O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA SUBTERRĂNEA (CINGAPURA)
English:
Nytimes.com/singapore
Jurong Rock Caverns â
Jtc.gov.sg/Jurong-Rock-Caverns
https://www.facebook.com/jtccorp
Nanyang Center for Underground Space at Nanyang Technological University â
http://www.ncus.ntu.edu.sg/Pages/Home.aspx
https://www.facebook.com/NTUsg
Lotada, Cingapura projeta cidade subterrĂąnea. Cidade-Estado asiĂĄtica inicia obras sob a terra e enfrenta resistĂȘncia de alguns habitantes.
Com sua ĂĄrea de 710 kmÂČ, inferior Ă de Nova York (EUA), Cingapura estĂĄ ficando sem espaço para alojar seus 5,4 milhĂ”es de habitantes.
A cidade-Estado jĂĄ se verticalizou, com edifĂcios de apartamentos que chegam a 70 andares. JĂĄ desapropriou imĂłveis subutilizados para fins habitacionais e construiu aterros marĂtimos para conseguir ĂĄreas utilizĂĄveis.
Mas, sendo uma das cidades mais densamente povoadas do mundo --e com projeçÔes de ganhar mais 1,5 milhão de habitantes em 15 anos--, suas opçÔes são tão limitadas quanto seu espaço.
Assim, Cingapura estuda construir debaixo da terra para criar uma cidade extensa e interligada, com shopping centers, instalaçÔes de transportes, espaços pĂșblicos, vias para pedestres e atĂ© ciclovias.
"Cingapura é pequena, e quer venhamos a ter 6,9 milhÔes de habitantes, quer não, sempre serå necessårio mais espaço para construção", explicou Zhao Zhiye, da Universidade Tecnológica de Nanyang. "O uso do espaço subterrùneo é uma opção."
A construção subterrĂąnea nĂŁo Ă© novidade em Cingapura. Cerca de 12 km de vias expressas e 80 km de malha de metrĂŽ correm debaixo da terra. Sistemas de esgotos subterrĂąneos e tĂșneis para a passagem de cabos de eletricidade e outros sĂŁo comuns.
A cidade jĂĄ iniciou a construção do Jurong Rock Caverns, enorme bunker subterrĂąneo. Quando for concluĂdo, serĂĄ disponibilizada ĂĄrea equivalente Ă superfĂcie de seis usinas petroquĂmicas.
Outro projeto Ă© a Cidade SubterrĂąnea da CiĂȘncia, com 40 "cavernas" interligadas para abrigar centros de dados e laboratĂłrios de pesquisa e desenvolvimento. O centro deve ser construĂdo 30 andares abaixo de um parque e abrigar 4.200 profissionais.
Obras subterrĂąneas podem ser atĂ© quatro vezes mais caras que as de superfĂcie, devido ao alto custo de construção e a estudos extensos do solo.
Para o ministro de Desenvolvimento Nacional, Khaw Boon Wan, "quanto antes iniciarmos o processo, em menos tempo aprenderemos e mais fĂĄcil serĂĄ concretizĂĄ-lo". Mas a ideia encontra alguma resistĂȘncia. "NĂłs nos mudamos dos kampongs' [vilarejos malaios] para edifĂcios altos construĂdos pelo governo", comentou o contador aposentado Joseph Tan, 69. "Agora que nos acostumamos, fazem planos para vivermos debaixo da terra. Na minha idade, sĂł quero sossego."
Para o ex-professor David Ong, a geração mais velha pode não aceitar bem o conceito de vida subterrùnea, em parte devido à superstição. "Por que os vivos estão indo para debaixo da terra? Só os mortos retornam à terra."
Calvin Yang â Tradução Clara Allain - Fonte: Folha de S.Paulo â 28/09/13.
Reportagem original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
Nytimes.com/singapore
Jurong Rock Caverns â
Jtc.gov.sg/Jurong-Rock-Caverns
https://www.facebook.com/jtccorp
Universidade TecnolĂłgica de Nanyang â
http://www.ncus.ntu.edu.sg/Pages/Home.aspx
https://www.facebook.com/NTUsg
OUSADAS
Estudantes na Hungria protestam contra novo cĂłdigo de vestuĂĄrio imposto pela universidade.
Alunos da Universidade de Kaposvar, na Hungria, assistem Ă s aulas usando apenas roupas Ăntimas em protesto contra o reitor que instituiu o uso de ternos escuros e sapatos para homens e jaqueta, blusa e calças ou saias longas para as mulheres durante aulas ou exames.
Fonte: Folha de S.Paulo â 04/10/13.
Confira:
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-24393250
UNIVERSIDADE DA SEMANA: CALIFORNIA INSTITUTE OF TECHNOLOGY
Universidade na primeira colocação do novo ranking THE (Times Higher Education).
O Instituto de Tecnologia da CalifĂłrnia (em inglĂȘs: California Institute of Technology, usualmente conhecido como Caltech) Ă© uma universidade estadunidense privada, que aceita homens e mulheres no seu corpo discente, localizada em Pasadena, no estado da CalifĂłrnia, Estados Unidos.
Embora tenha sido fundada como uma escola preparatĂłria e profissional por Amos G. Throop em 1891, o colĂ©gio atraiu cientistas influentes como George Ellery Hale, Arthur Amos Noyes, e Robert Andrews Millikan no inĂcio do sĂ©culo XX. As escolas de formação profissionais e de preparação foram desmanteladas e desmembradas em 1910, e a faculdade assumiu seu nome atual em 1921. Em 1934, a Caltech foi eleita para a Associação de Universidades Americanas, e foram estabelecidas os antecedentes do Jet Propulsion Laboratory da NASA, que a Caltech continuava a gerir e operar, entre 1936 e 1943 sob Theodore von KĂĄrmĂĄn.
Sendo uma das primeiras universidades do mundo em pesquisa, a Caltech mantĂ©m uma forte ĂȘnfase e tradição nas CiĂȘncias naturais e Engenharia. Ela tambĂ©m possui e administra o LaboratĂłrio de PropulsĂŁo a Jato (Jet Propulsion Laboratory, o JPL), que Ă© um complexo autĂŽnomo de vĂŽos espaciais, responsĂĄvel pelo projeto e operação da maioria das sondas da NASA. De acordo com a classificação anual da Times Higher Education, a Caltech Ă© eleita a melhor universidade do mundo. A Universidade Harvard nĂŁo aparece no topo e empata na segunda posição com a Universidade de Stanford.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
A Universidade:
http://www.caltech.edu/
Facebook.com/californiainsttech
O Ranking:
Timeshighereducation.co.uk/university-rankings/2013-14
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php