NĂO VAMOS BANCAR OS IDIOTAS...
A VOLTA DO IDIOTA
O livro "A volta do idiota" (tradução de AndrĂ© Pereira da Costa e Luciano Trigo; OdissĂ©ia; 240 pĂĄginas; 34,90 reais), que chega agora Ă s livrarias brasileiras, Ă© uma anĂĄlise devastadora da nova onda de idiotia que vem afligindo a AmĂ©rica Latina, com representantes vistosos na Venezuela, na BolĂvia, no Equador. O livro tambĂ©m traz duas outras expressĂ”es que prometem se popularizar: esquerda carnĂvora e esquerda vegetariana. A primeira Ă© representada por caudilhos autoritĂĄrios como Hugo ChĂĄvez. Na sua versĂŁo vegetariana, a esquerda adaptou-se ao mundo globalizado e fez as pazes com os fundamentos da economia de mercado e do estado democrĂĄtico. Michelle Bachelet, presidente socialista do Chile, Ă© o melhor exemplo dessa corrente, que inclui tambĂ©m o presidente Lula.
Fonte: Veja - Edição 2035.
ENEM
Enem mostra abismo entre escolas pĂșblicas e privadas de SĂŁo Paulo.
O ministro Fernando Haddad, da Educação, divulga hoje os resultados do Enem, o Exame Nacional do Ensino MĂ©dio, realizado em todo o paĂs. Algumas das principais notĂcias:
Os estudantes do Rio Grande do Sul obtiveram a maior mĂ©dia do paĂs: 56.27.
SĂŁo Paulo ficou em segundo lugar, com mĂ©dia 54.25. Em seguida, vieram Minas Gerais (mĂ©dia 54.18) e EspĂrito Santo (mĂ©dia 54.16). O Rio de Janeiro ficou em sĂ©timo lugar, com mĂ©dia 53.70; o Ășltimo colocado foi o Tocantins, com 42.77.
A diferença de notas entre os alunos das escolas pĂșblicas de SP e os que freqĂŒentam as escolas privadas Ă© considerada escandalosa pelos tĂ©cnicos: os primeiros tiveram mĂ©dia 50.97 nas provas objetivas (que nĂŁo inclui redação); os que pagam para estudar tiraram 71.60.
No Rio Grande do Sul, a diferença Ă© bem menor: os alunos das escolas pĂșblicas tiveram mĂ©dia 55.89; os que sempre estudaram em instituiçÔes privadas, 63.42;
As notas do Rio de Janeiro tambĂ©m mostram uma grande diferença: os estudantes que sempre cursaram escolas pĂșblicas tiveram mĂ©dia 54.49; o das particulares, 67.20.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/11/07.
A CHAVE PARA ARRISCAR E ENFRENTAR DESAFIOS
No trabalho, a desconfiança faz parte das estratĂ©gias de sobrevivĂȘncia. NĂŁo dizer tudo o que se sabe, nĂŁo compartilhar tudo o que se tem e duvidar do que se ouve tornou-se parte da rotina de muitos profissionais.
Ă dessa lei do "cada um por si" que parte o livro "Confiança - A Chave para o Sucesso Pessoal e Empresarial", de Leila Navarro e JosĂ© MarĂa Gasalla, palestrantes motivacionais. Para eles, a desconfiança impede que as pessoas experimentem e se arrisquem, limitando o seu crescimento e comprometendo o das organizaçÔes.
Nesse contexto, os autores propÔem um "nado contra a corrente": fomentar o resgate da confiança como caminho para "sonhar com objetivos mais elevados, ousar, enfrentar desafios, assumir riscos".
Navarro afirma que o colaborador, mesmo que detenha muito poder, nĂŁo Ă© capaz de fazer tudo sozinho. O livro se desenvolve na linha da auto-ajuda, com duas perspectivas complementares. Navarro explora o surgimento da desconfiança no indivĂduo, dos primeiros dias de vida Ă fase adulta. Gasalla defende a gestĂŁo por confiança, fundamentada em princĂpios como cumplicidade, confidencialidade e cumprimento da palavra dada.
Em suma, a obra apresenta a confiança como uma "utopia possĂvel". Para Gasalla, a mudança para um modelo de gestĂŁo por confiança Ă© inevitĂĄvel e irĂĄ se concretizar.
Como qualquer obra utópica, essa requer um leitor muito confiante em seus autores. A maioria das afirmaçÔes não tem justificativa demonstråvel e baseia-se em opiniÔes e percepçÔes pessoais. Portanto, indica-se a leitura apenas para quem quiser se deixar levar por um texto leve e otimista.
Confiança - A Chave para o Sucesso Pessoal e Empresarial
LEILA NAVARRO E JOSĂ MARĂA GASALLA
Editora: Integrare; Quanto: R$ 29 (126 pĂĄgs.)
Ăscar Curros - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/11/07.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php