Companhias
Avianca
Capitais 0800-2866543
Outras 0300-7898160
http://www.avianca.com.br/ecommerce/
https://www.facebook.com/AviancaBrasil
Azul
SĂŁo Paulo 4003-1118
Outras 0800-8871118
http://www.voeazul.com.br/
Facebook.com/AzulLinhasAereas
Gol
0800-7040465
http://www.voegol.com.br/pt-br/Paginas/default.aspx
https://www.facebook.com/voegol
TAM
0800-123200
http://www.tam.com.br
https://www.facebook.com/TAMAirlines
AEROPORTOS
Anac
0800-7254445
http://www.anac.gov.br/
https://www.facebook.com/pages/ANAC-Ag%C3%AAncia-Nacional-de-Avia%C3%A7%C3%A3o-Civil/157025981024380
Infraero
0800-7271234
http://www.infraero.gov.br/
https://www.facebook.com/InfraeroBrasil
Ricardo Gallo â Fonte: Folha de S.Paulo â 17/10/13.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php