O SHOW DOS "REIS" DA LOGÍSTICA XLIV...
LOGÍSTICA DE ALTA VELOCIDADE (BLOODHOUND)
English:
http://www.bloodhoundssc.com/
See the video:
http://www.guardian.co.uk/technology/video/2008/oct/23/bloodhound-supersonic-car
O inglês Richard Noble tem uma obsessão: a velocidade. Em 1983, ele quebrou o recorde de velocidade de um veículo em terra: 1.019 quilômetros por hora, 17 a mais que a marca anterior, do americano Gary Gabelich, que durava desde 1970. O desafio seguinte de Noble foi construir o carro a jato Thrust SSC (sigla de “SuperSonic Car”, carro supersônico). Pilotando o carro construído por Noble, em 1997, outro inglês, Andy Green, tornou-se o primeiro homem a romper a barreira do som num carro. Atingiu 1.233 quilômetros por hora, 8 a mais que o necessário e o atual recorde mundial de velocidade. O próximo sonho de Noble, de 62 anos, é construir um carro de US$ 15 milhões, o Bloodhound, e vê-lo ultrapassar em 2011 a marca das 1.000 milhas por hora (1.609 quilômetros por hora). No comando estará Andy Green, o ex-piloto de caça que quebrou a barreira do som com o Thrust (“empuxo”, na tradução do inglês), no deserto de Black Rock, um lago seco em Nevada, nos Estados Unidos.
“São três os desafios a ser vencidos para acelerar um carro até 1.000 milhas por hora”, disse Noble a ÉPOCA. “Desenvolver a tecnologia, encontrar uma pista longa o bastante e conseguir o dinheiro.”
O desafio tecnológico consiste em projetar um carro que seja ao mesmo tempo mais potente e mais leve que o Thrust. Ele era um bólido negro de 10,5 toneladas. Media 16,5 metros por causa das duas turbinas Rolls-Royce, retiradas de jatos Phantom F-4.
O Bloodhound será bem menor que o Thrust. Terá 12,8 metros e pesará 6,4 toneladas, graças a uma turbina compacta desenvolvida pela Rolls-Royce para o novo avião de caça europeu, o Eurofighter Typhoon. “Nunca houve nada parecido com o Bloodhound”, diz Noble. Ele conta com o patrocínio da Academia Real de Engenharia e dos pesquisadores das universidades do oeste da Inglaterra e de Southampton. “É sem dúvida o programa mais estimulante e desafiador no qual eu já me envolvi. O carro acelerará de zero até 1.050 quilômetros por hora em 40 segundos”, afirma Noble. “Nessa velocidade, Andy Green cobrirá uma distância de quatro campos de futebol por segundo.”
O segundo desafio de Noble é achar uma pista plana e seca de 20 quilômetros. Uma opção é usar o deserto Black Rock, mas Noble estuda outras, como os salares da Bolívia ou um lago seco da Austrália. O terceiro desafio é o mais complicado. “Em tempos de crise de crédito, não será fácil levantar os US$ 15 milhões para construir e testar o carro”, diz Noble, que já dispõe de US$ 1 milhão.
O interesse pelo recorde absoluto de velocidade surgiu quase ao mesmo tempo que o automóvel. Em 1898, o francês Gaston de Chasseloup-Laubat atingiu 63 quilômetros por hora. O domínio dos motores de combustão interna durou até 1963, quando o americano Craig Breedlove criou um carro a jato que disparou a 655 quilômetros por hora. Até 1965, Breedlove superou o recorde por cinco vezes, levando-o a 966 quilômetros por hora. Em 1970, Gary Gabelich superou a barreira simbólica dos 1.000 quilômetros por hora. O recorde foi pulverizado por Noble em 1983, no deserto Black Rock. “Quando bati aquele recorde, fui atrás do dinheiro, toquei o projeto e dirigi o carro. Mas para quebrar a barreira do som as responsabilidades eram grandes demais.” Foi quando Noble escolheu para pilotar o Thrust SSC outro obcecado por velocidade, Andy Green. “Andy era mais qualificado que eu. Voou mais de mil horas em supersônicos.” Green, hoje com 46 anos, foi piloto de caça da Real Força Aérea (RAF). “O Bloodhound será muito mais rápido que o Thrust”, diz Green. “O recorde mundial de velocidade é a forma mais extrema do automobilismo. Como ex-piloto da RAF, não consigo imaginar nada melhor para fazer.” Se Noble e Green realizarem o sonho de correr a 1.000 milhas, eles já têm na cabeça o próximo desafio: “Fazer um carro para correr a uma vez e meia a velocidade do som”, diz Noble.
Veja o site:
http://www.bloodhoundssc.com/
Veja o vídeo:
http://www.guardian.co.uk/technology/video/2008/oct/23/bloodhound-supersonic-car
LOGÍSTICA: PERSPECTIVAS
Qual o perfil adequado para os profissionais de logística? Quais são as demandas das empresas do setor industrial e de serviços para os profissionais do segmento?
Para responder a esta pergunta, torna-se necessário recorrer aos fundamentos e definições básicas sobre o tema. Portanto, segundo o Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP), a logística é definida como "o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, de custos efetivos, estoques de matéria- prima, recursos circulantes, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos do cliente".
É evidente, pela definição acima, que a visão dos profissionais do setor não pode ser direcionada somente para o aspecto operacional.
A logística é algo mais abrangente e complexo e deve ser entendida como um conjunto de atividades básicas e de apoio.
As atividades básicas são os transportes, a armazenagem e o gerenciamento da informação. Já as atividades de apoio compreendem a gestão de estoques e a previsão da demanda, entre outros. Logo, não basta saber executar equações. Hoje, é exigida uma visão sistêmica de negócios.
Para isto é preciso compreender que a visão da logística vem evoluindo para o conceito de gestão da cadeia de suprimentos, perpassando as funções industriais com aplicações conceituais, inclusive nas empresas de pequeno e médio porte.
Ao perceber que a gestão da cadeia de suprimentos é uma disciplina estratégica e que contempla a escolha de fornecedores, previamente qualificados e cadastrados, como garantia para redução de custos e fidelidade contratual e com a utilização de modelos sofisticados para previsão de demanda, os executivos da logística tornam-se mais completos e com visão abrangente.
Devido a esses fatores, profissões como a administração e a economia vêm ganhando terreno no segmento logístico do Brasil, antes dominado por engenheiros de todas as espécies. Para os engenheiros, as oportunidades de aperfeiçoamento em gestão estão nos cursos de MBA (sigla para Master in Business Administration), em que esses profissionais recebem ensinamentos sobre a visão sistêmica e de mercado.
Finalmente, para qualquer profissional que queira se candidatar para uma vaga de gestor em logística, vale a pena ressaltar a necessidade de aprofundamento nos conhecimentos básicos da disciplina, porém, na sua correlação com finanças, comércio exterior, direito e tecnologia da informação.
Um bom executivo de logística é aquele que saiba economizar os recursos escassos das organizações, com visão internacional, em respeito aos contratos e com a devida utilização das ferramentas de informática, para redução de custos e ganhos por qualidade.
Para os interessados, o mercado tem boas oportunidades e perspectivas. Basta estudar e trabalhar com o máximo afinco e desempenho.
Hugo Ferreira Braga Tadeu - Professor (FJP) - Fonte: O Tempo - 08/11/08.
FJP (Fundação João Pinheiro) - http://www.fjp.gov.br/
CSCMP - http://cscmp.org/
BRASILEIRAS E BRASILEIROS NO EXTERIOR
o site http://www.mte.gov.br/cartilha_exterior/ disponibiliza a cartilha "Brasileiras e Brasileiros no Exterior - Informações Úteis", que trata de processos legais, vistos de trabalho e direitos do imigrante, entre outros.
Fonte: O Tempo - 02/11/08.
NEGÓCIO DA CHINA
No país de 1,3 bilhão de habitantes, falta mão-de-obra qualificada. Uma pesquisa da consultoria McKinsey diz que a China precisará de 75 mil diretores e gerentes de alto nível nos próximos sete anos, mas que o país só possui 5.000 aptos a preencher as vagas. Por isso, a China importa CEOs, gerentes e diretores de empresas em plena crise global -seu PIB vai crescer 9,6% este ano e "apenas" 7,9% no ano que vem.
Segundo a McKinsey, 43% dos executivos de grandes empresas acham que o número de estrangeiros só deve aumentar. Atualmente, 500 mil europeus, 300 mil americanos e 8.000 brasileiros vivem na China.
Mônica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/11/08.
PROJETO CAPACITA 2.080 JOVENS PARA O MERCADO
Além do setor calçadista, outros setores da economia francana prevêem contratação de funcionários. 2.080 jovens concluíram um curso de capacitação para o mercado de trabalho.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve em Franca para a formatura do CSJ (Consórcio Social da Juventude), um dos programas desenvolvidos pelo ministério.
Os 50 alunos que já obtiveram emprego por causa do curso receberam carteiras de trabalho.
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/11/08.
CSJ - SP - http://www.juventudesampa.org.br/
PROPOSTA BRASILEIRA
A proposta brasileira "A Casa dos Mortos", de Débora Diniz Rodrigues e Fabiana Paranhos, foi eleita o Projeto Mais Criativo na edição 2008 do Doc Buenos Aires, fórum de produção documental que aconteceu entre os dias 20 e 24 de outubro, na capital argentina. O trabalho propõe um documentário sobre o cotidiano de uma prisão psiquiátrica e recebeu do canal europeu ARTE France prêmio de 3.000 euros.
Fonte: O Tempo - 02/11/08.
ESPÍRITO DE EQUIPE
Com foco no desempenho de profissionais e no alto retorno com base em equipes entrosadas pela comunicação, empresas brasileiras estão investindo no conceito dos HPTs ("high performance teams", ou times de alto desempenho).
Apesar de nem todas nomearem a iniciativa da mesma forma, a característica de que as companhias buscam dotar seus colaboradores é a mesma: habilidade de comunicação.
Os treinamentos para times de alto desempenho têm como primeiro alvo o líder. O objetivo é instrumentalizá-lo para ouvir melhor a equipe e se dirigir a ela de forma objetiva, minimizando a possibilidade de o "feedback" virar um conflito.
O gestor recebe as diretrizes, que podem vir do departamento de recursos humanos ou de uma consultoria externa, e age como multiplicador na equipe.
André Lobato - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/11/08.
CARACTERÍSTICA DAS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO
>> Objetivos claros
Foco na prioridade e na formalização de resultados atingíveis
>> Funções claras
A contribuição depende do entendimento da expectativa
>> Pessoas certas no time
O desempenho depende da capacidade e do alinhamento com os valores e a cultura da empresa
>> Comprometimento com o time
O sucesso é construído por todos; não há estrelas
>> Processo de decisão acordada
A decisão em conjunto direciona melhor os esforços
>> Responsabilidade
Tem-se o sentimento de ser também o dono do negócio
>> Auto-avaliação constante
O time se avalia freqüentemente para melhorar sempre
(Fonte: Mars.) - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/11/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php