O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA FUTURISTA (OS JETSONS)
English:
Examiner.com/the-jetsons
Jetsons â
Hannabarbera.com.br/jetsons
Facebook.com/TheJetsons
Hanna Barbera â
Facebook.com/Hanna-Barbera
SĂ©rie otimista combatia a depressĂŁo da Guerra Fria...
O futuro nĂŁo devia parecer promissor aos norte-americanos em 1962. Cinco anos antes, a UniĂŁo SoviĂ©tica havia começado a corrida espacial com o Sputnik e, em seguida, colocado o primeiro ser humano no espaço, Yuri Gagarin. O que estava em jogo nĂŁo era orgulho ferido: o programa espacial soviĂ©tico indicava que eles podiam atacar os EUA com mĂsseis intercontinentais. Foi em setembro daquele ano, na vĂ©spera da Crise dos MĂsseis em Cuba, que a Hanna-Barbera lançou a ficção cientĂfica mais deslavadamente otimista da histĂłria. No mundo de 2062, nĂŁo existem comunistas ou armas nucleares. George Jetson e sua famĂlia vivem numa utopia tecnolĂłgica, onde objetos do cotidiano ganham adjetivos como âespacialâ ou âsupersĂŽnicoâ. Carros voam â em congestionamentos â e a jornada de trabalho dura trĂȘs horas (extenuantes, para George) de apertar botĂ”es. E ninguĂ©m Ă© gordo por falta de exercĂcio.
O desenho pode ser uma comĂ©dia datada, com uma dona de casa dedicada atacando a carteira do marido, mas acertou algumas previsĂ”es. Logo na abertura, pedestres na calçada rolante aparecem compenetrados em seus aparelhinhos portĂĄteis â um deles atĂ© parece um tablet. George acompanha as brincadeiras do filho Elroy atravĂ©s de uma cĂąmera. Os jornais sĂŁo vistos em telas â planas, aliĂĄs. O aspirador de pĂł Ă© um robĂŽ (como o Roomba, lançado em 2002). Num ponto bem menos utĂłpico, cĂąmeras sĂŁo usadas para patrulhar os empregados, que podem ser demitidos por opiniĂ”es descuidadas. Talvez a previsĂŁo mais certeira seja o centro de quase todas as piadas: a tecnologia Ă© milagrosa, mas dĂĄ problemas quase a toda hora.
Os Jetsons dos anos 60 sĂł tiveram 24 episĂłdios â uma continuação, em 1985, era menos inspirada. A razĂŁo do seu fracasso foi ser avançada demais para a Ă©poca. Foi a primeira produção em cores transmitida pelo canal ABC, num tempo em que 97% dos lares norte-americanos tinham TVs em preto e branco.
Arqueologia do futuro - Fonte: Aventuras na HistĂłria â Edição 124 â Novembro 2013.
Mais detalhes â
Examiner.com/the-jetsons
Jetsons â
Hannabarbera.com.br/jetsons
Facebook.com/TheJetsons
Hanna Barbera â
Facebook.com/Hanna-Barbera
UNIVERSIDADE DA SEMANA: UFCG â UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Universidade vencedora do PrĂȘmio Santander Universidade SolidĂĄria 2013 (mais detalhes: www.andifes.org.br)
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Ă© uma instituição brasileira de ensino superior, pĂșblica e federal, criada pela Lei nÂș. 10.419 de 9 de abril de 2002. Sua sede localiza-se na cidade de Campina Grande no estado da ParaĂba. AlĂ©m da sede a universidade estende-se por mais seis campi localizados nas cidades de Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras, CuitĂ© e SumĂ©.
A UFCG nasceu como uma das mais importantes instituiçÔes federais de ensino superior das regiĂ”es Norte e Nordeste do Brasil. Sua criação ocorreu a partir do desmembramento da Universidade Federal da ParaĂba (UFPB). Ă reconhecida como uma das maiores entre as instituiçÔes de ensino superior, nĂŁo apenas pelo seu tamanho, mas pelo padrĂŁo de qualidade expresso em termos de ensino, pesquisa, extensĂŁo e produção acadĂȘmico-cientĂfica.
Ao longo da histĂłria das unidades que ora compĂ”em a UFCG, a inclusĂŁo social e o desenvolvimento econĂŽmico da regiĂŁo sempre estiveram em destaque nos projetos e açÔes da universidade. Por essa e outras razĂ”es Ă© que a UFCG se destaca no cenĂĄrio nacional. Entre outros pontos que podem ser considerados, a UFCG se torna pioneira na regiĂŁo por ser a primeira universidade federal do interior nordestino; por ter sido a primeira universidade do norte-nordeste a adquirir um computador (na Ă©poca, um dos cinco do paĂs) em 1968, o IBM 1130; por possuir centros tecnolĂłgicos de excelĂȘncia no interior nordestino e ter todas as condiçÔes para qualificar a mĂŁo-de-obra para atender Ă s demandas da indĂșstria, serviços, setor pĂșblico estadual e municipal, contribuindo com o progresso da regiĂŁo.
AlĂ©m disto, em 2013, a UFCG foi reconhecida como o 8° (oitavo) lugar na avaliação de ensino realizada pela Folha para o curso de CiĂȘncia da Computação. Este ranking leva em consideração todas as universidades do Brasil4 . Se considerarmos apenas a regiĂŁo nordeste, o curso de computação da UFCG estĂĄ na segunda posição, atrĂĄs apenas da UFPE.
Pelo acima exposto, a UFCG Ă© referĂȘncia para o desenvolvimento da ciĂȘncia e tecnologia, da educação, das artes e da cultura no Estado e na RegiĂŁo Nordeste.
Site:
www.ufcg.edu.br
Facebook:
Facebook.com/ufcg
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php