PENSANDO NA MEMĂRIA
"A EXECUĂĂO DE JESUS"
Gao Brothers - http://www.gaobrothers.net/
Os irmĂŁos Gao sĂŁo chineses e se situam entre os mais renomados artistas plĂĄsticos do paĂs. Em sua nova criação, eles se valeram da imagem do ditador comunista Mao Tse-tung (falecido em 1976) para protestar contra o culto Ă sua memĂłria que o governo chinĂȘs ainda promove e patrocina. A obra se chama "A Execução de Jesus". SĂŁo imagens de Mao empunhando baionetas apontadas para Cristo.
Fonte: Isto à - Edição 2090.
?Veja mais da obra dos IrmĂŁos Gao - http://www.gaobrothers.net/
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
A LUZ QUE NĂO ABUNDA
No vĂdeo abaixo o Greenpeace utilizou a canção "You Are My Sunshine", de Charles Mitchell e Jimmy Davis, para fazer um divertido comercial, que diz algo como: "AtĂ© que a luz saia de sua bunda, use lĂąmpadas fluorescentes".
http://www.youtube.com/watch?v=b3mlsTmoINA&featu
(Colaboração: Sueli Olinto)
SUPERANDO A CULTURA DA CORRUPĂĂO
Nunca antes na histĂłria desse paĂs se viu um escĂąndalo de corrupção tĂŁo redondinho, como esse do DF. Ă o maior de todos, pela eloquĂȘncia das provas, abrangĂȘncia dos poderes envolvidos e cinismo das pessoas pegas com a mĂŁo na botija. Mas, tem um outro lado: o caso sĂł veio Ă tona porque procuradores, delegados e juizes cumpriram com rigor seus papĂ©is.
AlĂ©m de membros do JudiciĂĄrio e da polĂcia, estĂŁo nesse bom combate os militantes de uma rede de ONGs e entidades civis. Formam uma espĂ©cie de resistĂȘncia nacional Ă corrupção. E muitos deles estarĂŁo em BrasĂlia, nos prĂłximos dias 9 e 10, na sede do Tribunal de Contas da UniĂŁo, em seminĂĄrio da Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade, Abracci.
O seminĂĄrio da Abracci se chama "Superando a cultura da corrupção". Muito apropriado, pois Ă© disso que se trata: uma cultura. HĂĄ quem teime em associar corrupção Ă polĂtica. NĂŁo Ă© justo nem verdadeiro. A corrupção se esparrama por todas as atividades e perpassa todos os estratos sociais.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 04/12/09.
Abracci - http://abracci.ning.com/profiles/blogs/reuniao-da-abracci-na
PENSANDO NA CRISE
NĂŁo existe âcriseâ.
Existem dificuldades.
E uma dificuldade sĂł vira crise se vocĂȘ entregar os pontos.
AtĂ© lĂĄ, vocĂȘ tem pela frente apenas um obstĂĄculo a superar.
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
A AJUDA QUE VEM DOS CLĂSSICOS
A prima rica da autoajuda Ă© a filosofia. Ambas se propĂ”em a compreender e interpretar a existĂȘncia humana. A diferença Ă© que a filosofia vai fundo na definição de conceitos, e nem sempre tira liçÔes prĂĄticas de suas conclusĂ”es. NĂŁo foram raros os momentos, no entanto, em que os filĂłsofos apresentaram receitas acessĂveis para uma vida mais feliz. Entre os primeiros a fazĂȘ-lo, na GrĂ©cia antiga, estavam os epicuristas e os estoicos. O epicurismo, defendido pelo grego Epicuro, pregava a busca pelo prazer e considerava inĂștil temer a morte. O estoicismo, que fez discĂpulos entre os romanos, via a filosofia como um exercĂcio para atingir virtudes que trazem benefĂcios para os indivĂduos. SĂȘneca e Epiteto eram estoicos. No Renascimento, Michel de Montaigne, criador do gĂȘnero ensaĂstico, usou seu conhecimento dos clĂĄssicos e a valorização do livre-arbĂtrio para elaborar ensinamentos sobre a existĂȘncia. Tradição semelhante seguiu o americano Ralph Waldo Emerson. Sua obra mais conhecida,"Autoconfiança, nĂŁo dava respostas prontas, mas apontava caminhos. Sempre confiando na capacidade do indivĂduo de superar os prĂłprios problemas.
AMOR
"Primeira coisa a ser considerada em questÔes de amor: um tempo de adaptação."
Michel de Montaigne, filĂłsofo francĂȘs (1533-1592)"
"Se queres manter o amor de tua senhora, deves fazĂȘ-la acreditar que estĂĄs ofuscado por seus charmes."
OvĂdio, poeta romano (43 a.C.-17 d.C.)
"Se quer ser amado, seja amĂĄvel."
OvĂdio
VIDA E MORTE
"Para um homem livre, a morte Ă© a Ășltima coisa em que pensar; sua sabedoria Ă© uma meditação sobre a vida, nĂŁo sobre a morte."
Baruch Spinoza, filĂłsofo holandĂȘs (1632-1677)" Bettman/Corbis/Latinstock
"Viva como se fosse morrer amanhĂŁ e trabalhe como se fosse viver eternamente."
Erasmo de RoterdĂŁ, filĂłsofo holandĂȘs (1469-1536)
"A confiança deve ser empregada contra a morte, e a cautela contra o medo da morte."
Epiteto, filĂłsofo grego (55-135)
"Nenhum dia Ă© como um dia que passou e nenhuma noite como uma noite que virĂĄ! Por que, entĂŁo, temer a morte, se ela Ă© noite e nada mais?"
John Galsworthy, dramaturgo inglĂȘs (1867-1933)
"Quem ensinasse os homens a morrer os ensinaria a viver."
Michel de Montaigne
AMIZADE
"Conhece-se o amigo certo nas situaçÔes incertas."
Marco TĂșlio CĂcero, estadista romano (106 a.C.-43 a.C.) Araldo de Luca/Corbis/Latinstock
"Ninguém é amigo de quem tem muitos amigos."
AristĂłteles, filĂłsofo grego (384 a.C.-322 a.C.)
PODER
"Quem tem muito poder deve uså-lo com moderação."
SĂȘneca, filĂłsofo romano (4 a.C.-65 d.C.)
"Quem Ă© temido por muitos deve temer a muitos."
SĂłlon, estadista grego (630 a.C.-560 a.C.)
FELICIDADE
"A verdadeira felicidade de um homem consiste apenas na sabedoria e no conhecimento da verdade, jamais no fato de que ele é mais såbio do que os outros ou de que os outros não possuem tal conhecimento: essas consideraçÔes não aumentam a sabedoria ou a verdadeira felicidade."
Baruch Spinoza
PROJETOS
"O homem såbio nunca muda seus planos enquanto as condiçÔes que o levaram a formå-los permanecem as mesmas."
SĂȘneca
"Insista em si mesmo; nunca imite."
Ralph Waldo Emerson, ensaĂsta americano (1803-1882)
"A autoconfiança Ă© o primeiro segredo do sucesso, a crença no fato de que, se vocĂȘ estĂĄ aqui, Ă© porque as autoridades do universo o colocaram."
Ralph Waldo Emerson
Fonte: Veja - Edição 2141.
O MUNDO CONFORME CASCIARI
Li uma vez que a Argentina nĂŁo Ă© nem melhor, nem pior que a Espanha, sĂł que mais jovem. Gostei dessa teoria e aĂ inventei um truque para descobrir a idade dos paĂses baseando-me no 'sistema cĂŁo'.
Desde meninos nos explicam que para saber se um cĂŁo Ă© jovem ou velho, deverĂamos multiplicar a sua idade biolĂłgica por 7. No caso de paĂses temos que dividir a sua idade histĂłrica por 14 para conhecer a sua correspondĂȘncia humana. Confuso? Neste artigo exponho alguns exemplares reveladores.
Argentina nasceu em 1816, assim sendo, jĂĄ tem 190 anos. Se dividimos estes anos por 14, a Argentina tem 'humanamente' cerca de 13 anos e meio, ou seja, estĂĄ na prĂ©-adolescĂȘncia. Ă rebelde, se masturba, nĂŁo tem memĂłria, responde sem pensar e estĂĄ cheia de acne.
Quase todos os paĂses da AmĂ©rica Latina tĂȘm a mesma idade, e como acontece nesses casos, eles formam gangues. A gangue do Mercosul Ă© formada por quatro adolescentes que tem um conjunto de rock. Ensaiam em uma garagem, fazem muito barulho, e jamais gravaram um disco.
A Venezuela, que jĂĄ tem peitinhos, estĂĄ querendo unir-se a eles para fazer o coro. Em realidade, como a maioria das mocinhas da sua idade, quer Ă© sexo, neste caso com Brasil que tem 14 anos e um membro grande.
O MĂ©xico tambĂ©m Ă© adolescente, mas com ascendente indĂgena. Por isso, ri pouco e nĂŁo fuma nem um inofensivo baseado, como o resto dos seus amiguinhos. Mastiga coca, e se junta com os Estados Unidos, um retardado mental de 17 anos, que se dedica a atacar os meninos famintos de 6 anos em outros continentes.
No outro extremo, estĂĄ a China milenĂĄria. Se dividirmos os seus 1.200 anos por 14 obtemos uma senhora de 85, conservadora, cheirando a xixi de gato, que passa o dia comendo arroz porque nĂŁo tem - ainda - dinheiro para comprar uma dentadura postiça. A China tem um neto de 8 anos, Taiwan, que lhe faz a vida impossĂvel. EstĂĄ divorciada faz tempo de JapĂŁo, um velho chato, que se juntou Ă s Filipinas, uma jovem pirada, que sempre estĂĄ disposta a qualquer aberração em troca de grana.
Depois, estĂŁo os paĂses que sĂŁo maiores de idade e saem com o BMW do pai. Por exemplo, AustrĂĄlia e CanadĂĄ. TĂpicos paĂses que cresceram ao amparo de papai Inglaterra e mamĂŁe França, tiveram uma educação restrita e antiquada e agora se fingem de loucos. A AustrĂĄlia Ă© uma babaca de pouco mais de 18 anos, que faz topless e sexo com a Ăfrica do Sul. O CanadĂĄ Ă© um mocinho gay emancipado, que a qualquer momento pode adotar o bebĂȘ GroenlĂąndia para formar uma dessas famĂlias alternativas que estĂŁo de moda.
A França Ă© uma separada de 36 anos, mais puta que uma galinha, mas muito respeitada no Ăąmbito profissional. Tem um filho de apenas 6 anos: MĂŽnaco, que vai acabar virando puto ou bailarino... ou ambas coisas. Ă a amante esporĂĄdica da Alemanha, um caminhoneiro rico que estĂĄ casado com Ăustria, que sabe que Ă© chifruda, mas que nĂŁo se importa.
A ItĂĄlia Ă© viĂșva faz muito tempo. Vive cuidando de SĂŁo Marino e do Vaticano, dois filhos catĂłlicos gĂȘmeos idĂȘnticos. Esteve casada em segundas nĂșpcias com Alemanha (por pouco tempo e tiveram a SuĂça), mas agora nĂŁo quer saber mais de homens. A ItĂĄlia gostaria de ser uma mulher como a BĂ©lgica: advogada, executiva independente, que usa calças e fala de polĂtica de igual para igual com os homens (A BĂ©lgica tambĂ©m fantasia de vez em quando que sabe preparar espaguete).
A Espanha Ă© a mulher mais linda de Europa (possivelmente a França se iguale a ela, mas perde espontaneidade por usar tanto perfume). Ă muito tetuda e quase sempre estĂĄ bĂȘbada. Geralmente se deixa foder pela Inglaterra e depois a denuncia. A Espanha tem filhos por todas as partes (quase todos de 13 anos), que moram longe. Gosta muito deles, mas a perturbam quando tĂȘm fome, passam uma temporada na sua casa e assaltam sua geladeira.
Outro que tem filhos espalhados no mundo Ă© a Inglaterra. Sai de barco de noite, transa com alguns babacas e nove meses depois, aparece uma nova ilha em alguma parte do mundo. Mas nĂŁo fica de mal com ela. Em geral, as ilhas vivem com a mĂŁe, mas a Inglaterra as alimenta. A EscĂłcia e a Irlanda, os irmĂŁos de Inglaterra que moram no andar de cima, passam a vida inteira bĂȘbados e nem sequer sabem jogar futebol. SĂŁo a vergonha da famĂlia.
A SuĂ©cia e a Noruega sĂŁo duas lĂ©sbicas de quase 40 anos, que estĂŁo bem de corpo, apesar da idade, mas nĂŁo ligam para ninguĂ©m. Transam e trabalham, pois sĂŁo formadas em alguma coisa. Ăs vezes, fazem trio com a Holanda (quando necessitam maconha, haxixe e heroĂna); outras vezes cutucam a FinlĂąndia, que Ă© um cara meio andrĂłgino de 30 anos, que vive sĂł em um apartamento sem mobĂlia e passa o tempo falando pelo celular com CorĂ©ia.
A CorĂ©ia (a do sul) vive de olho na sua irmĂŁ esquizĂłide. SĂŁo gĂȘmeas, mas a do Norte tomou lĂquido amniĂłtico quando saiu do Ăștero e ficou estĂșpida. Passou a infĂąncia usando pistolas e agora, que vive sĂł, Ă© capaz de qualquer coisa. Estados Unidos, o retardadinho de 17 anos, a vigia muito, nĂŁo por medo, mas porque quer pegar as suas pistolas.
IrĂŁ e Iraque eram dois primos de 16 que roubavam motos e vendiam as peças, atĂ© que um dia roubaram uma peça da motoca dos Estados Unidos e acabou o negocio para eles. Agora estĂŁo comendo lixo. O mundo estava bem assim atĂ© que, um dia, a RĂșssia se juntou (sem casar) com a Perestroika e tiveram uma dĂșzia e meia de filhos. Todos esquisitos, alguns mongolĂłides, outros esquizofrĂȘnicos.
Faz uma semana, e por causa de um conflito com tiros e mortos, os habitantes sĂ©rios do mundo, descobrimos que tem um paĂs que se chama Kabardino-Balkaria. Ă um paĂs com bandeira, presidente, hino, flora, fauna... e atĂ© gente! Eu fico com medo quando aparecem paĂses de pouca idade, assim de repente. Que saibamos deles por ter ouvido falar e ainda temos que fingir que sabĂamos, para nĂŁo passar por ignorantes.
Mas aĂ, eu pergunto: por que continuam nascendo paĂses, se os que jĂĄ existem ainda nĂŁo funcionam?
NOTA SOBRE O AUTOR:
HernĂĄn Casciari nasceu em Mercedes (Buenos Aires), a 16 de março de 1971. Escritor e jornalista argentino. Ă conhecido por seu trabalho ficcional na Internet, onde tem trabalhado na uniĂŁo entre literatura e blog, destacado na blognovela. Sua obra mais conhecida na rede, 'Weblog de una mujer gorda', foi editada em papel, com o tĂtulo: 'MĂĄs respeto, que soy tu madre'.
http://orsai.es/aut.php
(Colaboração: Emilce)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php