O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA MOTORIZADA (MONOTRACER)
English:
http://monotracer.peraves.ch/
http://www.monotracer.ch/
A moto que nĂŁo cai...
Ar-condicionado, rĂĄdio, poltronas confortĂĄveis para dois passageiros. Nem parece uma moto. E, quando vocĂȘ para no semĂĄforo, rodinhas estabilizadoras se projetam da laterais - equilibrando automaticamente o veĂculo em pĂ©.
Confira: http://monotracer.peraves.ch/.
Fonte: Super Interessante - Edição 296.
Mais detalhes:
http://www.monotracer.ch/
TRAINEES - EMPRESAS DE LOGĂSTICA E GESTĂO TĂM 60 VAGAS
Estudantes de diversas ĂĄreas interessados em ser consultores podem se inscrever atĂ© 30/10 (http://www.ciadetalentos.com.br/sap/) no programa de trainee da SAP Brasil. A empresa oferece 20 vagas em SĂŁo Paulo para graduados entre julho de 2010 e dezembro de 2011. JĂĄ a JSL, de logĂstica, oferece 40 vagas para estudantes graduados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2011 em diversas ĂĄreas com disponibilidade para viajar. As inscriçÔes vĂŁo atĂ© 30/11 (http://www.jsl.com.br/home/). As empresas nĂŁo divulgam o valor da remuneração.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/11.
ESTĂGIOS - COMPANHIAS RECRUTRAM ALUNOS DE VĂRIAS ĂREAS
A Avon oferece cinco vagas para estudantes de diversas åreas. Para o setor de "supply chain", os estudantes devem ter conclusão do ensino superior prevista para dezembro de 2012; para os demais, entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. InscriçÔes até 20/10 (http://www.curriculum.com.br/). Até 16/10, estudantes de diversas åreas com formação entre dezembro de 2012 e dezembro 2013 podem se inscrever no processo de estågio regular da Lafarge (https://www.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=lafarge&t=3033). Ao todo, a empresa oferece 20 vagas.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/11.
EMPREGO PARA ESTRANGEIROS
SĂŁo remotas as possibilidades de os brasileiros aproveitarem a onda de empregos de engenharia, abertos pelo crescimento econĂŽmico do paĂs. Segundo educadores consultados por esta coluna, as vagas serĂŁo preenchidas, na verdade, por tĂ©cnicos e engenheiros estrangeiros. A razĂŁo Ă© simples: enquanto nos paĂses desenvolvidos mais de 30% dos alunos que entram na universidade optam pelas escolas de engenharia ou tecnologia, no Brasil esse percentual Ă© de apenas 6%. AlĂ©m disso, somente a metade chega ao diploma.
FALTAM PROFISSIONAIS
Com isso, simplesmente nĂŁo hĂĄ mĂŁo de obra disponĂvel para atender aos anĂșncios de emprego publicados nos jornais. E o que Ă© pior: como um estudante de engenharia demora pelo menos cinco anos para se formar, Ă© sinal de que atĂ© a Copa do Mundo, os empregos no Brasil serĂŁo preenchidos mesmo pelos estrangeiros.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 06/10/11.
A MELHOR DO MUNDO
Pequeno e com foco em pesquisa cientĂfica, Caltech desbanca Harvard do topo do ranking mundial de universidades.
O orgulho de ter batido a indefectĂvel Harvard como primeira do ranking da THE (Times Higher Education) era indisfarçåvel no pequeno Caltech na Ășltima quinta, quando a lista mundial saiu. ApĂłs o anĂșncio, atĂ© o logo no site institucional foi adaptado para alardear o feito.
O Instituto de Tecnologia da Califórnia -ou Caltech- é, afinal, a menor das principais universidades americanas, com apenas 2.175 alunos entre graduação e pós (1/10 de Harvard, e menos que 1/3 da segunda menor nesse escalão, Princeton).
à também, ao lado da vizinha californiana Stanford, uma das mais "jovens" nesse restrito clube americano de instituiçÔes centenårias: em 2011 completou 120 anos.
"O Caltech nĂŁo ganhou nenhum Nobel hoje, mas fomos listados como a universidade n.Âș 1 do mundo pelo ranking da THE! Superamos Harvard pela primeira vez em oito anos!", diz o comunicado enviado pelo instituto, exclamaçÔes inclusas.
NĂŁo ganharam Nobel neste ano, mas colecionam 32 ao longo de sua histĂłria.
Parte do sucesso tem a ver com o tamanho conciso e o foco restrito em ciĂȘncias exatas. SĂŁo 525 professores (em mĂ©dia, 1 para 4 alunos), alĂ©m de 208 professores-visitantes.
"Como hå poucos alunos, conhecemos todo mundo; é muito fåcil se adaptar aqui", disse à Folha o brasileiro Alex Takeda, 20, desde 2009 no Caltech. Takeda, de Londrina (PR), chegou a entrar no ITA, mas preferiu estudar nos EUA, onde pensa em ficar para a pós-graduação.
Seu Ășnico compatriota na graduação Ă© Ariel Setton, 18, que chegou ao instituto hĂĄ trĂȘs semanas, vindo de SĂŁo Paulo. "O ambiente aqui Ă© altamente cooperativo, algo um pouco incomum nas faculdades dos EUA ".
O Caltech tem um departamento de humanidades, e os alunos sĂŁo obrigados a cursar suas disciplinas. Mas quem entra no instituto em Pasadena, a 10 km de Los Angeles, quer mesmo Ă© estudar fĂsica, matemĂĄtica e quĂmica.
A carga de estudos é puxada: a instituição sugere nove horas semanais de dedicação a cada matéria, e os alunos costumam cursar cinco ou seis por trimestre.
"O melhor que podemos fazer é continuar atraindo e apoiando pessoas excepcionais, dando a elas a liberdade para se dedicar a questÔes globais", afirmou o presidente da instituição, Jean-Lou Chameau, em comunicado.
VANGUARDISMO
O Caltech prima pela pesquisa cientĂfica. Ă ali que estĂĄ o LaboratĂłrio de PropulsĂŁo a Jato da Nasa (JPL), o mais avançado em tecnologia espacial, responsĂĄvel pelos projetos de sondas-robĂŽ para exploração interplanetĂĄria.
TambĂ©m Ă© ele que administra o imenso telescĂłpio Keck, um dos mais importantes do mundo, fincado no HavaĂ. "[A diferença do] Caltech Ă© que ele Ă© mais focado na pesquisa cientĂfica e tecnolĂłgica", diz Ariel. Em 2009 (Ășltimo dado disponĂvel), o instituto gastou 47% de seu orçamento em pesquisa.
Mas a excelĂȘncia tambĂ©m atrai fundos: 87% do orçamento veio de aportes dos governos federal e estadual. Outros 33% vieram de empresas e indivĂduos. O total da verba supera 100% porque, com a crise, o instituto perdeu parte do dinheiro de sua reserva.
"Ă um ambiente difĂcil", admite Chameau. "Mas o Caltech tem sorte de ter doadores leais e parceiros cujo apoio nos permite investir em novas ideias muito antes que elas se tornem elegĂveis ao financiamento pĂșblico."
O financiamento Ă pesquisa ali subiu 16% em 2011. "Ă esse modelo de parceria pĂșblico-privada que permite que nossos fundos cresçam." (Colaborou Izabela Moi).
Luciana Coelho - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/10/11.
O ranking:
http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2011-2012/top-400.html
Caltech - http://www.caltech.edu/
Harvard - http://www.harvard.edu/
Princeton - http://www.princeton.edu/main/
Stanford - http://www.stanford.edu/
ITA - http://www.ita.br/
JPL - http://www.jpl.nasa.gov/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php