O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA XV...
LOGĂSTICA CRUEL
English:
http://www.canada.com/topics/news/national/story.html?id=9aadf816-4dc6-4679-98f6-752b9e44b749&k=68985
CanadĂĄ - Navios pesqueiros ficam presos no gelo em Newfoundland. A temporada de caça Ă s focas começou, mas as embarcaçÔes tĂȘm dificuldades para chegar atĂ© o ponto onde os animais ficam devido Ă espessura do gelo.
Fonte: Terra - 11/04/08.
PALAVRA DA SEMANA: LĂGICA
A arte de argumentar e convencer. A palavra derivou do verbo grego legein, que significava tanto "juntar" quanto "escolher". "LogĂstica", uma atividade baseada na lĂłgica, veio do francĂȘs loger, "alojar", e era originalmente um termo militar - a planificação para o transporte e alojamento de tropas.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 517.
PROTEJA AS FOCAS
https://community.hsus.org/humane/notice-description.tcl?newsletter_id=22850598
(Colaboração: Shirley - Caraguatatuba)
NOVOS FOCOS - Pouco conhecidas, carreiras alternativas ganham espaço
"Trendspotter", "coffeetender", especialista em "compensation", "report", gestor de reputação. Desconhecidas, essas profissÔes não constam dos manuais de vestibulares.
Contudo, na avaliação de especialistas ouvidos pela Folha, estão entre as carreiras que mais se expandem no mercado de trabalho atual e asseguram boas oportunidades aos mais atentos (veja lista abaixo).
Boa parte dessas vagas surge em multinacionais de vanguarda e, sobretudo, em empresas de pequeno porte, que atuam como butiques especializadas.
Um exemplo Ă© a Mandalah, focada em comportamento. Ao ser inaugurada hĂĄ um ano e meio, contratou profissionais de 12 ĂĄreas de formação -de psicoterapeutas a designers- para exercer a mesma função: a de "trendspotter", uma espĂ©cie de caçador de tendĂȘncias.
"Esse profissional investiga idéias que tendem a ser im-pactantes e que possam virar produtos, bens ou conceitos", explica o consultor em recursos humanos Adriano Savelli.
Muitas dessas carreiras estĂŁo associadas ao estudo das necessidades e dos dilemas da sociedade e sĂŁo relacionadas ao consumo nas ĂĄreas de tecnologia, sustentabilidade e moda.
"As carreiras diferenciadas surgem onde hĂĄ excesso de renda disponĂvel em certos segmentos da sociedade", analisa o diplomata Alexandre Vidal Porto, que vive no MĂ©xico.
"Nas grandes capitais, profissĂ”es como a de "personal stylist" jĂĄ se consolidaram Ă luz de necessidades de indivĂduos com excesso de renda e demandas especĂficas, tĂpicas das cidades globalizadas", diz ele.
Antena parabólica: Para os que pretendem seguir uma carreira alternativa, o caminho é desenvolver "atenção constante a 360 graus".
"Ă essencial estar antenado nos segmentos em fase de crescimento, pois ali estĂŁo as oportunidades", sugere Irene Azevedo, sĂłcia da consultoria Ki-enbaum Keseberg & Partners.
"Vale a pena verificar jornais, revistas e depoimentos de profissionais. Mas, para obter sucesso, o principal é alinhar as habilidades à função desejada, seja em uma årea nova, seja em uma tradicional", completa.
(Terciane Alves) - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/04/08.
NOTĂVEIS DESCONHECIDOS - Veja 20 carreiras ignoradas pelo grande pĂșblico
Analista de inteligĂȘncia competitiva: especialista do mercado que cria programas da empresa e da concorrĂȘncia
Ărbitro de conflitos: negocia conflitos empresariais extrajudicialmente, o que economiza tempo para as partes envolvidas
Booker: trabalha em agĂȘncia de modelos ou independentemente e descobre talentos. Em algumas agĂȘncias tem o papel de conseguir trabalho para as modelos
Coach: é o personal trainer de carreiras, uma espécie de psicólogo só para a vida profissional
Coffeetender: é o especialista nas vårias modalidades de bebida à base de café
Editor de imagem: monta vĂdeos e filmes; precisa dominar ferramentas de edição como Avid e Final Cut
Engenheiro de projetos: responsåvel por gerir a criação de produtos por meio de softwares modernos
Especialista em compensation: cria polĂticas criativas de remuneração nas empresas, muitas vezes analisando o desempenho individual dos funcionĂĄrios
Gerente de inovação: traça diretrizes para inovação de produtos ou processos nas empresas
Gerente de marketing de relacionamento: cria programas de relacionamento com vĂĄrios tipos de cliente, de funcionĂĄrios a compradores, por meio de programas de fidelidade e bĂŽnus para compra
Gerente de projetos: responsåvel por empreitadas de projetos, como construção de hidrelétrica ou aplicação de projetos de tecnologia
Gerente de "trade marketing" e merchandising: responsåvel por açÔes de valorização da marca e promoçÔes
Gestor de reputação: apura a confiabilidade e o potencial de uma marca, assim como as perspectivas de investimento
Gestor de responsabilidade socioambiental: afere riscos e degradação do ambiente e cria polĂticas nas empresas. No setor pĂșblico, tem função de fiscalização ou criação de projetos
Gestor de riscos: trabalha em empresas ou bancos e analisa potenciais novos negĂłcios
Personal stylist: consultor de estilo e imagem, tem de facilitar o entendimento do conceito e por isso escolhe quem participa de campanhas. Em desfiles, decide quem vai desfilar e com que roupas. HĂĄ personalidades que o contratam diretamente
Produtor de objetos: viabiliza objetos necessĂĄrios Ă cenografia de desfile, filmes, cenas para capas de revista e demais ensaios fotogrĂĄficos
Report: especialista em viagens e coleta de pesquisa sobre a vida socioeconĂŽmica dos paĂses
Transporters: Ă© um caçador de tendĂȘncias que investiga produtos a serem lançados em tecnologia, mĂdia e eletrodomĂ©sticos, por exemplo
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/04/08.
Sites relacionados:
Mandalah: http://www.mandalah.com.br/
Ki-enbaum Keseberg & Partners: http://www3.kienbaum.de/cms/br/index.cfm
Consultores: http://www.consultores.com.br/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php