O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA ESPACIAL (GALILEU GALILEI, JĂPITER AND JUNO)
English:
http://www.nasa.gov/mission_pages/juno/news/lego20110803.html
Bonequinhos de Lego embarcam em missĂŁo para JĂșpiter.
TrĂȘs bonequinhos de Lego embarcam rumo ao espaço na sonda lançada rumo ao planeta JĂșpiter.
Os Ășnicos tripulantes da expedição foram mantidos em segredo pela Nasa e pela Lego atĂ© agora.
O objetivo ao levar os bonecos, segundo o site da revista "Wired", era o de fazer algo memorĂĄvel para a missĂŁo, que sĂł chega a JĂșpiter em 2016.
Sem a habitual cor amarela, os bonequinhos sĂŁo feitos de alumĂnio representam o astrĂŽnomo Galileu Galilei, o deus JĂșpiter e a deusa Juno.
O tamanho deles Ă© o mesmo dos bonequinhos de Lego que as crianças (e adultos) tĂȘm em casa.
Fonte: Folha de S.Paulo â 06/08/11.
Mais detalhes:
http://www.nasa.gov/mission_pages/juno/news/lego20110803.html
GRATUITO - PROGRAMA AUXILIA JOVEM A DESENVOLVER CARREIRA
Quem tem atĂ© dois anos de formado pode inscrever-se no programa virtual gratuito de desenvolvimento de carreira criado pela Procter & Gamble em parceria com a Cia. de Talentos. A iniciativa "Carreira, e a Sua?" oferece 10 mil vagas e atividades semanais, que envolvem mapeamento de competĂȘncias dos jovens profissionais. InscriçÔes em http://www.ciadetalentos.com.br/pg/poc/.
Fonte: Folha de S.Paulo â 07/08/11.
TRAINEE - MĂLTI DE ALIMENTAĂĂO RECRUTA 30 PROFISSIONAIS
InĂcio as inscriçÔes para o programa de trainee da BRF Brasil Foods. SerĂŁo selecionados 30 profissionais do Ășltimo ano do ensino superior em diversas ĂĄreas ou com atĂ© dois anos de formados. Ă preciso ter inglĂȘs fluente e disponibilidade para viajar. A empresa nĂŁo informou salĂĄrio. O cadastro pode ser feito atĂ© 8/9 no site http://www.brasilfoods.com/.
Fonte: Folha de S.Paulo â 07/08/11.
ESTĂGIO - EMPRESAS BUSCAM 175 ALUNOS DE DIVERSAS ĂREAS
A Alstom, de infraestrutura ferroviåria, recruta 40 estudantes de ensino superior ou técnico com conclusão de curso prevista para 2012 ou 2013. As inscriçÔes vão até 11/9 em http://www.alstom.com/brazil/pt/. Até 29/8, a Braskem recruta 135 alunos de diversas åreas com conclusão de curso entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. InformaçÔes e inscriçÔes em http://www.jovensbraskem.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo â 07/08/11.
PULMĂES - RIR PODE FAZER MAL
Diversas pesquisas mostram que o humor pode exercer influĂȘncias muito benĂ©ficas na saĂșde de uma pessoa. PorĂ©m, segundo pesquisa da Ohio State University, em certos casos, as risadas podem exercer o efeito contrĂĄrio. De acordo com o estudo, pacientes com doença crĂŽnica obstrutiva pulmonar, que tinham um melhor senso de humor tiveram maiores chances de demonstrar menos sintomas de depressĂŁo, ansiedade e problemas respiratĂłrios antes de ingressarem no estudo. Mas em um segundo momento da pesquisa, apĂłs a exibição de um vĂdeo humorĂstico de 30 minutos, os pacientes que riram mais apresentaram nĂveis mais baixos de função pulmonar. O pesquisador Charles Emery explica que "esse estudo mostra que o humor realmente Ă© mais complexo do parece. O humor definitivamente tem benefĂcios, mas os comportamentos associados a ele podem nĂŁo serem bons o tempo todo".
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 06/08/11.
Ohio State University - http://www.osu.edu/
FACULDADE CORTA CUSTO E CRIA "CURSO ITINERANTE"
Agrupamento de turmas de universitårios faz locais de aulas mudarem. Proteste afirma que aluno pode recorrer à Justiça; universidades dizem que não querem prejudicar estudante.
No meio dos cursos, alunos de SP tĂȘm sido obrigados por universidades privadas a mudar de campus, com distĂąncias que superam 30 km. Somente neste ano, determinaram as transferĂȘncias as gigantes EstĂĄcio UniRadial, Uniban e Braz Cubas.
As universidades falam em economia e tentativa de acomodar alunos em instalaçÔes melhores. Pesquisadores citam falta de planejamento e busca de aumento de lucros.
O caso mais emblemĂĄtico Ă© o de uma turma de educação fĂsica da EstĂĄcio UniRadial.
Os estudantes ingressaram em 2010 na Vila Formosa (zona leste). No inĂcio de 2011, foram transferidos para o Jabaquara (zona sul). E agora para Interlagos (zona sul).
A distĂąncia de carro entre a primeira e a terceira unidade Ă© de 31 km. "Moro no TatuapĂ© e atĂ© Interlagos sĂŁo trĂȘs horas de ĂŽnibus. Se a faculdade nĂŁo recuar, terei de abandonar o curso", disse Angela Aparecida Peres, 25. "O pior Ă© que eles avisaram sĂł no final de julho, quando jĂĄ nĂŁo dava para pedir transferĂȘncia."
A mesma instituição transferiu o curso de pedagogia do campus da Vila dos Remédios (zona oeste) para o Jabaquara (20 km de distùncia).
O consultor de ensino superior Carlos Monteiro afirma que as alteraçÔes sĂŁo decorrĂȘncia da forte expansĂŁo do setor nos Ășltimos anos.
"Precisamos aumentar as matrĂculas, mas as instituiçÔes nĂŁo estĂŁo planejando.
Elas seguem modas, e uma das modas foi abrir unidades", disse Monteiro. "Depois, veem que nĂŁo Ă© viĂĄvel e desrespeitam o aluno."
A advogada Tatiana Viola de Queiroz, da Proteste, diz que as universidades nĂŁo podem fazer mudanças abruptas. "Principalmente se nĂŁo houver tempo para transferĂȘncia, os alunos podem pedir na Justiça que a faculdade mantenha o curso no local."
Outra instituição que mudou os alunos de campus foi a Uniban. No inĂcio de 2011, uma turma de gestĂŁo bancĂĄria do Campo Limpo (zona sul) teve seu curso fechado, pois caiu o total de alunos.
Uma opção dada pela instituição foi a transferĂȘncia para Osasco (Grande SP).
A Braz Cubas mudou no inĂcio do ano os 2.500 alunos do centro de Mogi das Cruzes (Grande SP) para a unidade principal, a 2 km. JĂĄ a FMU chegou a anunciar a transferĂȘncia do curso de administração de Santo Amaro. Recuou apĂłs queixas.
FĂĄbio Takahahsi - Fonte: Folha de S.Paulo â 11/08/11.
EstĂĄcio UniRadial -
http://portal.estacio.br/unidades/centro-universitario-estacio-radial-de-sao-paulo.aspx
Uniban - http://www.uniban.br/portal/index.asp
Braz Cubas - http://www.brazcubas.br/
FMU - http://www.portal.fmu.br/
Proteste - http://www.proteste.org.br/
ANĂLISE ENSINO SUPERIOR: Estudo de mercado evitaria perda de alunos
A localização apareceu em uma pesquisa como o principal fator de escolha entre as instituiçÔes particulares.
TransferĂȘncias de alunos entre campi tĂȘm ocorrido com mais frequĂȘncia no ensino superior. O que precisamos considerar Ă© que o setor de ensino passou a ser compreendido como uma ĂĄrea da economia e passa por sĂ©rias transformaçÔes, principalmente no que diz respeito Ă profissionalização da gestĂŁo.
Todo negĂłcio precisa apresentar resultados, inclusive financeiros. Afinal, Ă© preciso remunerar e prestar contas a seus investidores.
Verificamos, em vĂĄrios casos, que o valor do imĂłvel nĂŁo Ă© compatĂvel com o resultado financeiro alcançado, portanto faz-se necessĂĄrio readequĂĄ-lo. Uma instituição nĂŁo pode comprometer seu faturamento para despesas de aluguel.
Uma anålise de mercado mais criteriosa antes de abrir um novo curso poderia auxiliar essas instituiçÔes a evitar esse transtorno, pois o fato é que em muitos casos não existe demanda de alunos suficiente para a região, forçando a juntar as turmas de endereços diferentes.
Trabalhei recentemente em uma pesquisa com mais de 35 mil alunos do ensino superior no paĂs.
Exploramos questÔes inerentes ao motivo de escolha do curso e da faculdade. Resultado: a localização apareceu como o principal motivo de escolha para os alunos matriculados em instituiçÔes particulares (23%). Com isso, é fåcil entender que cursos que mudaram de endereço sofrerão com alta evasão.
Romårio Davel, consultor da Hoper Educação, é graduado em gestão financeira, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV-RJ.
Hoper Educação - http://www.hoper.com.br/
MBA GestĂŁo de Projetos pela FGV-RJ - http://www.fgv.br/fgvmgm/cursos/dsp_maisproc_0004.asp
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php