OBRA DE ARTE IX
AS METAMORFOSES DE OCAMPO IX
Obras de Octavio Ocampo. Pintor Celayense (Celaya - MĂ©xico) nascido em 28 de fevereiro de 1943. Confira na imagem! (MUJER DE FUEGO).
(Colaboração: A.M.B.)
ENSINO SUPERIOR
Entenda quais sĂŁo os tipos de cursos:
CURSO DE GRADUAĂĂO
Concede diploma de graduação de nĂvel superior e o formado pode fazer pĂłs-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado).
1 - BACHARELADO
Ă conferido na maioria das ĂĄreas do conhecimento humano, entre elas quĂmica, matemĂĄtica, artes e humanidades. Duração Ă© de quatro anos, exceto direito, com cinco anos.
No caso de engenharia, arquitetura, veterinĂĄria, medicina e odontologia, Ă© conferido tĂtulo profissional especĂfico. Duração em geral Ă© de cinco anos, exceto medicina, com seis anos.
2 - LICENCIATURA
Diploma permite dar aula nos ensinos fundamental e médio.
3 - TECNOLĂGICA
Grade curricular é focada em aspectos técnicos.
Carga horåria é menor do que a graduação comum.
CURSO SEQĂENCIAL
1 - FORMAĂĂO ESPECĂFICA
Concede diploma de nĂvel superior, mas nĂŁo de graduação. Duração costuma ser menor do que a graduação. O formado pode fazer pĂłs-graduação somente lato sensu (especialização).
2 - COMPLEMENTAĂĂO DE ESTUDOS
Concede certificado de estudos, mas nĂŁo Ă© de de nĂvel superior. O aluno vĂȘ apenas algumas disciplinas.
INFORME-SE ANTES DE ESCOLHER CURSOS NOVOS
Consulta sobre graduaçÔes pode ser feita no site do MEC.
Ler sobre o curso, informar-se sobre a profissĂŁo e conversar com veteranos sĂŁo coisas que podem ajudar bastante na hora da decisĂŁo. Mas e se o curso for novo ou nĂŁo muito conhecido, o que dificulta encontrar profissionais graduados na ĂĄrea?
A recomendação Ă© analisar atentamente as disciplinas oferecidas na grade curricular e ver se elas tĂȘm relação com o que se busca. Visitar instalaçÔes onde funcionarĂĄ o curso, principalmente se houver previsĂŁo de aulas prĂĄticas em laboratĂłrios, tambĂ©m Ă© importante.
"Quem escolhe um curso estreante, ou que ainda esteja nos primeiros anos, corre o risco do pioneirismo, quando provavelmente os ajustes virão com o tempo", diz Helena Casadio, coordenadora-geral de Supervisão Indutora do MEC (Ministério da Educação).
No entanto, algo båsico e concreto no qual o estudante pode se valer é pesquisar se o curso tem a autorização do MEC -primeiro passo para funcionar. Após um ano em atividade, a instituição, que deve também deve ser credenciada pelo MEC, pode pedir o reconhecimento do curso. Informe-se pelo site www.educacaosuperior.inep.gov.br/.
A principal vantagem de optar por um curso "diferente" Ă© estar em sintonia com o que hĂĄ de mais novo no mercado, na opiniĂŁo do educador JoĂŁo Luiz Muzinatti, do ColĂ©gio Santa Maria. "A desvantagem Ă© o fato de serem carreiras incertas. NĂŁo se sabe se o profissional que se formar em quiropraxia, por exemplo, serĂĄ preferĂvel a outra pessoa nĂŁo formada, mas que faça as mesmas coisas."
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/10/07.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php