O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
LOGĂSTICA HISTĂRICA (O "VENTO DIVINO")
English:
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/japan/8848282/13th-century-Mongolian-wreckage-discovered-off-Japanese-seabed.html
http://www.fravahr.org/spip.php?breve1163
http://madmikesamerica.com/2011/10/kublai-khans-shipwreck-found/
ResquĂcios do vento divino...
ArqueĂłlogos descobriram a carcaça de um navio que pertenceu Ă frota de Kublai Khan, imperador mongol de 1260 a 1294, na costa de Nagasaki. O navio afundou na 2ÂȘ tentativa de invasĂŁo mongol, em 1281. Um tufĂŁo varreu a maioria da frota de 4,4 mil barcos. Na tentativa anterior, em 1274, outro tufĂŁo jĂĄ havia destroçado os barcos de Khan. Os japoneses atribuĂram os feitos a um "vento divino", "kamikaze", em japonĂȘs, o nome que receberam os pilotos suicidas da 2ÂȘ Guerra.
Fonte: Aventuras na História - Edição 101.
Mais detalhes:
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/japan/8848282/13th-century-Mongolian-wreckage-discovered-off-Japanese-seabed.html
http://www.fravahr.org/spip.php?breve1163
http://madmikesamerica.com/2011/10/kublai-khans-shipwreck-found/
OPORTUNIDADE
A Anglo American, de mineração, abriu 1.200 vagas para serem preenchidas ao longo de 2012 para o projeto Minas-Rio, de exploração de minério de ferro. Hå oportunidades para técnicos, engenheiros e geólogos, para atuar em Minas Gerais e no Rio. InscriçÔes devem ser feitas em www.angloamerican.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/12/11.
VAGAS - CONSULTORIA RECRUTA 150 RECĂM-FORMADOS DE DIFERENTES ĂREAS
A consultoria INDG busca 150 pessoas com formação em administração, computação, economia, engenharia ou estatĂstica que tenham concluĂdo a graduação entre 2009 e 2011. As vagas estĂŁo distribuĂdas entre as cidades de Belo Horizonte, BrasĂlia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e SĂŁo Paulo. As inscriçÔes para o processo ficam abertas atĂ© o dia 1Âș de janeiro do ano que vem e podem ser feitas em www.jovensconsultoresindg.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 04/12/11.
ESTĂGIO - EMPRESA DE SAĂDE TEM VAGAS PARA ESTUDANTES
A Bayer (www.bayer.com.br) estĂĄ com inscriçÔes abertas atĂ© o dia 23/12 para o programa de estĂĄgio. As 39 vagas sĂŁo voltadas a estudantes de agronomia que estĂŁo matriculados no penĂșltimo semestre do curso. A empresa oferece vale-refeição e assistĂȘncia mĂ©dica e odontolĂłgica.
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/12/11.
FACULDADES RUINS
O corte de milhares de vagas em cursos de ensino superior mal avaliados em todo o paĂs, anunciado pelo MinistĂ©rio da Educação, nĂŁo era, afinal, tĂŁo efetivo quanto queria fazer crer o governo federal.
De 31,5 mil vagas cortadas pelo ministĂ©rio, 73% jĂĄ se encontravam ociosas, sem candidatos para preenchĂȘ-las. Assim, de cada quatro vagas suprimidas, trĂȘs, na prĂĄtica, jĂĄ nĂŁo seriam ocupadas. Isso nĂŁo significa que a medida seja inĂłcua. A disposição do governo de diminuir a oferta em cursos que nĂŁo conseguem propiciar um mĂnimo de qualidade aos seus alunos Ă© correta.
O corte dessas vagas bloqueia, ao menos, a expansĂŁo das instituiçÔes ineficientes. E turmas menores, em decorrĂȘncia dos postos suprimidos, podem, em tese, obter ganhos de aprendizado. Por fim, a redução serve como alerta antes de medidas mais duras, que podem atĂ© mesmo levar ao fechamento definitivo dos cursos mais precĂĄrios.
Deve-se ter em mente que faz apenas 15 anos que o Brasil passou a realizar avaliaçÔes sistemåticas do ensino superior -o antigo Provão, que deu origem ao atual modelo, foi aplicado pela primeira vez em 1996.
à apenas a primeira vez, por exemplo, que o Ministério da Educação faz a distinção entre vagas ociosas e preenchidas. Antes, apenas as primeiras eram cortadas.
Tudo somado, no entanto, fica a impressão de que o governo poderia ser mais severo com as instituiçÔes de ensino superior, em especial as particulares, nas quais se concentram os cursos com as piores avaliaçÔes.
A expansĂŁo de faculdades privadas tem sido notĂĄvel nos Ășltimos anos, atendendo ao impulso de ascensĂŁo social de parcela significativa de brasileiros. Com a limitada oferta nas instituiçÔes pĂșblicas, muitos buscam vagas nas particulares, nem sempre preparadas para oferecer o padrĂŁo de ensino desejĂĄvel.
Ă bom lembrar, tambĂ©m, que essas faculdades privadas recebem benefĂcios pĂșblicos, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede isenção de impostos em troca de bolsas de estudo para alunos com renda familiar per capita de atĂ© trĂȘs salĂĄrios mĂnimos.
SĂŁo muitos os motivos, portanto, que justificam um aperto da fiscalização por parte do governo, que precisa induzir o sistema privado a oferecer um patamar mĂnimo de qualidade a seus estudantes.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/12/11.
ProUni - http://prouniportal.mec.gov.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php