O MAIOR NAVIO DO MUNDO!
O GIGANTE - O MAIOR NAVIO DE CONTAINERS DO MUNDO
Vejam em Fotos de Eventos "Emma Maersk", as fotos desse gigante.
EMMA MAERSK
IMO number: 9321483
1st name: EMMA MAERSK
flag / nationality: Denmark
owner: Maersk Line
operator: Maersk
completion year: 2006
shipyard: Odense Steel Shipyard AS, Denmark
yard / hull number: 203
engine design: SUL
engine type: 14RTA96MC
power output (KW): 80.080
maximum speed (Kn): 24,5
overall length (m): 393,00
overall beam (m): 56,40
maximum draught (m): 15,50
maximum TEU capacity: 14.500
container capacity at 14t (TEU): 10.500
reefer containers (TEU): 1.300
deadweight (ton): 170.794
gross tonnage (ton): 151.687
(Colaboração: Marcus Vinicius)
PROJETOS EM ARMAZĂNS
08/10/06 - Por Marco Antonio Oliveira Neves
Os projetos em armazéns envolvem desde pequenas adaptaçÔes no layout atual, ampliaçÔes e a construção de novos armazéns.
A construção de um novo armazĂ©m Ă©, sem dĂșvida alguma, o maior desafio para um profissional de logĂstica, e este Ă© um processo que leva, normalmente, de 6 a 12 meses.
O volume movimentado (preferencialmente em mÂł) e o giro do estoque sĂŁo os pontos de partida para qualquer projeto em armazĂ©m, pois a partir dele estimaremos a ĂĄrea mĂnima necessĂĄria para a operação. Ă importante tambĂ©m conhecer as caracterĂsticas de movimentação e acondicionamento dos materiais, impacto da sazonalidade sobre a venda, os requerimentos de serviço, processos operacionais e o perfil do pedido.
A partir de uma estimativa da ĂĄrea necessĂĄria, buscaremos um terreno adequado. Recomenda-se um terreno de 3 a 5 vezes maior que a ĂĄrea a ser construĂda, portanto, para um armazĂ©m de 5.000 mÂČ, deve-se buscar um terreno de 15.000 mÂČ a 25.000 mÂČ. Novos armazĂ©ns devem ser construĂdos dentro de um horizonte de 5 anos, por isso a necessidade de ĂĄrea adicional.
O posicionamento do armazĂ©m dentro da ĂĄrea disponĂvel Ă© tambĂ©m importantĂssimo para um bom aproveitamento futuro, no caso de ampliaçÔes.
A anĂĄlise do solo Ă© crucial para que as metas orçamentĂĄrias sejam cumpridas. Evite solos arenosos, porosos e regiĂ”es pantanosas, que exigirĂŁo maiores gastos na fase de estaqueamento. Em geral se gasta ao redor de R$ 1.000,00 por mÂČ para a construção de um novo armazĂ©m, incluindo a infra-estrutura bĂĄsica interna.
A escolha do local deve levar em conta a infra-estrutura e facilidades existentes, a oferta de transportes, a disponibilidade de mĂŁo-de-obra, a proximidade de Clientes e Fornecedores, incentivos fiscais, Ăndices de criminalidade e atĂ© riscos imobiliĂĄrios.
O prĂ©dio a ser construĂdo deve respeitar uma determinada razĂŁo entre comprimento e largura, que minimizarĂĄ os deslocamentos internos, da doca para os estoques, e vice-versa. Considere um pĂ©-direito de pelo menos 10 metros.
Escolhido o local para a construção do novo armazĂ©m, deveremos detalhar as ĂĄreas destinadas ao recebimento e expedição, estocagem, separação de pedidos, ĂĄreas administrativas (escritĂłrios, salas para reuniĂŁo e treinamento, etc), ĂĄreas nĂŁo-operacionais (refeitĂłrio, ambulatĂłrio, vestiĂĄrios, etc) e ĂĄreas secundĂĄrias (para a estocagem e reforma de pĂĄletes, sala de carga de baterias, manutenção de equipamentos, acĂșmulo de sucatas de papelĂŁo e madeira, etc).
NĂŁo se esqueça das ruas internas e pĂĄtios, essenciais, principalmente nos perĂodos de "pico".
Deve ser dada especial atenção à quantidade de docas no armazém, bem como às åreas de stage-in / stage-out, cada vez mais importantes em um ambiente aonde se prioriza o fluxo dos materiais e não a sua estocagem.
A escolha do correto sistema de estocagem Ă© importante para o melhor aproveitamento da ĂĄrea cĂșbica disponĂvel. Escolhas incorretas poderĂŁo impactar negativamente na produtividade da operação, alĂ©m de provocar uma baixa utilização do espaço.
Em paralelo ao detalhamento das åreas operacionais e não operacionais, é definido o layout do armazém, podendo ser em "U", em "I", em "L" ou modular.
Um projeto corretamente dimensionado Ă© fundamental para que se tenha, no futuro, uma operação enxuta, ĂĄgil e flexĂvel. Procure aprimorar o seu conhecimento no tema atravĂ©s de cursos e leituras e na dĂșvida, conte sempre com o suporte de especialistas no tema.
Marco Antonio Oliveira Neves - Diretor da Tigerlog Consultoria, Hunting & Outplacement e Treinamento em LogĂstica
Fonte: Canal do Transporte
(Colaboração: Brazil Modal Eventos & NotĂcias)