LUMINOSIDADE
CĂRCULO LUMINOSO
English: http://www.daylife.com/photo/010KbNVaoTcmk
FenĂŽmeno com cristais de gelo coloca cĂrculo luminoso envolta do sol em Omaha, no Estado americano de Nebraska.
Fonte: Folha Online - 14/01/09.
O MAIS VENDIDO NO MUNDO
Haled Hosseini é o escritor mais vendido de 2008, segundo rankings das revistas "Bookseller", do Reino Unido, "Publishers Weekly", dos EUA, e "Livres Hebdo", da França. Hosseini é autor de "O Caçador de Pipas", que foi levado às telas em 2007. O segundo colocado é o sueco Stieg Larsson. Ele se notabilizou por campanhas contra o racismo e morreu hå quatro anos. Os dois autores causaram certa surpresa por estarem à frente da peso pesado J.K. Rowling.
Fonte: O Tempo - 17/01/09.
Bookseller - http://www.thebookseller.com/
Publishers Weekly - http://www.publishersweekly.com/
Livres Hebdo - http://www.livreshebdo.fr/
O Caçador de Pipas - http://www.submarino.com.br/produto/1/1054888/cacador+de+pipas,+o
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Marketing Pessoal = Sucesso Profissional
Por Adm. Marizete Furbino
"Aparentar ter competĂȘncia Ă© tĂŁo importante quanto a prĂłpria competĂȘncia". (Chuck Lieppe-PublicitĂĄrio)
Importante perceber que quando se faz o marketing pessoal, obtĂȘm-se como resultado o sucesso profissional. Pensando assim, sua imagem pessoal deve ser tratada com muito cuidado, pois a mesma vale ouro.
Releva notar que as pessoas deixam as suas marcas onde quer que estejam e sĂŁo lembradas de forma positiva e/ou negativa conforme a vivĂȘncia deixada. Podemos dizer que, de forma negativa, sĂŁo lembradas pelo seu pessimismo diante da vida, atitudes de promiscuidade, mediocridade, maldade, fingimento, egoĂsmo e individualidade, pela visĂvel inveja, pela maneira rude de tratar com as pessoas, pela miserĂĄvel desonestidade e pelas famosas âfofocasâ destacando-se por ser um âĂĄsâ nessa triste âhabilidadeâ, etc.
Por outro lado, sĂŁo lembradas de forma positiva quando assumem uma postura diferenciada da vida, tais como a maneira otimista de encarar a vida, de se relacionar com os demais, por sua simpatia, educação e gentileza ao tratar com as pessoas, por preocupar e cuidar da aparĂȘncia, por ser um bom ouvinte, pelo seu equilĂbrio emocional, por estar sempre atencioso, solidĂĄrio, companheiro, receptivo e aberto Ă s pessoas, por gostar de fato do que se faz e entregar-se de corpo e alma ao trabalho, pela sua honestidade, sinceridade e transparĂȘncia, etc.
Por essa razĂŁo, torna-se importante ressaltar que as caracterĂsticas acima citadas estĂŁo atreladas ao seu carĂĄter e que ninguĂ©m consegue atuar como um ator por muito tempo; um dia a mĂĄscara irĂĄ cair, e quando cair, sua reputação profissional jĂĄ terĂĄ ido para o ralo, comprometendo assim toda sua imagem profissional perante o mercado. Em contrapartida, a boa notĂcia Ă© que podemos mudar, bastando apenas o querer. ConvĂ©m ressaltar que psicopatas nĂŁo mudam, mas tĂŁo somente se adaptam temporariamente a uma situação adversa para posteriormente voltarem Ă s suas caracterĂsticas habituais.
Estima-se que 4% da população sĂŁo de pessoas com as caracterĂsticas de personalidade anti-social (popularmente chamados de psicopatas). Felizmente apenas uma pequena parcela deles se transforma nos assassinos em sĂ©rie (os serial killers). As pessoas com perfil de psicopata estĂŁo espalhadas em todos os nĂveis e esferas da sociedade, tais como no trabalho, na famĂlia, nas relaçÔes sociais, etc.
Frisa-se que, em meio Ă era selvagem da competição, o profissional deve ficar sempre atento Ă construção de sua marca, razĂŁo pela qual deve ficar âantenadoâ e vigilante quanto Ă s suas atitudes e comportamentos, bem como quanto ao seu visual; portanto, o profissional deve nĂŁo somente preocupar-se com sua entonação de voz, sua maneira de falar, sua forma de agir e conduzir os fatos, de andar e de se assentar, reeducando sempre que possĂvel em prol da melhoria contĂnua, mas deverĂĄ tambĂ©m ter bom senso e sabedoria de adequar seu traje ao conteĂșdo do cargo. Igualmente deve ter particular esmero quanto ao ambiente em que se encontra, tendo o cuidado para nĂŁo descuidar de sua aparĂȘncia, mas tendo cautela para nĂŁo cometer exageros, pois em se tratando de marketing pessoal sua aparĂȘncia conta e muito.
Assim sendo, todo e qualquer profissional deve fazer uma auto-anålise quanto aos seus comportamentos, atitudes e conhecimentos, procurando transformar seus pontos negativos em positivos, fazendo das ameaças oportunidades e, assim, melhorando, desenvolvendo e crescendo cada vez mais, alcançando desta forma um novo posicionamento no mercado através do marketing.
Em adição, Ă© importante lembrar que devemos cuidar de nosso networking, pois, nossa rede de relacionamentos Ă© de suma importĂąncia em nossa vida profissional. Devemos nos esforçar para manter o interesse em conquistar mais e mais pessoas, sendo que isso deve fazer parte de nossa rotina. Por conseqĂŒĂȘncia, o profissional deve sempre dar um jeito de ser lembrado, enviando e-mails, telefonando, freqĂŒentando feiras, congressos, coquetĂ©is e outros eventos, de forma a nĂŁo somente manter, mas a ampliar sua rede de relacionamentos.
Desta forma, assim como as empresas se preocupam em destacar-se no mercado através do marketing, torna-se de fundamental importùncia que o profissional tenha uma incessante preocupação relacionada ao seu marketing pessoal. Considera-se decisivo que ele tenha toda sabedoria e cautela ao se expor no mercado, estando sempre atento ao seu estilo, elaborando um bom plano e traçando estratégias para se tornar conhecido neste mercado global. Com essa prudente estratégia ele permite que o mercado conheça suas habilidades, conhecimentos e talentos, para assim destacar-se e fazer o diferencial em sua carreira, e desta forma alcançar o seu tão sonhado alvo.
Ante o exposto, Ă© de suma importĂąncia perceber que hoje temos uma grande aliada â a internet â que Ă© nossa grande parceira, Ă medida que permite que o profissional divulgue o seu trabalho e torne nĂŁo somente conhecido em todo o mundo, mas amplie seu networking utilizando seus contatos para fazer grandes negĂłcios, mostrando suas qualidades. A internet permite ainda mostrar o que vocĂȘ sabe fazer de melhor, contribuindo desta forma para que se faça nĂŁo somente a divulgação de sua imagem, mas a consolidação de sua marca, neste mercado altamente competitivo e globalizado.
Finalmente concluĂmos que, em meio Ă era globalizada onde impera tamanha competitividade, nĂŁo Ă© suficiente saber fazer, Ă© preciso aparecer, sobretudo com estilo.
04/08/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC- Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR FAZ FALTA
NĂŁo constitui surpresa, infelizmente, a constatação estatĂstica, feita pela Secretaria da Educação do governo paulista, de que as faltas de professores tĂȘm impacto direto no desempenho de seus alunos.
De acordo com o estudo, a cada ponto de aumento no percentual de faltas de docentes, a nota mĂ©dia do aluno cai 7,5% em portuguĂȘs e 8,5% em matemĂĄtica. Foi usado um modelo estatĂstico que harmoniza os demais parĂąmetros -compara alunos em turmas e regiĂ”es semelhantes- e, assim, explicita com mais argĂșcia o peso do absenteĂsmo.
A relação direta entre faltas de professores e queda no desempenho de estudantes jĂĄ havia sido apontada num outro estudo, feito em Minas Gerais. Neste caso, ficou constatado que a assiduidade docente agregava 7% Ă mĂ©dia dos alunos -na comparação com a de estudantes que enfrentavam altos Ăndices de faltas de seus professores.
Em 2007, reportagem desta Folha revelou que, a cada dia, 13% dos professores da rede estadual paulista nĂŁo compareciam ao trabalho, contra 1% na rede particular. Por mais que sindicatos de professores ainda tentem, Ă© impossĂvel justificar tamanho absenteĂsmo.
Quando limitou o nĂșmero de faltas justificadas com atestado mĂ©dico -sem desconto no salĂĄrio- a seis por ano e instituiu bĂŽnus que leva em conta a assiduidade, o governo estadual começou a mudar o quadro. HĂĄ vĂĄrias ocupaçÔes com remuneração e condiçÔes de trabalho que nĂŁo sĂŁo ideais. Nem por isso, na imensa maioria desses casos, os profissionais deixam de comparecer regularmente ao trabalho.
Fechadas, aos poucos, as lacunas que estimulam as faltas na rede pĂșblica, cabe, evidentemente, nĂŁo esquecer de outras atitudes das quais depende a melhoria do ensino brasileiro -e da rede paulista, em particular, cujo desempenho estĂĄ longe do esperado para o Estado mais rico e industrializado do paĂs.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/01/09.
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