PENSANDO NAS ĂGUAS DE MARĂO
40 ANOS DE SUCESSO - TOM - WATERS OF MARCH
English:
http://www.brazzil.com/p08sep01.htm
Elis Regina & Tom Jobim - "Aguas de Março" - 1974: http://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY
Waters of March - http://www.youtube.com/watch?v=mFGQtGJZto8
Tom Jobim - http://www.squidoo.com/tom-jobim
"Ăguas de Março".Composição do maestro Tom Jobim marcou a histĂłria da mĂșsica popular brasileira. ClĂĄssico completa 40 verĂ”es.
Em março de 1972, por recomendaçÔes mĂ©dicas, Tom Jobim passava o fim do verĂŁo buscando o ar puro do campo, no sĂtio da famĂlia em SĂŁo JosĂ© do Vale do Rio Preto, regiĂŁo serrana do Rio de Janeiro. Foi neste cenĂĄrio bucĂłlico que o compositor se inspirou para criar os versos de "Ăguas de Março", canção carro-chefe do ĂĄlbum "Matita PerĂȘ".
Dois meses depois, o jornal "O Pasquim" chegava Ă s bancas com um encarte especial, que trazia um compacto com duas cançÔes. Mais do que agradar aos leitores, o disco marcaria para sempre a mĂșsica brasileira. Era no lado A que estava a canção, pela primeira vez apresentada ao pĂșblico.
ClĂĄssico tardio da bossa nova, "Ăguas de Março" nĂŁo teve um sucesso imediato. Mas, em 1974, um dueto do maestro AntĂŽnio Carlos Jobim com Elis Regina trouxe um novo patamar para a mĂșsica. A dupla se reuniu para gravar o ĂĄlbum "Elis & Tom" e a nova versĂŁo de "Ăguas de Março" virou um hit da mĂșsica brasileira. "Ganhei de presente um encontro com Tom. Foram momentos vividos por duas pessoas muito tensas, que sĂł conseguem descontrair atravĂ©s da mĂșsica", escreveu Elis, Ă Ă©poca, no encarte do disco.
Posteriormente, Tom criou uma versĂŁo em inglĂȘs, gravada por Ella Fitzgerald. Passados 40 anos, a canção ainda emociona geraçÔes.
Em 2001, foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros, mĂșsicos e outros artistas do paĂs, conduzida pelo jornal "Folha de S.Paulo". [2]Na pesquisa realizada pela edição brasileira da revista "Rolling Stone", em 2009, a canção ocupa o segundo lugar, atrĂĄs de "Construção", composta por Chico Buarque.
Lupa - Fonte: O Tempo - 11/03/12.
More details:
http://www.brazzil.com/p08sep01.htm
http://gizelda-literatura.blogspot.com/2011/08/um-classico-tom-jobim.html
Elis Regina & Tom Jobim - "Aguas de Março" - 1974: http://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY
Waters of March - http://www.youtube.com/watch?v=mFGQtGJZto8
Tom Jobim - http://www.squidoo.com/tom-jobim
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/
PAĂS LIDERA, PELA 4ÂȘ VEZ, RANKING DA FELICIDADE
O Brasil Ă© tetracampeĂŁo em felicidade no ranking de uma pesquisa feita pela Fundação GetĂșlio Vargas (FGV) em parceria com a consultoria Gallup, na qual a SĂria aparece em Ășltimo lugar. Feita com 200 mil pessoas em 158 paĂses, a pesquisa realizada em 2011 buscou saber a expectativa de felicidade das pessoas nos prĂłximos cinco anos e no presente. O Brasil vence nos dois.
Depois do Brasil, no quesito paĂses mais felizes, aparecem PanamĂĄ, Costa Rica, ColĂŽmbia, Qatar, SuĂça e Dinamarca. Segundo Marcelo Neri, economista da FGV, o termĂŽmetro da satisfação das pessoas com as suas vidas Ă© Ăștil para a formulação de polĂticas pĂșblicas.
Um novo estudo, no mesmo estilo, agora sobre educação, estĂĄ sendo preparado e serĂĄ divulgado dentro de trĂȘs meses. O documento vai medir a expectativa das pessoas com a prĂłpria educação de cada paĂs. "Gestores de polĂticas pĂșblicas e pesquisadores tĂȘm uma visĂŁo muito prĂłpria, Ă© preciso ouvir as pessoas, saber, por elas prĂłprias, o que estĂŁo esperando do futuro", disse Neri.
Renda
Entre os brasileiros, a pesquisa constatou que as mulheres sĂŁo mais felizes que os homens, o que Neri atribui ao maior nĂvel de educação conquistado pelas mulheres nos Ășltimos anos.
Segundo Neri, a educação traz felicidade porque se traduz em renda e, consequentemente, em uma vida melhor. Numa escala de 1 a 10, as brasileiras tiveram uma média de felicidade de 8,98, contra 8,56 dos homens, na expectativa de futuro, e de 6,73 contra 6,54 no presente.
Fonte: O Tempo - 08/03/12.
FGV - http://portal.fgv.br/
Gallup - http://www.gallup.com.br/home.aspx
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php