PENSANDO NO FUTURO DO DESIGN
SUGRU â DESIGN COLABORATIVO
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http://www.facebook.com/pages/Sugru/118586600911
London Design Festival â
http://londondesignfestival.com/
http://www.facebook.com/LondonDesignFestival
Global Design Forum â
http://www.globaldesignforum.com/
http://www.facebook.com/#!/GlobalDesignForum?fref=ts
Royal College of Art â
http://www.rca.ac.uk/
http://www.facebook.com/RCA.London
Estive em Londres no mĂȘs passado para o London Design Festival, em sua dĂ©cima edição. O festival ocorre na cidade toda e se propĂ”e a debater o futuro do design por meio de exposiçÔes, feira de negĂłcios, lançamentos e seminĂĄrios.
O Global Design Forum, um dos eventos mais esperados da programação, aconteceu no novo edifĂcio da Central Saint Martins, tradicional escola de moda, arte e design na regiĂŁo de King's Cross, bairro que atualmente passa por um processo de requalificação urbana e especulação imobiliĂĄria.
O fĂłrum reuniu estrelas do design, como Tom Dixon, Zaha Hadid, Thomas Heatherwick, Yves BĂ©har e Alberto Alessi. Mas foi uma jovem irlandesa de 25 anos que mais me instigou.
Jane ni Dhulchaointigh Ă© uma designer formada pelo Royal College of Art e inventora de um produto revolucionĂĄrio batizado de Sugru (www.sugru.com), um tipo de silicone que em 24 horas se cola a qualquer tipo de superfĂcie. Ă similar a uma massinha de modelar, estĂĄ disponĂvel em diversas cores e resiste Ă ĂĄgua e ao calor.
O Sugru tem conceitos fundamentais para se entender o futuro do design. Ele permite a qualquer um reinventar, reutilizar e customizar objetos usados ou quebrados, por exemplo. Na internet, pessoas de todo o mundo compartilham suas criaçÔes com o material, que vão de cùmeras fotogråficas renovadas e anti-impacto a próteses corrigidas, como uma perna mecùnica. Hå também uma espada de esgrima modelada para se adequar perfeitamente à mão do esportista.
O bom design, seja ele um produto, um ambiente ou um edifĂcio, estimula as pessoas a criar e permite processos colaborativos, em que a função e a forma final podem ser medidas diretamente pelo usuĂĄrio.
O design serå, mais do que nunca, interativo, mutåvel e criativo e priorizarå novos ciclos de vida dos produtos, contrariando a lógica do mercado e do fetiche pelo novo. E se em vez de comprar coisas novas pudéssemos adaptar e melhorar as que jå existem? Sobre o futuro, um palpite: assistiremos, progressivamente, ao desenvolvimento do chamado "hacking design".
CIBERARQUITETO â Guto Requena â Fonte: Folha de S.Paulo â 21/10/12.
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