EXPLOSĂO DE FORMAS III
CENTRO NACIONAL DE ARTE DE TĂQUIO
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Ondas de Vidro. Desenhado pelo premiado arquiteto Kisho Kurokawa, o gigante prédio de fachada ondulada do Centro Nacional de Arte de Tóquio foi inaugurado em 2007. Estå situado na região de Roppongi, um efervescente centro de cultura e arte no Japão.
Fonte: TAM Nas Nuvens - Abril 2008.
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ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Plano de Carreira: sua empresa tem que fazer um!
Por Adm. Marizete Furbino
"A melhor maneira de prever o futuro Ă© criĂĄ-lo.â -- Peter Drucker
SĂ©culo XXI, era da globalização, era marcada por grande competitividade, mudanças e incertezas, onde todos estĂŁo voltados para resultados e, por conseguinte, preocupados com desempenhos, tornando-se imprescindĂvel entĂŁo, que para a obtenção da eficiĂȘncia e eficĂĄcia, cada empresa elabore e mantenha sempre atualizado o plano de carreira de seus colaboradores. O plano de carreira contribuirĂĄ para que a empresa nĂŁo apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas faça seu diferencial, se tornando sĂłlida, atravĂ©s de seus colaboradores.
O plano de carreira deve vir de encontro Ă missĂŁo e visĂŁo da prĂłpria empresa, conciliando objetivos e benefĂcios organizacionais, com objetivos e benefĂcios dos profissionais, aliando-se entĂŁo os interesses da empresa com os interesses de seus colaboradores, e assim, pautados na Ă©tica, nos valores, princĂpios e na cultura organizacional, contribuir para o alcance do desenvolvimento e crescimento de ambos, alcançando diferencial no mercado e gerando o rebento denominado sucesso.
A empresa do sĂ©c. XXI tem plena consciĂȘncia que a causa maior de sua existĂȘncia, sĂŁo seus clientes, sejam no Ăąmbito interno e/ou externo e por isso, deve zelar e cuidar dos mesmos, buscando sempre satisfazer Ă s suas reais necessidades. Verifica-se que, quando existe a satisfação, existe uma relação de doação, de prazer, de entrega e, como conseqĂŒĂȘncia, o alcance da produtividade com qualidade.
A partir da elaboração de um plano de cargos e salĂĄrios Ă© que a empresa deverĂĄ implantar e implementar o plano de carreira. Portanto, ao se elaborar um plano de carreira, a empresa deverĂĄ fazer um diagnĂłstico de suas reais necessidades, atentar quanto Ă estrutura, polĂtica salarial a ser a adotada, salĂĄrios, cargos, perfis dos profissionais coerentes com os cargos, metas, capacidades e competĂȘncias, visando sempre atender aos objetivos e expectativas da organização e dos profissionais que compĂ”em tal organização. Ă preciso que fiquem bem claras as progressĂ”es, tanto em Ăąmbito vertical como horizontal, e que sejam definidos como e quando o profissional alcançarĂĄ o crescimento, nĂŁo se esquecendo de oferecer igualdade de oportunidade a quem de direito, valorizando assim cada colaborador e evitando desta forma um descontentamento, o que poderia gerar futuros dissabores. Ă inaceitĂĄvel que um colaborador qualificado seja preterido em uma promoção com favorecimento de outro menos qualificado por conta de uma decisĂŁo gerencial injusta ou nitidamente equivocada moralmente/eticamente. NĂŁo hĂĄ nada pior numa empresa do que um âcolaboradorâ ferido em seu Ăntimo por uma decisĂŁo empresarial injusta. Certamente ele se tornarĂĄ um potencial inimigo na empresa, comprometendo o bom nome empresarial conquistado a duras penas.
Pensando no alcance dos resultados, a empresa deverå liberar recursos destinados à profissionalização e ao aperfeiçoamento de seus profissionais, que somados com envolvimento e comprometimento irão alcançar o desenvolvimento e crescimento esperado, o que não impede que cada profissional também tome tal iniciativa.
A elaboração de um plano de carreira implica na relação de pensar e repensar o passado e o presente, bem como o futuro de forma cautelosa e com muita transparĂȘncia nas açÔes, envolvendo todo um trabalho de equipe. AlĂ©m da participação do Departamento de Recursos Humanos da empresa, o ideal Ă© que esta equipe seja composta por multiprofissionais, devendo ter a participação efetiva de todos os envolvidos.
Lembrando que todo plano de carreira deverĂĄ ser flexĂvel, estar aberto Ă s mudanças e adaptaçÔes, pois poderĂĄ sofrer quaisquer alteraçÔes ao longo de todo o processo.
O plano de carreira irå contribuir para com a valorização dos profissionais da empresa, concebendo-os como um ser humano, ser bio-psico-social, que pensa e possui talentos, conhecimentos, capacidades, anseios e necessidades diversas e é capaz de contribuir e muito para que a empresa faça a diferença neste mercado globalizado e de alta competitividade.
Os benefĂcios da empresa que possui plano de carreira implantado e implementado sĂŁo inĂșmeros; dentre estes, podemos destacar a seleção interna de pessoal de forma mais consciente e, portanto, tendo mais chance de acerto na escolha, a intensificação do relacionamento da empresa para com o colaborador, alĂ©m de conseguir que os funcionĂĄrios atuem motivados, o que contribui nĂŁo sĂł com o desenvolvimento profissional, mas tambĂ©m com o desenvolvimento organizacional.
Lembramos que, no sĂ©c. XXI, o plano de carreira deverĂĄ ser de responsabilidade de cada profissional; portanto, se a empresa nĂŁo o fizer, o profissional deverĂĄ ter a consciĂȘncia que, para permanecer no mercado e nĂŁo ser pisoteado correndo o risco da expulsĂŁo pelo mesmo, este deverĂĄ elaborar o seu.
11/01/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
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