PENSANDO NA HISTĂRIA
UNIĂO E DISSOLUĂĂO
English:
http://www.history.com/this-day-in-history/ussr-established
30 de dezembro de 1922: A UniĂŁo das RepĂșblicas Socialistas SoviĂ©ticas Ă© criada.
31 de dezembro de 1991: A UniĂŁo das RepĂșblicas Socialistas SoviĂ©ticas Ă© dissolvida.
Fonte: Aventuras na História - Edição 101.
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
COMEĂO DO FIM
A atual crise no JudiciĂĄrio Ă© um divisor de ĂĄguas na luta contra a corrupção. Se os tribunais nĂŁo conseguem punir seus prĂłprios membros, como poderiam punir outros corruptos? A autonomia do CNJ para investigar juĂzes Ă© crucial para quebrar o cĂrculo vicioso que mantĂ©m crescente a corrupção no Brasil: Ă© o começo do fim da impunidade histĂłrica no paĂs.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 26/12/11.
CNJ - http://www.cnj.jus.br/
EDUCAĂĂO PARA UM PAĂS MAIS JUSTO E SOLIDĂRIO
A educação estĂĄ para o jovem como este estĂĄ para a vida: em estado de urgĂȘncia. O emaranhado de questionamentos e mudanças comuns na fase da adolescĂȘncia nĂŁo deveria impedir o jovem de ter uma certeza na vida: a de que a educação Ă© o Ășnico caminho que ele deve trilhar atĂ© o fim - a Ășnica plataforma para uma vida melhor e mais digna. SĂł que o Brasil ainda nĂŁo alcançou padrĂ”es aceitĂĄveis, em termos educacionais, para um paĂs com aspiraçÔes de potĂȘncia mundial.
Veja-se, por exemplo, o relatĂłrio divulgado recentemente pelo Unicef sobre a situação escolar dos jovens brasileiros. O documento revela que cerca de 20% dos adolescentes entre 15 e 17 anos estĂŁo fora da escola - um dado mais do que alarmante -, identificando a pobreza na origem dessa realidade. A extrema pobreza, por exemplo, afeta 11,9% de meninos e meninas de 12 a 17 anos num paĂs onde vivem 21 milhĂ”es de jovens nessa faixa etĂĄria.
Para quebrar o ciclo vicioso da pobreza e da desigualdade, devemos aproveitar os próximos anos de esperado crescimento econÎmico para ampliar a inclusão educacional dos jovens provenientes dos extratos sociais menos favorecidos. à preciso investir cada vez mais na universalização do ensino de qualidade, na qualificação profissional e na valorização dos professores.
Com uma educação melhor e mais inclusiva, o Brasil terĂĄ cada vez mais condiçÔes de formar cidadĂŁos aptos a viver em sociedade. Assim, estaremos criando as bases para construir um paĂs mais justo e solidĂĄrio.
Gilberto Alvarez - Professor - Fonte: O Tempo - 31/12/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php