O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA HISTĂRICA (SOLAR IMPULSE)
English:
http://www.euronews.net/2010/07/08/solar-impulse-lands-after-historic-26-hour-flight/
PAYERNE, SuĂça â O aviĂŁo experimental Solar Impulse aterrissou nesta quinta-feira na SuĂça Ă s 09H01 (07H01 GMT) sem problemas depois de voar 26 horas utilizando apenas energia solar.
O avião, pilotado por André Borschberg, pousou na base militar de Payerne (oeste), em meio aos aplausos de uma centena de espectadores.
Sob um cĂ©u limpo, o protĂłtipo de matrĂcula HB-SIA percorreu a pista e parou ao final de cem metros.
"Ă a primeira vez que um aviĂŁo solar voa durante a noite", comemorou o chefe de equipe, Bertrand Piccard, visivelmente orgulhoso.
O aparelho poderia, inclusive, ter continuando seu voo. "Ele capta suficiente energia para ganhar altura e passar uma nova noite no ar", declarou Piccard, que recebeu o piloto e ajudou a abrir o "cockpit".
Piccard detalhou que o aparelho tinha, no amanhecer desta quinta, energia suficiente em suas baterias para continuar voando mais trĂȘs horas, uma margem muito maior que a esperada.
"Ă um prazer estar de volta!", declarou Borschberg. "Tenho a impressĂŁo de continuar no ar", acrescentou este ex-piloto militar de 57 anos.
O aparelho decolou na quarta-feira Ă s 06H51 (04H51 GMT), a uma velocidade de 35 km/h, da pista da base militar de Payerne, aproveitando um dia radiante.
O aviĂŁo tem como Ășnica fonte de energia 12.000 cĂ©lulas fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elĂ©tricos, com potĂȘncia de 10 CV cada. TambĂ©m permitem recarregar as baterias de lĂtio polĂmero de 400 kg.
Seu peso Ă© muito leve (1.600 kg) e as asas tĂȘm uma envergadura semelhante Ă s de um Airbus A340 (63,40 metros).
O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde entĂŁo.
Os paineis solares serviram durante as 14 horas de sol de quarta-feira para carregar as baterias de lĂtio polimerizado, de 400 kg de peso, o que permitiu que o protĂłtipo tivesse energia suficiente para voar durante a noite.
"O objetivo de voar sem combustĂvel Ă© mostrar que podemos ser muito menos dependentes da energia fĂłssil do que se acredita", destacou Piccard.
A intensidade do sol era tamanha na quarta-feira que o piloto pĂŽde apagar parte do dispositivo que carrega das baterias.
No entanto, na Ășltima hora do dia o aviĂŁo voo muito rĂĄpido, impulsionado por forte vento, o que impediu de carregĂĄ-las completamente.
Na tarde de quarta, os organizadores decidiram continuar com o voo durante a noite, ao considerar que as baterias estavam suficientemente carregadas para aguentar até o amanhecer de quinta-feira.
Para o diretor de voo, Claude Nicollier, foi "um voo magnĂfico, melhor que o previsto".
O voo também foi acompanhado pela Federação Internacional Aeronåutica (FIA), que registra os recordes da aviação.
Uma primeira tentativa foi cancelada na quinta-feira passada uma hora antes da partida prevista por causa de uma avaria num componente eletrĂŽnico.
Depois desse primeiro ĂȘxito, a equipe do Solar Impulse, formada por 70 pessoas, espera construir um segundo modelo para dar a volta ao mundo em cinco etapas, com inĂcio previsto para 2013 ou 2014.
Fonte: AFP - 08/07/10.
VĂdeo:
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EXAME OBRIGATĂRIO
Graduados em ciĂȘncias contĂĄbeis e tĂ©cnicos em contabilidade tĂȘm atĂ© 30/7 para requerer o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade sem precisar passar pelo Exame de SuficiĂȘncia. O teste serĂĄ obrigatĂłrio a partir de agosto e contarĂĄ com questĂ”es dissertativas e de mĂșltipla escolha.
A lista de documentos exigidos para o registro estĂĄ disponĂvel em www.crcsp.org.br, em "Registro/InformaçÔes".
Fonte: Folha de S.Paulo - 04/07/10.
BRASIL FORMA MAIS DOUTORES EM HUMANAS
O doutorando brasileiro estĂĄ cada vez mais interessado em Machado de Assis e menos em relatividade.
Ao menos Ă© isso o que sugere um novo levantamento do governo. Ele mostra que a expansĂŁo da pĂłs-graduação brasileira Ă© puxada, em primeiro lugar, pelo aumento de doutores nas humanidades, e nĂŁo nas ciĂȘncias exatas e biolĂłgicas.
Em 1996, as ciĂȘncias exatas e da Terra ocupavam o segundo lugar entre as ĂĄreas que mais formavam doutores no paĂs, com 16,1%. Em 2008, caĂram para o sexto lugar, com 10,6%.
O tombo das engenharias foi menor. A ĂĄrea se manteve como a quinta que mais forma doutores, mas a sua fatia caiu de 13,7% para 11,4%. Redução similar teve a ĂĄrea de ciĂȘncias biolĂłgicas.
Ricardo Mioto - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/07/10.
ESTUDANTES CRIAM SITE DE CARONA
Os carros vĂŁo entrando, lotando o estacionamento e dificultando o trĂąnsito. O curioso Ă© que cada veĂculo transporta apenas uma pessoa, onde caberiam quatro ou cinco. A baixa taxa de ocupação tem sido a principal causa da escassez de vagas no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tentar diminuir o nĂșmero de veĂculos que circulam diariamente no local, e, com isso, aumentar a oferta de vagas, uma empresa jĂșnior, formada por alunos de engenharia civil e arquitetura, lançou o site Caronas UFMG (http://www.caronasufmg.emasjr.com.br/).
Por meio dele, alunos e funcionĂĄrios interessados em oferecer ou pegar caronas podem se cadastrar e encontrar quem faça trajetos semelhantes para chegar atĂ© o campus ou na hora de voltar para casa. O sistema exige um cadastro com e-mail oficial da UFMG, telefones, pĂĄgina pessoal no Orkut, bairro em que reside e principais ruas e avenidas do itinerĂĄrio, alĂ©m de horĂĄrios de entrada e saĂda do campus a cada dia da semana.
O fornecimento dessas informaçÔes tem sido importante para aumentar o interesse pelo programa, jĂĄ que a sensação de insegurança representa um grande empecilho. "Muitos condutores nĂŁo se sentem seguros em colocar em seu carro pessoas desconhecidas", observa LĂlian dos Santos, uma das responsĂĄveis pelo site. Com o cadastro, Ă© possĂvel ter referĂȘncias da pessoa a quem serĂĄ oferecida a carona e vice-versa.
"Nosso principal objetivo Ă© aumentar a taxa de ocupação dos veĂculos do campus, que, hoje, estĂĄ em 1,4 pessoa por carro. Assim, nĂłs vamos diminuir a quantidade de automĂłveis no campus e melhorar o problema sĂ©rio de lotação que temos hoje", explica Carlos JanĂșncio, um dos 11 alunos integrantes da empresa jĂșnior que desenvolveu o projeto. A intenção Ă©, tambĂ©m, contribuir para a diminuição da poluição, jĂĄ que os veĂculos sĂŁo os maiores agentes poluidores da atmosfera.
O Caronas UFMG tem recebido uma mĂ©dia de 150 acessos diĂĄrios, com aproximadamente oito cadastros efetivados a cada hora. No fim da Ășltima semana, jĂĄ eram 310 cadastros ativos.
O site foi criado como parte da elaboração de um plano diretor de transportes dentro do campus, que consiste na elaboração de diagnósticos detalhados, a partir dos quais serão propostas diretrizes para outras melhorias.
Fonte: O Tempo - 05/07/10.
PROGRAMA PROMETE CARONA SEGURA NA UFRJ
A ideia da carona universitĂĄria estĂĄ se espalhando. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ofoi lançado, na Ășltima semana, um site semelhante ao Caronas UFMG. FĂĄbio da Fonseca e Thiago de Carvalho, estudantes de engenharia de computação e informação da Escola PolitĂ©cnica, desenvolveram o CarUni (http://www.caruni.com.br/). A ideia se transformou no trabalho de conclusĂŁo de curso dos dois.
Bem-humorados, os estudantes criaram ainda as regras de etiqueta para um bom convĂvio entre passageiros e motoristas. âSempre que for fumar, pergunte aos demais passageiros se eles nĂŁo se incomodamâ, orientam. Esta Ă© apenas uma das recomendaçÔes dadas no site. Evitar atrasos e pedir autorização para comer dentro do carro sĂŁo outras dicas.
Fonte: O Tempo - 05/07/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php