PENSANDO NAS UNIVERSIDADES
TECNOLOGIAS PARA REVOLUCIONAR O ENSINO SUPERIOR
English:
http://www.edudemic.com/2013/02/6-technologies-that-will-change-higher-education/
The Report:
http://www.nmc.org/pdf/2013-horizon-report-HE.pdf
http://www.nmc.org/news/horizon-report-2013-higher-ed-edition-here
New Media Consortium (NMC):
http://www.nmc.org/
Facebook.com/NMCHorizonProject
Educause:
http://www.educause.edu/eli
https://www.facebook.com/EDUCAUSE
Blackboard â
http://blackboard.grupoa.com.br/
https://www.facebook.com/blackboardbrasil
Seis tecnologias devem mudar o cenårio da educação superior nos próximos cinco anos. à o que identificou um relatório publicado por um grupo de especialistas em tecnologia educacional das instituiçÔes New Media Consortium (NMC) e Educause.
O estudo classificou as tendĂȘncias em curto, mĂ©dio e longo prazo.
CURTO PRAZO
A tecnologia dos cursos on-line e tablets deve impactar o ensino superior nos prĂłximos 12 meses.
Segundo o relatĂłrio, esses cursos estĂŁo se tornando cada vez mais populares entre os estudantes. "Os cursos on-line jĂĄ sĂŁo encarados como realidade. Por lei, as instituiçÔes de ensino jĂĄ sĂŁo autorizadas a entregar 20% do conteĂșdo de seus cursos dessa maneira. Grandes nomes da educação jĂĄ utilizam essa ferramenta e hĂĄ um grande crescimento na modalidade de ensino Ă distĂąncia tambĂ©m, afirma Pavlos Dias, gerente da empresa de tecnologia para a educação Blackboard no Brasil.
Jå os tablets podem auxiliar o ensino fora das universidades, que inclusive jå tem softwares para explorar essa possibilidade. Segundo Dias, a discussão é definir se as universidades devem oferecer os tablets, ou apenas a solução para que cada estudante use seu aparelho.
MĂDIO PRAZO
Nos prĂłximos trĂȘs a cinco anos, a linguagem dos jogos eletrĂŽnicos e o "big data" (anĂĄlise de grande volume de dados) tambĂ©m devem se destacar.
"Hoje, existem muitos aplicativos que ajudam na execução de tarefas. A tendĂȘncia Ă© que isso chegue Ă educação tambĂ©m. AlĂ©m disso, as aulas precisam ser mais divertidas, e os games podem ajudar a atrair alunos que buscam por isso", diz o gerente.
JĂĄ o "big data" pode ajudar na implantação de um ensino mais personalizado. Assim como o recurso Ă© utilizado em ĂĄreas de negĂłcios para analisar comportamento e hĂĄbitos de consumidores, ele pode apontar as preferĂȘncias e necessidades dos alunos.
"Isso Ă© algo que ainda vai evoluir muito. A gente espera que daqui a alguns anos o ensino superior seja totalmente personalizado e dĂȘ a cada aluno exatamente o que ele precisa e o que funciona para o seu aprendizado", afirma Dias.
LONGO PRAZO
Em cinco anos, as tecnologias da impressĂŁo 3D e de equipamentos integrados a roupas e acessĂłrios -- como Ăłculos -- devem mudar o cenĂĄrio educacional.
A impressĂŁo tridimensional deve facilitar a criação de protĂłtipos e modelos, e ser bastante utilizada nas ĂĄreas de artes, design e ciĂȘncias.
De acordo com o relatĂłrio, as tecnologias de equipamentos como o Google Glass dĂŁo aos usuĂĄrios uma experiĂȘncia de "realidade ampliada". AlĂ©m disso, outros dispositivos podem monitorar as condiçÔes fĂsicas de uma pessoa em tempo real, sendo Ășteis nas ĂĄreas biolĂłgicas.
"O Google Glass Ă© algo que pode vir a ser bastante explorado. Gravar uma aula e assisti-la novamente em casa ou fazer marcaçÔes em uma aula em vĂdeo pode ajudar muito no desempenho de um aluno", diz o especialista.
Segundo Dias, o importante Ă© se atentar Ă capacidade de absorção dos professores a essas novas tecnologias. "Temos que comparar a velocidade com que as tecnologias avançam com a velocidade que os professores vĂŁo absorver isso. Precisamos preparĂĄ-los para essas novas tendĂȘncias e nĂŁo fazer com que isso seja mais um problema para eles", explica.
BĂĄrbara LibĂłrio â 06/09/13.
Fonte: Portal UOL (Colaboração: A. M. Borges)
Mais detalhes:
http://www.edudemic.com/2013/02/6-technologies-that-will-change-higher-education/
O RelatĂłrio:
http://www.nmc.org/pdf/2013-horizon-report-HE.pdf
http://www.nmc.org/news/horizon-report-2013-higher-ed-edition-here
New Media Consortium (NMC):
http://www.nmc.org/
Facebook.com/NMCHorizonProject
Educause:
http://www.educause.edu/eli
https://www.facebook.com/EDUCAUSE
Blackboard â
http://blackboard.grupoa.com.br/
https://www.facebook.com/blackboardbrasil
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php