COMPETITIVIDADE
TORRE SIGNAL
English:
http://www.tour-signal-ladefense.com/en/fi1f.html
http://www.artdaily.com/index.asp?int_new=24475&int_sec=2
Desde a Segunda Guerra Mundial, o legado de um presidente francĂȘs nĂŁo fica completo sem um ambicioso projeto com potencial turĂstico. E Nicolas Sarkozy terĂĄ o dele. Sarkozy aprovou o projeto de um polĂȘmico arranha-cĂ©u de 301 metros de altura, que vai fazer sombra nos pequenos prĂ©dios de Paris. A torre Signal, que ficarĂĄ pronta em 2015, vai abrigar escritĂłrios e apartamentos em 140.000 metros quadrados. O autor do projeto Ă© o arquiteto Jean Nouvel, conhecido por outras obras monumentais e de gosto discutĂvel. O prĂ©dio serĂĄ a maior construção desde a Torre Eiffel, de 324 metros, em 1889.
Fonte: Ăpoca - NĂșmero 524.
Leia mais:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL579978-5602,00.html
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
ĂTICA: Esta conduta vale ouro!
Por Adm. Marizete Furbino
âNossos fracassos sĂŁo, Ă s vezes, mais frutĂferos que os ĂȘxitos.â (Henry Ford)
Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda diferença e possui o poder de estabelecer as regras do jogo; portanto, o profissional que possui uma conduta ética ao exercer sua profissão irå não apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que irå contribuir e muito para que o mesmo permaneça no mercado por um longo tempo, tendo sua carreira, além de consolidada, respeitada.
Admite-se que o profissional, cujo pilar de suas açÔes seja baseado na Ă©tica, alĂ©m de possuir conhecimento e fazer uso do cĂłdigo de Ă©tica de sua profissĂŁo, age com integridade e transparĂȘncia. A Integridade no exercĂcio da função significa agir em conformidade com seus princĂpios morais e valores, sem prejudicar as demais pessoas em sua volta, zelando e preocupando sempre com a boa reputação de seu nome.
Desta forma, o profissional Ă©tico, preocupa-se de forma obstinada com sua imagem, pois, tem plena consciĂȘncia de que mesmo tendo muito conhecimento, competĂȘncia e talento, caso obstrua sua imagem, sua permanĂȘncia no mercado ficarĂĄ comprometida, correndo-se entĂŁo enorme risco de ser expulso do mesmo. Por esta razĂŁo, alĂ©m de agir como um intra-empreendedor, preocupando em edificar a empresa onde atua, age com muita transparĂȘncia e seriedade, tendo sempre o cuidado de agir em conformidade com a Ă©tica.
De todo o modo, verifica-se que, além de ser digno de confiança, o profissional ético possui grande credibilidade, o que lhe confere a oportunidade de realizar grandes negócios; portanto, além de obter dividendos, agrega valor fazendo um diferencial, desenvolvendo produtos e/ou serviços de qualidade, atendendo e ganhando mercado, contribuindo então, não só para alavancar sua carreira, desenvolvendo e crescendo profissionalmente, como também para que a empresa onde atue deslanche no mercado avançando cada vez mais.
Pode-se dizer que o profissional Ă©tico sabe que o resultado obtido depende da soma de esforços de vĂĄrios colaboradores; por isso, alĂ©m de valorizĂĄ-los, atua de forma a proporcionar um ambiente harmonioso, onde prevaleça um grandioso trabalho em equipe, onde todos possam atuar de forma integrada, inter-relacionada e interligada, dando sua contribuição atravĂ©s do somatĂłrio de conhecimentos, bem como de experiĂȘncias, e exercendo sua função em prol dos objetivos a serem alcançados, obtendo assim resultados esperados.
Vale enfatizar que o profissional, quando age pautado na Ă©tica, atua sempre tendo o cuidado de zelar pela transparĂȘncia nas açÔes e pelo respeito, prezando nĂŁo apenas pelo bom convĂvio, mas agindo sempre com profissionalismo em quaisquer circunstĂąncias, assumindo responsabilidades e implicaçÔes advindas do seu exercĂcio na função. Pautado sempre pelo bom senso, democracia, solidariedade, generosidade e pela justiça, procura manter um equilĂbrio dentro da organização junto aos recursos humanos, realizando uma tomada de decisĂŁo de forma mais consciente.
Aparentemente trata-se de um conjunto de virtudes um tanto difĂcil de encontrar-se em uma sĂł pessoa. Ocorre que a Ă©tica Ă© a mĂŁe de todas elas. Se um funcionĂĄrio Ă© Ă©tico, por princĂpio, as outras virtudes podem ser desenvolvidas ou estimuladas. No lado oposto, se o profissional nĂŁo tem carĂĄter, dificilmente se pode conseguir algo produtivo dele. Assim, nĂŁo Ă© difĂcil ter em uma empresa um time de pessoas de qualidade, mas inexoravelmente todos devem ser Ă©ticos como qualidade primordial.
Ă de conhecimento geral que a discussĂŁo sobre a Ă©tica no terceiro milĂȘnio ficou ainda mais evidente; por conseguinte, a necessidade do zelo, tanto pela imagem do profissional quanto pela imagem da empresa, emergiram e emergem cada vez mais; assim, Ă© preciso lembrar a todo instante que âarranhĂ”esâ na imagem deixam cicatrizes, o que nĂŁo Ă© nada bom; logo, profissionais e empresas devem estar comprometidos em atuar sempre pautados nos valores e princĂpios Ă©ticos; desta forma, cultivar a ação Ă©tica em nossa vida profissional deve ser hoje mais do que uma preocupação, mas uma obrigação, sendo inerente a todos os profissionais e empresas que desejam permanecer por um longo perĂodo no mercado e de forma respeitada, conduzindo assim Ă sua solidificação.
Ademais, Ă© preciso lembrar que antes do colaborador ser um profissional, este Ă© um ser humano que, alĂ©m de deter conhecimentos, habilidades e talentos, possui anseios, necessidades, valores e princĂpios, e que a Ă©tica Ă© inerente ao ser humano. Pensando assim, a missĂŁo, a visĂŁo e a cultura organizacional, bem como o programa de Ă©tica de uma empresa, deverĂŁo ser muito bem elaborados e definidos, pois irĂĄ nortear todas as açÔes, definindo rumos e a maneira de caminhar, bem como estratĂ©gias, princĂpios e condutas a serem seguidas.
A esse respeito, julgo oportuno salientar que, com o objetivo de coibir a pråtica antiética dentro de qualquer empresa, o profissional que não agir em conformidade com a ética na organização deverå ser punido, correndo-se então, o risco de ser banido não só da empresa onde exerce sua função, como também do mercado, o que poderå comprometer toda sua carreira profissional.
Todas essas ponderaçÔes levam à seguinte conclusão: as empresas fazem a contratação dos profissionais observando seus conhecimentos, habilidades e talentos, mas realiza a demissão baseando-se nas suas atitudes, condutas e comportamentos, portanto, uma auto-avaliação ajudarå e muito ao profissional que queira permanecer neste mercado incerto, no momento em que através da auto-avaliação o profissional poderå além de rever, repensar, reavaliar a si próprio e mudar, conscientizando-se de que, se agir de forma ética, poderå evitar dissabores e contratempos futuros.
18/02/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
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