O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA SEGURA (O AIRBAG PARA CICLISTAS)
English:
Digitaljournal.com/article
Video:
Tno.nl/content.video
More details:
Fastcoexist.com/airbags-cyclists
Popsci.com/airbags-cyclists-life
TNO â
Tno.nl/
Autoliv â
Autoliv.com/
Facebook.com/Autoliv
Volvo V40 pedestrian airbag â
Cbsnews.com/volvo-airbag
Digital Journal â
Facebook.com/digitaljournal
Equipamento fica na parte de fora do carro e reduz em até 45% os ferimentos de ciclistas, motociclistas e pedestres em caso de atropelamento.
Os carros de hoje sĂŁo muito mais seguros que os de antigamente. Mas para quem estĂĄ do lado de fora, na rua, eles continuam sendo perigosos. De cada quatro mortes em acidentes de trĂąnsito no estado de SĂŁo Paulo, por exemplo, trĂȘs sĂŁo de pedestres, ciclistas ou motociclistas â quase sempre atingidos por carros, que estĂŁo ficando maiores e mais pesados, e por isso mais letais. Mas uma nova tecnologia pode mudar isso. O governo holandĂȘs, junto com as empresas de tecnologia TNO e Autoliv, investiu 1 milhĂŁo de euros para desenvolver o primeiro airbag externo, ou seja, que protege quem estĂĄ do lado de fora do carro.
Uma cĂąmera instalada no para-brisa Ă© conectada a um computador de bordo, que analisa o que estĂĄ Ă frente do automĂłvel. O computador desacelera automaticamente o carro em situaçÔes de risco. Se mesmo assim houver um atropelamento, duas coisas acontecem. Primeiro, o capĂŽ se eleva em aproximadamente 10 cm. Isso cria um espaço entre ele e o bloco do motor, permitindo que o capĂŽ se deforme com o peso da pessoa atropelada â e absorva parte do impacto. Em seguida, o airbag externo se infla, cobrindo o para-brisa e as colunas frontais do carro. Tudo isso acontece em fraçÔes de segundo. Em testes de laboratĂłrio, o sistema conseguiu reduzir em 45% os ferimentos sofridos por ciclistas e pedestres (que foram representados por bonecos dotados de sensores). A Holanda resolveu desenvolver essa tecnologia porque Ă© usuĂĄria assĂdua de bicicletas (elas sĂŁo o meio de transporte usado em 27% das viagens), e registra 1,7 mil acidentes de trĂąnsito graves ou fatais por ano.
Ainda nĂŁo hĂĄ previsĂŁo de quando o airbag holandĂȘs chegarĂĄ ao mercado, mas uma versĂŁo ligeiramente diferente jĂĄ pode ser encontrada na perua V40, da marca Volvo. Na V40, o airbag externo visa a proteger pedestres, especificamente, e sĂł Ă© ativado em velocidades entre 25 e 50 km/h (porque, segundo a montadora, a maioria dos atropelamentos de pedestres ocorre nessa faixa).
Anna Carolina Rodrigues - Fonte: Super Interessante â Edição 319 â Junho 2013.
Mais detalhes:
Digitaljournal.com/article
VĂdeo:
Tno.nl/content.video
Mais:
Fastcoexist.com/airbags-cyclists
Popsci.com/airbags-cyclists-life
TNO â
Tno.nl/
Autoliv â
Autoliv.com/
Facebook.com/Autoliv
Volvo V40 pedestrian airbag â
Cbsnews.com/volvo-airbag
Digital Journal â
Facebook.com/digitaljournal
UNIVESP OFERECERĂ 5 MIL VAGAS DE GRADUAĂĂO A DISTĂNCIA EM 2014
Instituição formou 992 professores; 7 novos cursos serão criados.
O governo de São Paulo anunciou ontem que pretende oferecer cerca de 5.000 vagas de graduação a distùncia em 2014 pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) --que quer ser a quarta universidade estadual paulista, além da USP, da Unicamp e da Unesp.
O anĂșncio foi feito durante a conclusĂŁo do primeiro curso de graduação a distĂąncia feito em uma universidade estadual de SĂŁo Paulo.
O curso de pedagogia da Unesp em parceria com a Univesp formou 992 professores ontem. Eles estudaram pela internet e tiveram 40% das aulas em polos presenciais espalhados em 20 cidades.
A advogada Moema Arruda dos Santos, 35, dava aulas no ensino fundamental quando ingressou no curso. Hoje, formada, pretende trabalhar na coordenação pedagógica.
"O fato de o curso ser semipresencial facilitou para quem trabalha. Mas isso nĂŁo significa que nĂŁo Ă©ramos uma turma. Ăramos muito unidos, Ăamos uns Ă casa dos outros."
O curso de pedagogia teve inĂcio em 2009. Na Ă©poca, a demanda foi grande: 5,9 candidatos por vaga, quatro vezes maior que a mĂ©dia.
Dos 1.350 inscritos, 992 se formaram. "Ă uma taxa de evasĂŁo baixa [de 26%]", diz o coordenador do nĂșcleo de educação a distĂąncia da Unesp, Klaus Schlunzen JĂșnior.
NOVOS CURSOS
Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Univesp vai oferecer agora cursos de graduação em biologia, fĂsica, quĂmica, pedagogia e matemĂĄtica, alĂ©m de duas engenharias: de computação e de produção.
O governador assinou um decreto de criação das 40 primeiras vagas para a Univesp. Os concursos para o preenchimento das vagas devem acontecer atĂ© o final deste ano. Carlos Vogt, presidente da fundação, disse que a Univesp estĂĄ dando inĂcio ao pedido de credenciamento ao MEC para ter status de "universidade". Isso permitirĂĄ que a instituição ofereça cursos de graduação a distĂąncia sem depender da USP, Unicamp ou Unesp.
Sabine Righetti â Fonte: Folha de S.Paulo â 29/07/13.
UNIVERSIDADE DA SEMANA: UNIVESP
A Universidade Virtual do Estado de SĂŁo Paulo - Univesp - foi criada na forma de um Programa, pelo decreto nÂș 53.536 de 9 de outubro de 2008, com foco na expansĂŁo do ensino superior pĂșblico, gratuito e de qualidade no Estado de SĂŁo Paulo, atravĂ©s da ampliação do nĂșmero e da abrangĂȘncia geogrĂĄfica das vagas ofertadas.
Para a consecução destes objetivos, alĂ©m das trĂȘs universidades paulistas - USP, Unicamp e Unesp -, conta-se com o Centro Estadual de Ensino TecnolĂłgico Paula Souza (Ceeteps) e a Fundação Padre Anchieta (FPA) como instituiçÔes parceiras.
Os cursos oferecidos pela Univesp seguem a modalidade semipresencial, com encontros obrigatĂłrios e demais atividades desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, programas da Univesp TV e videoaulas.
Para ampliar a capacidade de atuação do programa, foi criada a Fundação Univesp, uma das metas do atual Governo e uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento EconĂŽmico, CiĂȘncia e Tecnologia. A criação da quarta universidade pĂșblica paulista tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento das diferentes demandas por ensino superior do Estado de SĂŁo Paulo.
A proposta Ă© que sejam oferecidos cursos prĂłprios e em parceria com as demais universidades estaduais - USP, Unesp e Unicamp - e com o Centro Paula Souza.
Leia mais:
Univesp.ensinosuperior/o-programa
Univesp â
Univesp.ensinosuperior
Facebook.com/Univesp-TV
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php