NOSSOS FORMADOS E NOSSOS FORMANDOS SĂO RADICAIS...
ATENĂĂO GALERA: A ComissĂŁo de Formatura de CiĂȘncias ContĂĄbeis estarĂĄ a partir dessa terça-feira, dia 21/11 vendendo uma rifa para arrecadação de fundos. O valor serĂĄ de apenas R$ 1,00 e o prĂȘmio serĂĄ um par de convites para o BAILE DE FORMATURA, que vai ser tudo de bom! Quem se interessar, pode procurar pelos vendedores na sala 108. Agradecemos a colaboração de todos vocĂȘs! E tem mais! EstĂŁo preparando uma festa Ă fantasia âBaile de MĂĄscarasâ, que serĂĄ de arrasar!
FM: AlĂŽ alĂŽ todas as comissĂ”es de formatura da FNHHHHHHHHHHH - Santo Agostinho e Barreiro! A coluna Formandos & Formados estĂĄ Ă disposição de todos vocĂȘs para divulgação de notĂcias, eventos, festas, etc. Usem e abusem! A casa Ă© nossa.
TURMA "ĂĂĂĂĂNAGIB" OU "ĂĂĂĂĂLOGĂSTICA"
Como esquecer as anotaçÔes e os rascunhos das 'noticias' para o prĂłximo EDITORIAL, onde os nossos principais ATORES eram...(alĂ©m dos Profs. CARMINOSO e A GRANDE RENATINHA), O PEQUENO PRĂNCIPE, O BEIĂOLA - BOB FILHO, O SEDEX DEZ, O PAULINHO, A DENGUE, O PIT BUL E O SEU PARCEIRO FEITOSA, A DUPLA DE TURISTAS, O CLAUDIĂO, O CASAL VINTE, O GAĂCHO "MACHO", O VENDEDOR DE VERONA, O JEAN e O BOB PAI, todos integrantes da MARAVILHOSA turma "ĂĂĂĂĂNAGIB" OU "ĂĂĂĂĂLOGĂSTICA", alĂ©m dos demais ADMINISTRADORES (AS) de outras turmas, e daqueles que participaram desta maravilhosa caminhada que foi o Curso de Administração, na FNH.
GERAĂĂO SAĂDE
Em pleno "sabadĂŁo 18/11", O casal Carol X Marlon foi visto numa estafante caminhada pela lagoa da Pampulha. Ă isso aĂ! SaĂșde Ă© o que interessa, o resto nĂŁo tem pressa...
REQUISITOS PARA SER UM EXECUTIVO TOP, VĂO ALĂM DO CURRĂCULO
As senhas de acesso ao pĂłdio do milionĂĄrio mundo corporativo envolvem fazer chapinha, usar salto alto e enrolar a lĂngua...
Sejamos justos: Ă© preciso mais que topete para chegar a CEO. No disputadĂssimo mundo do colarinho branco, enrolar a lĂngua e engolir "frogs" para almejar o "benchmark" que dĂĄ direito a salĂĄrios de sonho.
"Hoje, para ser um executivo 'high profile' não basta ser, é preciso parecer", diz o empresårio Roberto Justus, 51, que assumiu sua porção "executive search" ao comandar um reality show de aspirantes a executivos, "O Aprendiz".
O Uso exaustivo de termos em inglĂȘs Ă© um dos cacoetes fundamentais para entender o universo coporativo. CEO e presidente do grupo de comunicação Newcomm, Justus tem sua receita para uma empresa atraente aos olhos dos clientes: contratar "cool people", executivos que caibam na sigla "P.A.S.". Significa "people, attitude and style" ou, em bom portuguĂȘs, gente com atitude e estilo. Justus explica a importĂąncia de "parecer": "Deus estĂĄ nos detalhes". Por "detalhes", entenda o verdadeiro manual das etiquetas: terno Zegna, tailleur Chanel, caneta GrafVon Faber e relĂłgio Audemars Piguets.
CORPORATIVĂS
Banking: ambiente corporativo de banco, considerado um dos mais conservadores;
Benchmark: parĂąmetros de excelĂȘncia; hoje, ele Ă© global e, para ser bom numa ĂĄrea, deve ser mundialmente bom;
Coaching: sessÔes de aconselhamento para que se atinga novos objetivos;
CEO (chief executive officer): cargo mais alto de uma empresa;
CKO (chief knowledge officer): gestor da capacidade intelectual da companhia, pessoa responsåvel desde a memória da empresa até o planejamento de "learning" dos funcionårios;
Cool: no mundo dos "justos", Ă© gente que se veste com grife, freqĂŒenta festas badaladas e estĂĄ com sorriso na cara no final do dia;
Empowerment: termo denota situaçÔes em que o chefe delega aos subordinados poder de decisão;
Fancy: no corporativĂȘs, significa gente que usa a roupa "certa", fala trĂȘs lĂnguas e dorme pouco;
Headhinter: no literal, caçador de cabeças, caça-talentos, olheiro de executivo.
Por Marianne Piemonte.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/11/2006.
VOCĂ Ă O HUMOR QUE VOCĂ TEM
Venenoso ou ingĂȘnuo, ele hoje Ă© avaliado nĂŁo apenas como uma caracterĂstica individual, mas como uma ferramenta determinante nas relaçÔes pessoais e no ambiente de trabalho.
O humor, assim como a beleza, Ă© fĂĄcil de identificar, mas difĂcil de definir. Seria ele "o repouso da alma", como escreveu Santo TomĂĄs de Aquino? Ou "a maior bĂȘnção da humanidade", como queria o escritor americano Mark Twain? Por muito tempo, a definição de humor usada pelos psicĂłlogos que estudam o assunto foi aquela criada por Sigmund Freud, o inventor da psicanĂĄlise. Em seu Os Chistes e a Sua Relação com o Inconsciente, Freud escreveu que o humor Ă© o maior mecanismo de defesa do ser humano, um instrumento que permite equilibrar as emoçÔes e elaborar as frustraçÔes. Hoje, a psicologia prefere enxergar o humor menos sob a Ăłtica individual e mais Ă luz de sua capacidade de influir nos relacionamentos. O tipo de humor que uma pessoa pratica Ă© um componente forte na percepção que os outros tĂȘm dela, na definição que se dĂĄ Ă sua personalidade. Essa Ă© uma das conclusĂ”es principais de um dos mais completos estudos jĂĄ realizados sobre o humor, o livro The Psychology of Humor (A Psicologia do Humor), recĂ©m-lançado nos Estados Unidos. Seu autor Ă© o psicĂłlogo Rod Martin, da Universidade de Western Ontario, no CanadĂĄ. Segundo Martin, o humor nĂŁo Ă© um estado de espĂrito Ășnico â ele tem quatro variantes principais, cada uma delas com suas implicaçÔes especĂficas nas relaçÔes pessoais e profissionais de cada ser humano.
OS QUATRO TIPOS DE HUMOR
Corrosivo: Empregado para criticar, provocar e manipular os outros por meio do sarcasmo e do ridĂculo. O autor da piada costuma usar a desculpa de que tudo nĂŁo passou de "uma brincadeira". Esse tipo de humor pode pĂŽr em risco a convivĂȘncia no trabalho e os relacionamentos amorosos;
Agregador: Estimula a convivĂȘncia social. Pessoas com esse tipo de humor costumam ser populares. Surpreendem a todos com suas tiradas e reduzem as tensĂ”es em situaçÔes desconfortĂĄveis. Tem tambĂ©m o seu lado negro: pode ser usado para excluir alguĂ©m de um grupo;
Autodepreciativo: Próprio de quem utiliza seus defeitos para divertir os outros. à comum entre as pessoas que não se encaixam em determinados padrÔes sociais mas são åvidas por atenção - como o garoto gordo que se torna o mais divertido da turma. Quem usa esse tipo de humor, que corrói a auto-estima, corre o risco de desenvolver depressão e ansiedade;
De bem com a vida: Ă o humor de quem sempre enxerga um lado positivo em tudo na vida. Diante de um problema, em vez de ficar apreensivo ou nervoso, dĂĄ um passo atrĂĄs e ri dos absurdos do cotidiano. VĂĄrios estudos mostram que esse tipo de humor traz benefĂcios Ă saĂșde.
Teste os usos do seu humor
Primeiro, anote o nĂșmero correspondente Ă sua avaliação sobre cada uma das afirmaçÔes abaixo. Depois, siga as instruçÔes no fim do teste para saber que tipo de humor predomina na sua personalidade.
Discordo totalmente - 1
Discordo em parte - 2
Discordo muito pouco - 3
NĂŁo tenho certeza - 4
Concordo um pouco - 5
Concordo, mas nĂŁo totalmente - 6
Concordo totalmente - 7
1 - Se alguém comete um erro, sempre aproveito para fazer uma provocação ( );
2 - Deixo as pessoas rir de mim ou faço piada das minhas imperfeiçÔes com mais freqĂŒĂȘncia do que deveria ( );
3 - Não preciso me esforçar para fazer as pessoas rir. Sou naturalmente bem-humorado ( );
4 - Mesmo quando estou sozinho, divirto-me com os absurdos do cotidiano ( );
5 - As pessoas nunca se sentem ofendidas nem ficam magoadas com o meu senso de humor ( );
6 - Raramente faço as pessoas rir contando minhas histórias pessoais ( );
7 - Minha visão bem-humorada da vida faz com que eu não fique decepcionado nem deprimido mesmo em situaçÔes adversas ( );
8 - Se estou sozinho e triste, penso em algo divertido para me animar ( );
9 - Ăs vezes nĂŁo consigo me conter em contar piadas, mesmo que elas sejam inconvenientes ( );
10- Gosto de fazer todo mundo rir ( );
11- Quando estou chateado, geralmente perco todo o senso de humor, inclusive com pessoas que nĂŁo tĂȘm nada a ver com meus problemas ( );
12- Amigos ou familiares sempre me escolhem como alvo na hora de fazer piadas e brincadeiras ( );
13- Se tenho problemas ou me sinto infeliz, acoberto meus sentimentos e faço brincadeiras. Nem mesmo meus amigos mais chegados percebem meus reais sentimentos ( );
14- Geralmente nĂŁo consigo pensar em coisas inteligentes e divertidas para dizer quando estou com outras pessoas, sĂł quando estou sozinho ( );
15- Não faço piadas se elas forem ofender alguém, mesmo diante de situaçÔes muito engraçadas ( );
16- Deixar os outros rir de mim Ă© uma forma de manter todos de bom humor ( ).
Agora veja quanto vocĂȘ usa de cada tipo de humor:
O tipo de humor com maior pontuação é aquele que predomina em sua personalidade.
Corrosivo: 14 + (avaliação das questÔes 1 + 9) = (subtotal) - (avaliação das questÔes 5 + 15) = (Total)
Agregador: 7 + (avaliação das questÔes 3 + 10) = (subtotal) - (avaliação das questÔes 6 + 14) = (Total)
Autodepreciativo: (avaliação das questÔes 2 + 12 + 13 + 16) = (Total)
De bem com a vida: 3 + (avaliação das questÔes 4 + 7 + 8) = (subtotal) - (avaliação das questão 11) = (Total)
Pontuação:
Maior que 17
VocĂȘ se vale do seu humor predominante com freqĂŒĂȘncia
Entre 11 e 17
Seu humor predominante se manifesta só em algumas situaçÔes
(Rod Martin, psicĂłlogo da Universidade de Western Ontario, autor do livro A Psicologia do Humor).
Fonte: Revista Veja - edição 1.982.