O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA XVIII...
LOGĂSTICA PARA BĂBADO
Quanta criatividade! Se beber...nĂŁo dirija! Aproveite os serviços da Trans-BĂȘbado!!!
(Colaboração: Tadeu - Curitiba)
CARREIRA - NaturĂłlogo usa elementos da natureza para cuidar da saĂșde
Tratar inflamaçÔes com cheiros e menopausa com florais. Assim trabalha o naturólogo, um terapeuta que utiliza métodos naturais e não indica medicamentos convencionais.
A profissĂŁo Ă© relativamente nova no Brasil. O primeiro curso nasceu hĂĄ apenas dez anos, na Unisul, em Santa Catarina. Em 2002, a Anhembi Morumbi, em SĂŁo Paulo, criou o seu.
"E a tendĂȘncia Ă© que surjam mais cursos", afirma Marcia Fernandes, coordenadora do curso de naturologia da Anhembi. "Cada vez mais as pessoas estĂŁo se preocupando com a saĂșde, e o trabalho do naturĂłlogo Ă© este, cuidar com terapias complementares."
Segundo Marcia, hĂĄ alguns anos, as terapias naturais eram utilizadas para recuperar a saĂșde, depois que o problema jĂĄ havia aparecido. Agora, isso mudou. "Elas estĂŁo aĂ para promover a saĂșde, e, por isso, vĂȘm crescendo bastante."
De acordo com ela, quem se interessa por naturologia é, geralmente, "aquela pessoa que cresceu tomando homeopatias e que se interessa por meditação e florais".
Rozane Goulart, coordenadora do curso da Unisul, completa: "O graduando em naturologia tem uma proposta diferenciada de vida, que jå começa na alimentação; ele come alimentos mais saudåveis e é bastante ligado à preservação do ambiente".
Ă o caso de JĂ©ssica Mimessi, 22, aluna do Ășltimo ano do curso da Anhembi. "Sempre me preocupei com o meu bem-estar. Sinto que a nossa cultura nĂŁo Ă© se cuidar, mas as pessoas estĂŁo vendo que o sentimento interfere sim na saĂșde."
As disciplinas dos dois cursos -ambos tĂȘm quatro anos e meio de duração- incluem, por exemplo, processos biolĂłgicos, bioconsciĂȘncia e saĂșde. HĂĄ ainda aulas de anatomia humana, botĂąnica aplicada, musicoterapia e cromoterapia.
Trabalho: O naturĂłlogo pode trabalhar em clĂnicas e consultĂłrios de saĂșde, que oferecem tĂ©cnicas como massagem e fitoterapia (tratamento com plantas).
Outro local em que os profissionais podem atuar e em que seu trabalho estĂĄ crescendo, segundo Marcia, Ă© em spas. "O naturĂłlogo trabalha com todas as ĂĄreas do corpo humano. Indica como deve ser a alimentação, as atividades do cliente e conversa sobre problemas pessoais", diz ela. "Eles trabalham a pessoa de forma integral: com o fĂsico, o psicolĂłgico, o energĂ©tico e o ecolĂłgico."
Os naturólogos estão começando a aparecer também em empresas. São contratados para cuidar do bem-estar dos funcionårios, comandando sessÔes de ioga e outras atividades de relaxamento.
No inĂcio, o recĂ©m-formado que atende sozinho ganha de R$ 50 a R$ 100 por hora.
Luisa Alcantara e Silva - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/05/08.
Unisul: http://www.unisul.br/content/site/Inicio/
Anhembi Morumbi: http://portal.anhembi.br/
ALUNOS TENTAM REGULAMENTAR A PROFISSĂO
Mesmo com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, a profissão de naturologia ainda não é regulamentada por lei, o que faz com que algumas empresas e instituiçÔes fiquem reticentes ao contratar naturólogos.
Para mudar esse quadro e fortalecer a carreira, ex-alunos da Unisul e da Anhembi Morumbi fundaram duas associaçÔes, que são, respectivamente: a Abrana (Associação Brasileira de Naturologia), no Sul, e a Apanat (Associação Paulista de Naturologia), em São Paulo.
No Sul, a Abrana estå desenvolvendo um estudo sobre a carreira para entregar a deputados, segundo Karin Katekaru, presidente da associação.
Entre as dificuldades que os naturĂłlogos enfrentam estĂĄ a barreira caso queiram abrir uma clĂnica. "Ele nĂŁo pode, porque nĂŁo hĂĄ regras que estabeleçam como deve ser o funcionamento do local", afirma Karin.
O principal objetivo das duas entidades agora Ă© a regulamentação da profissĂŁo. "O Brasil ainda Ă© um paĂs muito atrasado em relação a tĂ©cnicas complementares, entĂŁo, ainda hĂĄ muito preconceito", afirma Suely Ramos Bello, presidente da Apanat. "No exterior, como na Europa, por exemplo, essas tĂ©cnicas sĂŁo supercomuns."
Ela se formou em pedagogia na dĂ©cada de 70 e hĂĄ 15 anos trabalha com terapias florais. Em 2003, soube do curso oferecido pela Anhembi, se interessou e foi fazĂȘ-lo. Neste mĂȘs, a associação organiza o 1Âș Congresso Brasileiro de Naturologia, que deve reunir 400 formandos de SĂŁo Paulo e de Santa Catarina, alĂ©m de interessados de outras ĂĄreas.
Fonte: Folha de S.Paulo - 06/05/08.
Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/index.php
Abrana: http://www.abrana.org.br/
Apanat: http://www.apanat.org.br/welcome.aspx
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php