A VOLTA DOS REIS DA LOGĂSTICA II
TRANSPORTE E LOGĂSTICA II
Transporte e LogĂstica aplicados ao mĂĄximo!! Cabe sim... Ă sĂł uma questĂŁo de arrumar direito...Confira a foto!
(Colaboração: Raul)
AS DEZ MAIS
Levantamento traz as carreiras em ascensão Especialistas de 57 entidades traçam o mapa da mina.
Ofertas de reserva pĂșblica de açÔes do Banco do Brasil e da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros). Realização da Copa de 2014 no Brasil. Investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). AnĂșncio de descoberta de reservas de petrĂłleo. Vendas recordes de automĂłveis no paĂs.
Embora pareçam desconexas, as notĂcias que foram destaques na mĂdia guardam pelo menos um elemento comum: todas favorecem o aquecimento da demanda por profissionais em diversos segmentos.
Esse cenĂĄrio jĂĄ Ă© traduzido em nĂșmeros. O IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica) divulgou no mĂȘs passado que o crescimento do nĂvel de emprego na indĂșstria nacional foi o mais expressivo desde maio de 2004.
No mesmo perĂodo, estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa EconĂŽmica Aplicada) indicou ĂĄreas estratĂ©gicas em que hĂĄ falta de mĂŁo-de-obra no paĂs.
O frenesi nĂŁo Ă©, contudo, para todos. AlĂ©m de ter qualificação acima da mĂ©dia -o que inclui especializaçÔes, fluĂȘncia em idiomas e vivĂȘncia no exterior-, Ă© preciso estar na carreira ou no setor em ascensĂŁo.
Com o intuito de desvendar onde estĂŁo as melhores oportunidades, a Folha ouviu 57 especialistas de 25 setores empresariais (veja lista Ă esquerda).
Fizeram parte do levantamento consultorias de recursos humanos, centrais de estågios, universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, especialistas em negócios, associaçÔes de classe e empresas de grande porte.
Para apontar as principais carreiras em destaque, os respondentes se basearam em cinco critérios: relação entre oferta e demanda de mão-de-obra; potencial de desenvolvimento do setor; atrativos da carreira; formação (disponibilidade de qualificação); e empregabilidade de recém-formados.
No total, foram 362 mençÔes -129 de exatas, 123 de humanas (com humanas aplicadas) e 110 de biolĂłgicas (com saĂșde e ambiente)- a 57 carreiras ou ĂĄreas de atuação (veja Ă dir.).
Dessas, a Folha selecionou as dez profissÔes que mais se destacaram, além de outras dez que começam a chamar a atenção no mercado de trabalho.
AS DEZ MAIS:
Administração financeira
CiĂȘncias biolĂłgicas
Direito
Carreiras em energia
Engenharia ambiental
Engenharia civil
Carreiras em entretenimento
Tecnologia da informação
Carreiras em terceira idade
Engenharia de transportes
CĂĄssio Aoqui - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/12/07.
O QUE Ă SER UM(A) COMISSĂRIO(A) DE VĂO
O SURGIMENTO DA PROFISSĂO
Houve uma Ă©poca, bem no inĂcio da aviação comercial, onde o transporte de passageiros era feito em aviĂ”es muito pequenos, que nĂŁo eram equipados nem sequer com banheiros, e que tinham um espaço interno extremamente limitado. Com o desenvolvimento do transporte de passageiros, aliado ao desenvolvimento de novas aeronaves e tambĂ©m a necessidade de ter enfermeiras a bordo para agirem em casos de mal-estar ou mesmo em emergĂȘncias mĂ©dicas a bordo, foi surgindo aos poucos, a função do comissariado de bordo.
A EVOLUĂĂO DA PROFISSĂO
Os anos se passaram e a função das antigas enfermeiras que iam a bordo dos aviĂ”es, mudou. Pouco depois daquela Ă©poca, começaram a surgir os "luxos" que rondavam os passageiros das carĂssimas viagens aĂ©reas. Implantaram-se verdadeiros padrĂ”es de qualidade de atendimento, que fizeram da aviação comercial de antigamente, uma Ă©poca muito especial e nostĂĄlgica. Hoje em dia, quando se pensa numa comissĂĄria de bordo, logo se pensa naquela bela imagem (ou nĂŁo!) oferecendo "carne ou frango?". PorĂ©m, as funçÔes de um comissĂĄrio a bordo de seu aviĂŁo nĂŁo se resumem a oferecer o serviço de bordo.
AS FUNĂĂES DO COMISSĂRIO A BORDO DA AERONAVE
Antes de mais nada, o comissĂĄrio Ă© um agente de segurança. A principal função dele a bordo, Ă© manter a total segurança dos passageiros. Afinal, se um Boeing 737 faz um pouso de emergĂȘncia bem sucedido e todos sobrevivem, quem vocĂȘ acha que vai operar as saĂdas de emergĂȘncia, organizar a evacuação da aeronave em tempo suficiente para que todos nĂŁo morram numa explosĂŁo e cuidar dos feridos apĂłs o acidente? Obviamente nĂŁo serĂŁo os pilotos. Eles atĂ© podem auxiliar, mas raramente isso acontecerĂĄ. E vale lembrar, que eles sĂŁo humanos, que tambĂ©m se ferem, tambĂ©m sofrem traumas psicolĂłgicos e tambĂ©m falham, e devem ser louvados por, na maioria dos casos, agirem heroicamente numa situação de emergĂȘncia mesmo depois de ter passado por todo o caos de um acidente. Mas vocĂȘ deve estar pensando: "E daĂ? Eles foram treinados para isso mesmo, nĂŁo fazem mais do que sua obrigação". Ă a obrigação deles, mas devemos considerar o belĂssimo trabalho que fazem, pois se nos colocarmos no lugar deles, veremos que a "dose" nĂŁo Ă© fĂĄcil. Por isso, as pessoas que julgam os comissĂĄrios de bordo "garçons de luxo" estĂŁo completamente equivocadas. O serviço de bordo feito pelos comissĂĄrios, na maioria dos casos, Ă© uma espĂ©cie de iniciativa das companhias aĂ©reas para ocupar o tempo dos passageiros em vĂŽos curtos, visto que os comissĂĄrios, alĂ©m de zelarem pela segurança dos seus passageiros, tambĂ©m tĂȘm por obrigação atendĂȘ-los de forma adequada e cuidar para que o vĂŽo seja o mĂĄximo confortĂĄvel possĂvel, com um bom atendimento, antecipação de necessidades, boa apresentação pessoal, agilidade e tudo isso misturado com um toque de psicologia, medicina e paciĂȘncia. Ă tambĂ©m função dos comissĂĄrios, zelar pelo conforto se seus passageiros e atendĂȘ-los bem, sabendo administrar as situaçÔes a bordo. A função de um comissĂĄrio vai alĂ©m das bandejas.
OS MOMENTOS DIFĂCEIS DA VIDA DE UM COMISSĂRIO
Como qualquer pessoa, eles tambĂ©m choram, sentem saudades e passam por problemas. Por trĂĄs daquele sorriso simpĂĄtico e daquele atendimento impecĂĄvel, pode estar escondida uma lĂĄgrima, uma saudade ou uma incerteza. Quantas vezes, muitos comissĂĄrios nĂŁo aproveitaram momentos de tranquilidade a bordo, trancaram-se nos toiletes e deixaram as lĂĄgrimas rolarem? Estar longe da famĂlia, dos filhos, passar por situaçÔes desagradĂĄveis a bordo, sofrer pressĂŁo da companhia, voar incessantemente, receber baixos salĂĄrios e trabalhar com pessoas pouco conhecidas em todos os vĂŽos, sĂŁo alguns dos fatores que acumulam-se e acabam fazendo com que alguns fortes sorrisos desabem em lĂĄgrimas e depressĂŁo. NĂŁo Ă© fĂĄcil, Ă© verdade. Ăs vezes eles precisam de momentos de paz, para voltar a terra que tanto lhes faz falta. Por trĂĄs do sorriso e da simpatia, a saudade da famĂlia e os problemas que qualquer pessoa normal tem.
PRECONCEITO
Um outro problema na vida de um comissĂĄrio, Ă© o preconceito que ele sofre em vĂĄrios momentos da vida. No colĂ©gio dos filhos, sĂŁo considerados relaxados porque nĂŁo podem comparecer em algumas reuniĂ”es ou nĂŁo cobram dos filhos um melhor rendimento. Antes de tudo, o trabalho de um comissĂĄrio de bordo Ă© estar voando. As escolas julgam que eles tĂȘm de faltar o vĂŽo para ir a reuniĂŁo de pais? E o salĂĄrio? E o risco de demissĂŁo? Infelizmente a sociedade nĂŁo compreende que na vida de um comissĂĄrio, hĂĄ de se encontrar novas soluçÔes para as coisas. Eles nĂŁo podem fazer cursos (lĂnguas, atividades diversas, etc.) pois estĂŁo voando vĂĄrios dias da semana e teriam de faltar aos vĂŽos para manterem a assiduidade. Como? Por isso a vida deles Ă© corrida e cheia de "adaptaçÔes". O principal preconceito sofrido pelas comissĂĄrias, Ă© o das pessoas que generalizam situaçÔes, exageram nos comentĂĄrios e ousam dizer que "aeromoças (como gostam de chamĂĄ-las) sĂŁo mulheres que mantĂȘm relaçÔes sexuais com todos os pilotos que vĂȘem pela frente". Onde jĂĄ se ouviu coisa mais absurda do que isso? Antes de tudo, comissĂĄrias nĂŁo sĂŁo mulheres geneticamente diferentes, programadas para terem maior desejo sexual do que as outras, correto? Portanto, elas sĂŁo como todas as outras, atĂ© a prĂłpria mĂŁe dos canalhas que insinuam coisas a respeito das comissĂĄrias. Segundo, que namoros e relacionamentos acontecem em qualquer profissĂŁo e com os aeronautas nĂŁo pode ser tratado de maneira diferente. A falta de tempo e a correria, propiciam sim relacionamentos entre tripulantes, mas isso nĂŁo deve ser vulgarizado como Ă©, pois acontece em todas as profissĂ”es, mesmo aquelas que permitem que seus profissionais tenham tempo livre de sobra para sairem e conhecerem quantas pessoas quiserem, sem terem que voar pra lĂĄ e pra cĂĄ.
REMUNERAĂĂO
Definitivamente, eles nĂŁo ganham bem. Para se ter uma idĂ©ia, um comissĂĄrio de um grande jato, com uma mĂ©dia de 280 pessoas a bordo, voando rotas internacionais, nĂŁo ganha em todo o mĂȘs a quantia em dinheiro que apenas um passageiro pagou pela passagem Ăda e volta de Classe EconĂŽmica daquele vĂŽo. Isso, no BRASIL, ou seja, exploração absurda. JĂĄ um comandante, ganha cerca de 15 vezes mais. PĂ©ssimos salĂĄrios no Brasil.
MAUS PROFISSIONAIS: AMARGA ILUSĂO
Voar com comissĂĄrios antipĂĄticos e grosseiros, hoje em dia, tornou-se um tanto quanto comum. Podemos levar em consideração os inĂșmeros problemas que um comissĂĄrio encontra quando começa a voar, porĂ©m, Ă© de se imaginar, que como 90% dos aeronautas estĂŁo na aviação por amor ao que fazem, o atendimento seja naturalmente o melhor possĂvel, pois eles estĂŁo aonde sempre quiseram: a bordo. Ă preciso ter certeza de que voar Ă© a sua vocação. PorĂ©m, existem muitos casos, principalmente de jovens garotas que estĂŁo indecisas com a vida profissional que devem seguir, e decidem ser comissĂĄrias, afinal, esse jĂĄ foi o sonho de grande parte das mulheres em alguma fase de suas vidas. Elas nĂŁo tĂȘm o verdadeiro amor pela aviação, e logo saturam-se da vida nos ares. Por consequĂȘncia, tratam mal aos passageiros e trabalham com uma enorme "tromba de elefante"! Portanto, Ă© absolutamente necessĂĄrio ter absoluta certeza de que quando se entra para o vĂŽo, Ă© EXATAMENTE ISSO que se quer. Para ser comissĂĄrio, vocĂȘ nĂŁo pode estar atrĂĄs de glamour, hotĂ©is, dinheiro, viagens, mas acima de tudo, vocĂȘ tem que ter amor pelas coisas mais banais a bordo. Se vocĂȘ ama a galley, a porta, o bin, a poltrona, o lavatĂłrio, vĂĄ em frente, vocĂȘ Ă© um aeromanĂaco, mas se vocĂȘ ama os hotĂ©is, o dinheiro e o glamour, nĂŁo vĂĄ para o vĂŽo. Com certeza vocĂȘ serĂĄ um desses comissĂĄrios infelizes que nĂŁo tinham certeza do que queriam e tornaram-se pĂ©ssimos profissionais. Antes de tomar uma decisĂŁo, pense quantas vezes forem necessĂĄrias!
COMO SE TORNAR UM(A) COMISSĂRIO(A) DE BORDO
Os requisitos sĂŁo: Ser maior de 18 anos, ter 2Âș. grau completo, e freqĂŒentar uma Unidade de Instrução Profissional (entidade homologada pelo ANAC), a fim de cumprir o Programa de Instrução TeĂłrica e PrĂĄtica. AlĂ©m disso, as empresas exigem fluĂȘncia em mais de 2 lĂnguas, boa aparĂȘncia e uma sĂ©rie de outras qualidades que serĂŁo postas em prĂĄtica na hora do treinamento, como eficiĂȘncia, praticidade, desenvoltura, comunicação, etc. O limite de idade para igressar na função, varia de empresa para empresa mas fica na mĂ©dia dos 28 anos de idade.
(Colaboração: Tadeu - Comissårio de bordo)
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